Políticas de formação continuada de professores alfabetizadores no município de Dourados-MS
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/660 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo a política de formação continuada dos professores alfabetizadores desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Dourados. O objetivo geral desta pesquisa foi o de analisar a política de formação continuada de professores alfabetizadores, desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Dourados-MS, no período de 2006 a 2012. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que contou no campo empírico com a participação do ator sistêmico a Secretaria Municipal de Educação e atores escolares de 5 escolas da rede municipal pública. Para leitura e interpretação do contexto pesquisado lançamos mão da perspectiva epistemológica construcionista e teórica interpretativista, para isso empregamos princípios da teoria fundamentada. Os resultados da pesquisa indicam um fortalecimento da relação formação/avaliação, que propõe um direcionamento de políticas que assegurem os recursos materiais e financeiros, mas que ao mesmo tempo, estabelecem mecanismos de aferição da aplicação desses recursos. Sendo assim, compreendemos que as ações de formação continuada vêm sendo direcionadas para a mediação dos resultados a partir do desempenho dos alunos. Nessa direção, constatamos que a política de formação continuada na área de alfabetização materializada no município de Dourados tem como característica a convergência das políticas educacionais padronizadas emanadas do governo central, que assumem um caráter regulatório baseado em metas definidas nacionalmente e que contribuem para um cenário público municipal de passividade das ações implementadas. A partir do exposto compreendemos ser necessário priorizar ações de formação que privilegiem outras dimensões, proporcionando ao alfabetizador vivências concretas, que potencializem práticas formativas que considerem as características inerentes ao processo de alfabetizar e, assim construir uma base profissional com saberes específicos em seus aspectos teóricos e metodológicos. |
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Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que contou no campo empírico com a participação do ator sistêmico a Secretaria Municipal de Educação e atores escolares de 5 escolas da rede municipal pública. Para leitura e interpretação do contexto pesquisado lançamos mão da perspectiva epistemológica construcionista e teórica interpretativista, para isso empregamos princípios da teoria fundamentada. Os resultados da pesquisa indicam um fortalecimento da relação formação/avaliação, que propõe um direcionamento de políticas que assegurem os recursos materiais e financeiros, mas que ao mesmo tempo, estabelecem mecanismos de aferição da aplicação desses recursos. Sendo assim, compreendemos que as ações de formação continuada vêm sendo direcionadas para a mediação dos resultados a partir do desempenho dos alunos. Nessa direção, constatamos que a política de formação continuada na área de alfabetização materializada no município de Dourados tem como característica a convergência das políticas educacionais padronizadas emanadas do governo central, que assumem um caráter regulatório baseado em metas definidas nacionalmente e que contribuem para um cenário público municipal de passividade das ações implementadas. A partir do exposto compreendemos ser necessário priorizar ações de formação que privilegiem outras dimensões, proporcionando ao alfabetizador vivências concretas, que potencializem práticas formativas que considerem as características inerentes ao processo de alfabetizar e, assim construir uma base profissional com saberes específicos em seus aspectos teóricos e metodológicos.This work has as object of study the policy of the continued training of literacy teachers developed by the Municipal Secretariat of Education of Dourados. The general objective of this research was to analyze the policy of continuing education of literacy teachers developed by the Municipal Education System of Dourados – MS from 2006 to 2012. It is a qualitative study that counted on the participation of the systemic character: the Municipal Secretariat of Education and the school characters from 5 municipal public schools in an empirical field. For reading and interpreting the researched context, we applied epistemological constructionist perspective and theoretical interpretive; and to do that we adopt principles of grounded theory. The results of the survey indicate a strengthening of the relation training/evaluation, which proposes routing policies to ensure material and financial resources, but at the same time, establish mechanisms for evaluating the application of these resources. Thus, we understand that the actions of continuing education have been directed to mediate the results from students’ performance. In this direction, we verified that the policy of continuing education in the field of literacy materialized in the municipality of Dourados has as characteristic the convergence of standardized educational policies emanated from the Central Government, which assume a regulatory character based on targets defined nationally and that contribute with public scenery of passivity before the implemented actions. From the above, we understand that it is necessary to prioritize training activities that emphasize other dimensions, providing the teacher with concrete experiences that enhance training practices that consider inherent characteristics of the teaching literacy process, and thereby to build a professional basis with specific knowledge in its theoretical and methodological aspects.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-22T19:29:56Z No. of bitstreams: 1 ElisReginadosSantosViegas.pdf: 2380760 bytes, checksum: f1cbeb97fd2e43d9453a177c32c287ef (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-22T19:29:56Z (GMT). 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