Análise de uma estratégia de atenção Nutricional a estudantes com necessidades alimentares específicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3550 |
Resumo: | A alimentação escolar é direito de todos os alunos matriculados em escolas públicas no Brasil. Esse direito é assegurado pela legislação brasileira, em especial no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, os alunos com necessidades alimentares específicas, devem ser atendidos com alimentação escolar diferenciada sob supervisão do profissional nutricionista. O presente estudo tem como objetivo descrever situações de necessidades alimentares específicas, e mostrar uma estratégia de intervenção na atenção nutricional a estudantes com necessidades alimentares específicas de um município. Trata- se de uma pesquisa documental realizada a partir de dados públicos, registrados pelo Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante. As principais patologias associadas a necessidades alimentares específicas, verificadas no levantamento bibliográfico, foram diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença celíaca, fenilcetonúria, intolerância à lactose, intolerância ao glúten, alergia à proteína do leite de vaca e alergia a aditivos alimentares. As situações de necessidades alimentares específicas encontradas de acordo com o levantamento no município de Rio Brilhante foram, intolerância ao glúten, doença celíaca, intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca. O município realiza ações que vão desde a aquisição, o que pressupõe: a inserção alimentos sem glúten no momento da definição da pauta de gêneros alimentícios, o desenvolvimento de preparações culinárias, a capacitação dos manipuladores e a orientação a professores e pais. Pode se dizer, portanto, que a proposta de atenção nutricional a portadores de necessidades alimentares específicas se mostrou viável e eficaz, no município de Rio Brilhante. |
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Magalhães, Angélica Margaretehttp://lattes.cnpq.br/9413571822521545http://lattes.cnpq.br/0063709608093238Silva, Jaqueline Santos da2020-07-13T13:21:38Z2020-07-13T13:21:38Z2014-11-26SILVA, Jaqueline Santos da. Análise de uma estratégia de atenção Nutricional a estudantes com necessidades alimentares específicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3550A alimentação escolar é direito de todos os alunos matriculados em escolas públicas no Brasil. Esse direito é assegurado pela legislação brasileira, em especial no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, os alunos com necessidades alimentares específicas, devem ser atendidos com alimentação escolar diferenciada sob supervisão do profissional nutricionista. O presente estudo tem como objetivo descrever situações de necessidades alimentares específicas, e mostrar uma estratégia de intervenção na atenção nutricional a estudantes com necessidades alimentares específicas de um município. Trata- se de uma pesquisa documental realizada a partir de dados públicos, registrados pelo Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante. As principais patologias associadas a necessidades alimentares específicas, verificadas no levantamento bibliográfico, foram diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença celíaca, fenilcetonúria, intolerância à lactose, intolerância ao glúten, alergia à proteína do leite de vaca e alergia a aditivos alimentares. As situações de necessidades alimentares específicas encontradas de acordo com o levantamento no município de Rio Brilhante foram, intolerância ao glúten, doença celíaca, intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca. O município realiza ações que vão desde a aquisição, o que pressupõe: a inserção alimentos sem glúten no momento da definição da pauta de gêneros alimentícios, o desenvolvimento de preparações culinárias, a capacitação dos manipuladores e a orientação a professores e pais. Pode se dizer, portanto, que a proposta de atenção nutricional a portadores de necessidades alimentares específicas se mostrou viável e eficaz, no município de Rio Brilhante.School feeding is a right of all students enrolled in public schools in Brazil. This right is assured by Brazilian law, especially at the National Programme for School Meals (PNAE). Furthermore, students with specific dietary needs must be treated with differentiated school meals under the supervision of a professional nutritionist. This study aims to describe situations of specific dietary needs, and present an intervention strategy in nutritional care for students with specific dietary needs of a municipality. It is a documentary survey performed from public data registered by the Department of School Feeding of Rio Brilhante city. The main pathologies associated with specific dietary needs, checked in the bibliographic search, were diabetes mellitus, hypertension, celiac disease, phenylketonuria, lactose intolerance, gluten intolerance, allergy to the cow's milk protein, allergy to food additives. Situations of specific dietary needs found according to the survey in Rio Brilhante city were gluten intolerance, celiac disease, lactose intolerance and allergy to cow's milk. The municipality takes actions ranging from the acquisition, which implies inserting gluten free foods at the time of setting the agenda of food genres, developing culinary preparations, training handlers and working on the guidance to teachers and parents. It is possible to say, therefore, that the proposal of nutritional care for people with specific dietary needs to be viable and effective, in the municipality of Rio Brilhante.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-13T13:21:38Z No. of bitstreams: 1 JaquelineSantosdaSilva.pdf: 302252 bytes, checksum: ca0bc3d747af739bee586d78c08a242b (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-13T13:21:38Z (GMT). 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