Finanças pessoais e educação financeira: um estudo sobre o perfil dos servidores públicos do município de Jardim - Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verly, Meire Evelin Lemes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2679
Resumo: A educação financeira é uma importante ferramenta que possibilita planejamento e prospecção para o futuro, sem comprometer a qualidade de vida e os rendimentos do indivíduo. No entanto, boa parte das pessoas ainda não conhece ou se sabe, não consegue colocar em prática os preceitos da educação financeira. Com objetivo de descrever o perfil dos servidores públicos de um município do Estado de Mato Grosso Do Sul diante do conceito e conhecimento que estes possuem em educação financeira, foi realizada uma pesquisa quantitativa com agentes públicos no município de Jardim, a partir de replicação de um questionário já testado por Silva (2016). Com 228 servidores municipais efetivos entre os meses de novembro e dezembro de 2017. Para o desenvolvimento deste estudo, o método utilizado teve abordagem quantitativa e descritiva. A maioria dos entrevistados demonstraram algum conhecimento sobre educação financeira, mas a falta de planejamento e as facilidades existentes para que agentes públicos contratem empréstimos e financiamentos fazem com que muitas pessoas, por impulso e na falsa vantagem, acabem se endividando o que compromete boa parte da renda para quitar dívidas que poderiam ter sido evitadas. Diante de tal situação verificou a importância da educação financeira para a saúde dos rendimentos dos indivíduos e o quanto profissional como contadores podem ser úteis para se difundir tais preceitos.
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No entanto, boa parte das pessoas ainda não conhece ou se sabe, não consegue colocar em prática os preceitos da educação financeira. Com objetivo de descrever o perfil dos servidores públicos de um município do Estado de Mato Grosso Do Sul diante do conceito e conhecimento que estes possuem em educação financeira, foi realizada uma pesquisa quantitativa com agentes públicos no município de Jardim, a partir de replicação de um questionário já testado por Silva (2016). Com 228 servidores municipais efetivos entre os meses de novembro e dezembro de 2017. Para o desenvolvimento deste estudo, o método utilizado teve abordagem quantitativa e descritiva. A maioria dos entrevistados demonstraram algum conhecimento sobre educação financeira, mas a falta de planejamento e as facilidades existentes para que agentes públicos contratem empréstimos e financiamentos fazem com que muitas pessoas, por impulso e na falsa vantagem, acabem se endividando o que compromete boa parte da renda para quitar dívidas que poderiam ter sido evitadas. Diante de tal situação verificou a importância da educação financeira para a saúde dos rendimentos dos indivíduos e o quanto profissional como contadores podem ser úteis para se difundir tais preceitos.Financial education is an important tool which allows planning and prospecting for the future, without affecting quality of life and individual income; nevertheless, a high percentage of people has not heard about it yet or, if they did, they are not able to put it into practice. With the purpose of describing the profile of the public servants of a municipality of the State of Mato Grosso Do Sul in view of the concept and knowledge that these have in financial education, as an example, a quantitative research was realized with public agents in Jardim, from the replication of a questionnaire already tested Silva (2016). With 228 effective municipal servers between the months of November and December of 2017. For the development of this study, the method used had a quantitative and descriptive approach. Most of the interviewees showed some knowledge about financial education, but the lack of planning and the facilities available for public agents to borrow and finance make many people, by impulse and false advantage, end up in debt, which compromises much of the income to pay off debts that could have been avoided. In light of these facts, verify the importance of economic education for their financial health and how much professionals as accountants might be useful to promote those concepts.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-03-26T13:04:06Z No. of bitstreams: 1 MeireEvelinLemesVerly.pdf: 884011 bytes, checksum: 349afe37571e87a06c8ba1f228be93c8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-26T13:04:06Z (GMT). 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