A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Pael dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1857
Resumo: A morte se apresenta como a única certeza de nossas vidas, contudo, passamos praticamente toda nossa existência tentando atrasá-la o máximo possível. Sendo a linguagem o processo simbólico que veicula todas as outras ciências e que também nos torna capazes de compreender e significar a realidade, o conceito de morte paira como o único elemento irrepresentável, como um vácuo de sentido, destinatário de inúmeros investimentos semânticos que buscam preenchê-lo sem êxito. Assim, o trabalho parte dos conceitos de morte e de morrer através da breve abordagem de trechos da história da humanidade, desde a Idade da Pedra até a Idade Contemporânea estudando desdobramentos culturais que impactam sobre os conceitos de vida e viver e sobre o modus vivendi do Homem da atualidade, como a maneira que ele avalia o significado de viver, suas emoções diante da proximidade da morte, a mudança de seus objetos de valor durante a narrativa chamada “Vida”. Toma-se, posteriormente, como objeto de trabalho, as letras das músicas do álbum da banda brasileira de Heavy Metal, Imago Mortis, lançado em 2002 pela gravadora Die Hard Records, intitulado: “Vida: the play of change”. Para essa finalidade foi definida, como metodologia, pesquisa bibliográfica. Como principais referenciais teóricos estão autores da teoria semiótica como Greimas, da Psicanálise, como Freud, além de outros teóricos da Psicologia, Sociologia, Tanatologia e da Filosofia. Como resultado da pesquisa espera-se melhor compreensão sobre a produção de efeito de sentido que o termo morte causa para o conceito de vida.
id UFGD-2_2f19ba0db8c7041f4744b2cdf57a855d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/1857
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pachecohttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352Santos, Clemilton Pereira doshttp://lattes.cnpq.br/4336572722397251Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosquihttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254http://lattes.cnpq.br/1472735851852262Santos, Bruno Pael dos2019-10-09T17:23:14Z2019-10-09T17:23:14Z2018-04-23SANTOS, Bruno Pael dos. A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1857A morte se apresenta como a única certeza de nossas vidas, contudo, passamos praticamente toda nossa existência tentando atrasá-la o máximo possível. Sendo a linguagem o processo simbólico que veicula todas as outras ciências e que também nos torna capazes de compreender e significar a realidade, o conceito de morte paira como o único elemento irrepresentável, como um vácuo de sentido, destinatário de inúmeros investimentos semânticos que buscam preenchê-lo sem êxito. Assim, o trabalho parte dos conceitos de morte e de morrer através da breve abordagem de trechos da história da humanidade, desde a Idade da Pedra até a Idade Contemporânea estudando desdobramentos culturais que impactam sobre os conceitos de vida e viver e sobre o modus vivendi do Homem da atualidade, como a maneira que ele avalia o significado de viver, suas emoções diante da proximidade da morte, a mudança de seus objetos de valor durante a narrativa chamada “Vida”. Toma-se, posteriormente, como objeto de trabalho, as letras das músicas do álbum da banda brasileira de Heavy Metal, Imago Mortis, lançado em 2002 pela gravadora Die Hard Records, intitulado: “Vida: the play of change”. Para essa finalidade foi definida, como metodologia, pesquisa bibliográfica. Como principais referenciais teóricos estão autores da teoria semiótica como Greimas, da Psicanálise, como Freud, além de outros teóricos da Psicologia, Sociologia, Tanatologia e da Filosofia. Como resultado da pesquisa espera-se melhor compreensão sobre a produção de efeito de sentido que o termo morte causa para o conceito de vida.Death presents itself as the only certainty of our lives, yet we spend almost our entire existence trying to delay it as much as possible. Since language is the symbolic process that conveys all other sciences and also makes us capable of understanding and signifying reality, the concept of death stands as the only unrepresentable element, as a void of meaning, the recipient of numerous semantic investments that seek to fill it unsuccessfully. Thus, this research starts from the concepts of death and dying through the brief approach of excerpts from the history of humanity, from the Stone Age to the Contemporary Age, studying cultural unfoldings that impact on the concepts of life and living and on the modus vivendi of Men of the present time, as the way he assesses the meaning of living, his emotions facing the nearness of death, the change of his valuables during the narrative called "Life". The song lyrics of the Brazilian Heavy Metal band Imago Mortis, released in 2002 by Die Hard Records, entitled "Vida: the play of change", are taken as a work object. For this purpose, bibliographic research was defined as methodology. As main theoretical references are authors of the Semiotic Theory as Greimas, of Psychoanalysis, as Freud, besides other theorists of Psychology, Sociology, Thanatology and Philosophy. As a result of the research it is expected a better understanding about the production of meaning effect that the term death causes for the concept of life.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-10-09T17:23:14Z No. of bitstreams: 1 BrunoPaeldosSantos.pdf: 4456478 bytes, checksum: be467f9f1e0564cd22bcf40bde2523e1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-09T17:23:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrunoPaeldosSantos.pdf: 4456478 bytes, checksum: be467f9f1e0564cd22bcf40bde2523e1 (MD5) Previous issue date: 2018-04-23porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAMorteVidaHeavy metal (Música)SemióticaDeathLifeSemioticA Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTBrunoPaeldosSantos.pdf.txtBrunoPaeldosSantos.pdf.txtExtracted texttext/plain208615https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1857/4/BrunoPaeldosSantos.pdf.txt708aabadd450a99551bf1371f2f6d3d5MD54ORIGINALBrunoPaeldosSantos.pdfBrunoPaeldosSantos.pdfapplication/pdf4349844https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1857/3/BrunoPaeldosSantos.pdf449d83bc507dd0ee52ed973e8eb7db61MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1857/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52prefix/18572023-09-14 01:53:33.313oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:53:33Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
title A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
spellingShingle A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
Santos, Bruno Pael dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Morte
Vida
Heavy metal (Música)
Semiótica
Death
Life
Semiotic
title_short A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
title_full A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
title_fullStr A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
title_full_unstemmed A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
title_sort A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis
author Santos, Bruno Pael dos
author_facet Santos, Bruno Pael dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8608492668861352
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Clemilton Pereira dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4336572722397251
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1000717123605254
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1472735851852262
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bruno Pael dos
contributor_str_mv Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco
Santos, Clemilton Pereira dos
Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Morte
Vida
Heavy metal (Música)
Semiótica
Death
Life
Semiotic
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Vida
Heavy metal (Música)
Semiótica
dc.subject.eng.fl_str_mv Death
Life
Semiotic
description A morte se apresenta como a única certeza de nossas vidas, contudo, passamos praticamente toda nossa existência tentando atrasá-la o máximo possível. Sendo a linguagem o processo simbólico que veicula todas as outras ciências e que também nos torna capazes de compreender e significar a realidade, o conceito de morte paira como o único elemento irrepresentável, como um vácuo de sentido, destinatário de inúmeros investimentos semânticos que buscam preenchê-lo sem êxito. Assim, o trabalho parte dos conceitos de morte e de morrer através da breve abordagem de trechos da história da humanidade, desde a Idade da Pedra até a Idade Contemporânea estudando desdobramentos culturais que impactam sobre os conceitos de vida e viver e sobre o modus vivendi do Homem da atualidade, como a maneira que ele avalia o significado de viver, suas emoções diante da proximidade da morte, a mudança de seus objetos de valor durante a narrativa chamada “Vida”. Toma-se, posteriormente, como objeto de trabalho, as letras das músicas do álbum da banda brasileira de Heavy Metal, Imago Mortis, lançado em 2002 pela gravadora Die Hard Records, intitulado: “Vida: the play of change”. Para essa finalidade foi definida, como metodologia, pesquisa bibliográfica. Como principais referenciais teóricos estão autores da teoria semiótica como Greimas, da Psicanálise, como Freud, além de outros teóricos da Psicologia, Sociologia, Tanatologia e da Filosofia. Como resultado da pesquisa espera-se melhor compreensão sobre a produção de efeito de sentido que o termo morte causa para o conceito de vida.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-09T17:23:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-09T17:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Bruno Pael dos. A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1857
identifier_str_mv SANTOS, Bruno Pael dos. A Morte como acontecimento semiótico: a perspectiva simbólica da banda de Heavy Metal Imago Mortis. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1857/4/BrunoPaeldosSantos.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1857/3/BrunoPaeldosSantos.pdf
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1857/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 708aabadd450a99551bf1371f2f6d3d5
449d83bc507dd0ee52ed973e8eb7db61
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042064201449472