Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinz, Rafael
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Viegas Neto, Antonio Luiz, Valente, Tarcisio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agrarian (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1121
Resumo: O trabalho teve como objetivo a detecção de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando teste de germinação. O experimento foi baseado no teste de germinação, utilizando como tratamento duas variedades de soja (BRS 245RR e CD202) e cinco concentrações da solução de glifosato (15, 30, 45, 60 e 75%) e uma testemunha (água destilada). As sementes de soja foram alocadas em papel germitest pré-embebidos em solução de glyphosate de acordo com os tratamentos e levadas ao germinador.  Foram avaliadas a porcentagem de germinação de plântulas normais, anormais e sementes mortas, comprimento de radícula, hipocótilo e epicótilo. A cultivar de soja convencional apresentou as menores porcentagens de plântulas normais e maiores de plântulas anormais e sementes mortas. Houve redução do comprimento de radícula, hipocótilo e epicótilo proporcional ao aumento da concentração de solução de glifosato, sendo mais drástica na cultivar não geneticamente modificada. A utilização de teste de germinação com substrato embebido em solução de glyphosate é eficiente para detectar sementes de soja geneticamente modificadas resistentes ao glyphosate. Recomenda-se a semeadura em substrato umidecido com solução de glyphosate na concentração de 45%.
id UFGD-10_fa6b44a1898c0b476826371ae2b14414
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1121
network_acronym_str UFGD-10
network_name_str Agrarian (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai
spelling Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinaçãoO trabalho teve como objetivo a detecção de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando teste de germinação. O experimento foi baseado no teste de germinação, utilizando como tratamento duas variedades de soja (BRS 245RR e CD202) e cinco concentrações da solução de glifosato (15, 30, 45, 60 e 75%) e uma testemunha (água destilada). As sementes de soja foram alocadas em papel germitest pré-embebidos em solução de glyphosate de acordo com os tratamentos e levadas ao germinador.  Foram avaliadas a porcentagem de germinação de plântulas normais, anormais e sementes mortas, comprimento de radícula, hipocótilo e epicótilo. A cultivar de soja convencional apresentou as menores porcentagens de plântulas normais e maiores de plântulas anormais e sementes mortas. Houve redução do comprimento de radícula, hipocótilo e epicótilo proporcional ao aumento da concentração de solução de glifosato, sendo mais drástica na cultivar não geneticamente modificada. A utilização de teste de germinação com substrato embebido em solução de glyphosate é eficiente para detectar sementes de soja geneticamente modificadas resistentes ao glyphosate. Recomenda-se a semeadura em substrato umidecido com solução de glyphosate na concentração de 45%.Editora UFGD2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1121Agrarian; v. 4 n. 11 (2011); 20-26Agrarian Journal; Vol. 4 No. 11 (2011); 20-261984-2538reponame:Agrarian (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1121/672Heinz, RafaelViegas Neto, Antonio LuizValente, Tarcisio de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T09:16:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1121Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarianPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oairevistaagrarian@ufgd.edu.br||1984-25381984-252Xopendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/oai2018-06-11T09:16:56Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação
title Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação
spellingShingle Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação
Heinz, Rafael
title_short Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação
title_full Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação
title_fullStr Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação
title_full_unstemmed Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação
title_sort Detecção de sementes de soja geneticamente modificada por meio de teste de germinação
author Heinz, Rafael
author_facet Heinz, Rafael
Viegas Neto, Antonio Luiz
Valente, Tarcisio de Oliveira
author_role author
author2 Viegas Neto, Antonio Luiz
Valente, Tarcisio de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinz, Rafael
Viegas Neto, Antonio Luiz
Valente, Tarcisio de Oliveira
description O trabalho teve como objetivo a detecção de sementes de soja geneticamente modificadas utilizando teste de germinação. O experimento foi baseado no teste de germinação, utilizando como tratamento duas variedades de soja (BRS 245RR e CD202) e cinco concentrações da solução de glifosato (15, 30, 45, 60 e 75%) e uma testemunha (água destilada). As sementes de soja foram alocadas em papel germitest pré-embebidos em solução de glyphosate de acordo com os tratamentos e levadas ao germinador.  Foram avaliadas a porcentagem de germinação de plântulas normais, anormais e sementes mortas, comprimento de radícula, hipocótilo e epicótilo. A cultivar de soja convencional apresentou as menores porcentagens de plântulas normais e maiores de plântulas anormais e sementes mortas. Houve redução do comprimento de radícula, hipocótilo e epicótilo proporcional ao aumento da concentração de solução de glifosato, sendo mais drástica na cultivar não geneticamente modificada. A utilização de teste de germinação com substrato embebido em solução de glyphosate é eficiente para detectar sementes de soja geneticamente modificadas resistentes ao glyphosate. Recomenda-se a semeadura em substrato umidecido com solução de glyphosate na concentração de 45%.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1121
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1121/672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
publisher.none.fl_str_mv Editora UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Agrarian; v. 4 n. 11 (2011); 20-26
Agrarian Journal; Vol. 4 No. 11 (2011); 20-26
1984-2538
reponame:Agrarian (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Agrarian (Dourados. Online)
collection Agrarian (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Agrarian (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistaagrarian@ufgd.edu.br||
_version_ 1792205856256819200