Territórios Religiosos: etnogeografia da Casa Omolocô - Dourados/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Gesliane Sara Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/951
Resumo: A Umbanda Omolocô, é resultado da mistura do Candomblé e da Umbanda. Admitindo rituais candomblecistas, umbandistas e o trabalho com espíritos. A Casa de reuniões afro-brasileiras etnia Omolocô, território apresentado, une essa mistura de crenças e religiões. O objetivo desse trabalho é descrever e explicar as particularidades do terreiro, a Umbanda Omolocô, os espaços religiosos, os objetos simbólicos, a espacialidade das giras, o modo como o pai de santo conduz a gira e lida com os médiuns, a assistência e a quantidade de médiuns. A etnogeografia método de análise do trabalho é baseada na descrição desse território, a partir das relações sociais e espaciais. Aliada á observação participante, ferramenta que possibilita ver, ouvir e escrever a terceiros. Sabendo que a Casa de reuniões afro-brasileiras etnia Omolocô têm semelhanças e particularidades comparadas às religiões de matriz afro-brasileira. É preciso apresentar, descrever e explicar esse território em suas dinâmicas e particularidades. A fim de demonstrar que o terreiro além de espaço religioso também é espaço de interação social e por meio desse espaço pessoas conversam, veem conhecidos, participam de festas de orixás, pedem conselho, dialogam com as entidades e, de forma muito expressiva, constroem um espaço de grupo social. Desse modo, o terreiro se estabelece enquanto território religioso, afetivo, social e familiar.
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O objetivo desse trabalho é descrever e explicar as particularidades do terreiro, a Umbanda Omolocô, os espaços religiosos, os objetos simbólicos, a espacialidade das giras, o modo como o pai de santo conduz a gira e lida com os médiuns, a assistência e a quantidade de médiuns. A etnogeografia método de análise do trabalho é baseada na descrição desse território, a partir das relações sociais e espaciais. Aliada á observação participante, ferramenta que possibilita ver, ouvir e escrever a terceiros. Sabendo que a Casa de reuniões afro-brasileiras etnia Omolocô têm semelhanças e particularidades comparadas às religiões de matriz afro-brasileira. É preciso apresentar, descrever e explicar esse território em suas dinâmicas e particularidades. A fim de demonstrar que o terreiro além de espaço religioso também é espaço de interação social e por meio desse espaço pessoas conversam, veem conhecidos, participam de festas de orixás, pedem conselho, dialogam com as entidades e, de forma muito expressiva, constroem um espaço de grupo social. Desse modo, o terreiro se estabelece enquanto território religioso, afetivo, social e familiar.The Umbanda Omolocô is the result of the mixture of Candomblé and Umbanda. Admitting candomblecist rituals, umbandistas and working with spirits. The afrobrazilian Meeting House Omolocô ethnicity, presented territory, unites this mixture of beliefs and religions. The purpose of this work is to describe and explain the particularities of the terreiro, the Umbanda Omolocô, the religious spaces, the symbolic objects, the spatiality of the tours, the way the saint's father conducts the tour and deals with the mediums, amount of mediums. The ethnogeographic work analysis method is based on the description of this territory, from the social and spatial relations. Allied to participant observation, a tool that makes it possible to see, hear and write to third parties. Knowing that the afro-brazilian meetings house Omolocô ethnicity have similarities and particularities compared to the afro-brazilian religions. It is necessary to present, describe and explain this territory in its dynamics and particularities. In order to demonstrate that the terreiro besides religious space is also a space of social interaction and through this space people talk, see acquaintances, participate in festivals of orixás, ask for advice, dialog with the entities and, very expressively, construct a social group space. In this way, the terreiro establishes itself as a religious, affective, social and familiar territory.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-05-31T11:51:04Z No. of bitstreams: 1 GeslianeSaraVieiraChaves.pdf: 4538973 bytes, checksum: 2d542c9939f4f33ad9880ddbbe64eb90 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-31T11:51:04Z (GMT). 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