Terra do Pecado e Claraboia: influências naturalistas e neorrealistas no período formativo saramaguiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitagas, Dayane Aline
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2254
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os dois primeiros romances do escritor português José Saramago: Terra do Pecado (1947) e Claraboia (2011) e compara-los com outras obras de períodos distintos, sendo elas O primo Basílio (1998), Suor (1998) e, em menor escala, O Cortiço (2012), analisando as semelhanças entre elas e a influência das mesmas na escrita do autor. Para dar suporte à pesquisa utiliza-se das práticas advindas da Literatura Comparada, através dos conceitos propostos, primordialmente, por Tania Franco Carvalhal e Eduardo Coutinho. A base comparativa inicia-se com o primeiro romance do autor, associado às vertentes realistas/ naturalistas e que demonstra uma maneira simplista de escrita de José Saramago, mas que, ao mesmo tempo comprova evidencias que se tornarão peculiares nas obras posteriores que o autor virá a escrever. As críticas realizadas por Machado de Assis e Paulo Franchetti tornam-se essenciais para a comparação entre Terra do Pecado e O primo Basílio. Em continuidade com a pesquisa, analisa-se Claraboia, segundo romance do autor, não publicado na época e que chegou ao conhecimento do público após a morte de Saramago, que demonstra uma visão voltada para a sociedade do período, que vivia o Salazarismo (ou também conhecido como Estado Novo), com características neorrealistas e baseada também na literatura brasileira, dando enfoque, principalmente, ao autor Jorge Amado, que utilizava sua escrita como forma de denúncia contra o sofrimento pelo qual passava a população. A pesquisa se divide em três momentos: análise bibliográfica, comparação entre as obras e contextos históricos e conclusão sobre a influência do Naturalismo e do Neorrealismo nas obras de José Saramago, utilizando de aporte teórico autores como Ana Paula Arnaut, Antonio Candido, Carlos Reis, Edvaldo Bergamo, Horácio Costa, João Marques Lopes, entre outros. Reitera- se que as perspectivas de análise baseiam-se nas comparações entre as obras e nas conclusões referentes a determinadas influências sofridas por Saramago em seu período formativo.
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Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2254Este trabalho tem como objetivo analisar os dois primeiros romances do escritor português José Saramago: Terra do Pecado (1947) e Claraboia (2011) e compara-los com outras obras de períodos distintos, sendo elas O primo Basílio (1998), Suor (1998) e, em menor escala, O Cortiço (2012), analisando as semelhanças entre elas e a influência das mesmas na escrita do autor. Para dar suporte à pesquisa utiliza-se das práticas advindas da Literatura Comparada, através dos conceitos propostos, primordialmente, por Tania Franco Carvalhal e Eduardo Coutinho. A base comparativa inicia-se com o primeiro romance do autor, associado às vertentes realistas/ naturalistas e que demonstra uma maneira simplista de escrita de José Saramago, mas que, ao mesmo tempo comprova evidencias que se tornarão peculiares nas obras posteriores que o autor virá a escrever. As críticas realizadas por Machado de Assis e Paulo Franchetti tornam-se essenciais para a comparação entre Terra do Pecado e O primo Basílio. Em continuidade com a pesquisa, analisa-se Claraboia, segundo romance do autor, não publicado na época e que chegou ao conhecimento do público após a morte de Saramago, que demonstra uma visão voltada para a sociedade do período, que vivia o Salazarismo (ou também conhecido como Estado Novo), com características neorrealistas e baseada também na literatura brasileira, dando enfoque, principalmente, ao autor Jorge Amado, que utilizava sua escrita como forma de denúncia contra o sofrimento pelo qual passava a população. A pesquisa se divide em três momentos: análise bibliográfica, comparação entre as obras e contextos históricos e conclusão sobre a influência do Naturalismo e do Neorrealismo nas obras de José Saramago, utilizando de aporte teórico autores como Ana Paula Arnaut, Antonio Candido, Carlos Reis, Edvaldo Bergamo, Horácio Costa, João Marques Lopes, entre outros. Reitera- se que as perspectivas de análise baseiam-se nas comparações entre as obras e nas conclusões referentes a determinadas influências sofridas por Saramago em seu período formativo.This work aims to analyze the first two novels of the Portuguese writer José Saramago: Terra do Pecado (1947) and Claraboia (2011) and compare them with other works from different periods, such as O primo Basílio (1998), Suor (1998) and, to a lesser extent, O Cortiço (2012), analyzing the similarities between them and their influence on the author's writing. To support the research, we use the practices derived from Comparative Literature, through the concepts proposed, primarily, by Tania Franco Carvalhal and Eduardo Coutinho. The comparative basis begins with the author's first novel, associated with the realist / naturalist lines, which demonstrates a simplistic writing of José Saramago, but at the same time proves evidence that will become peculiar in later works that the author will come writing. The criticisms made by Machado de Assis and Paulo Franchetti become essential for the comparison between Terra do Pecado and O primo Basílio. In continuity with the research, Claraboia is analyzed, according to the author's novel, not published at the time and that came to the attention of the public after the death of Saramago, who demonstrates a vision focused on the society of the time, that lived Salazarism (or also known as Estado Novo), with neorealist characteristics and also based on Brazilian literature, focusing mainly on the author Jorge Amado, who used his writing as a form of denunciation against the suffering through which the population passed. The research is divided in three moments: bibliographical analysis, comparison between works and historical contexts and conclusion about the influence of Naturalism and Neorealism in the works of José Saramago, using theoretical contributions such as Ana Paula Arnaut, Antonio Candido, Carlos Reis, Edvaldo Bergamo, Horacio Costa, JoãoMarques Lopes, among others. It is reiterated that the perspectives of analysis are based on the comparisons between the works and on the conclusions regarding certain influences suffered by Saramago in his formative period.Este artículo tiene como objetivo analizar las dos primeras novelas del escritor portugués José Saramago: Terra do Sin (1947) y Claraboia (2011) y compararlas con otras obras de diferentes períodos, a saber, Cousin Basilio (1998), Suor (1998). ) y, en menor medida, O Cortiço (2012), analizando sus similitudes y su influencia en la escritura del autor. Para apoyar la investigación, utilizamos las prácticas de Literatura comparada, a trav és de los conceptos propuestos, principalmente, por Tania Franco Carvalhal y Eduardo Coutinho. La base comparativa comienza con la primera novela del autor, asociada con los hilos realistas / naturalistas y que demuestra una forma simplista de escribir de José Saramago, pero que al mismo tiempo demuestra evidencia que se volverá peculiar en las obras posteriores que el autor vendrá. para escribir Las críticas hechas por Machado de Assis y Paulo Franchetti se vuelven esenciales para la comparaci ón entre Terra do Sin y el primo Basilio. Continuando con la investigación, analizamos Claraboia, según la novela del autor, inédita en ese momento y que llegó al conocimiento del público después de la muerte de Saramago, que muestra una visión hacia la sociedad de la época, que vivió el salazarismo (o también conocido como Estado Novo), con caracter í sticas neorrealistas y tambi é n basado en la literatura brasileña, centr á ndose principalmente en el autor Jorge Amado, quien utilizó su escritura como una forma de denuncia contra el sufrimiento que sufrió la población. La investigación se divide en tres momentos: análisis bibliográfico, comparación entre las obras y contextos históricos y conclusión sobre la influencia del naturalismo y el neorrealismo en las obras de José Saramago, utilizando como soporte teórico a autores como Ana Paula Arnaut, Antonio Candido, Carlos Reis, Edvaldo Bergamo, Horácio Costa, João Marques Lopes, entre otros. Se reitera que las perspectivas de análisis se basan en comparaciones entre los trabajos y en las conclusiones sobre ciertas influencias sufridas por Saramago en su período formativo.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-12-09T18:58:47Z No. of bitstreams: 1 DayaneAlineFreitagas.pdf: 2871496 bytes, checksum: eb458f24afaf713fbb19f71be4c620e2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-09T18:58:47Z (GMT). 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