Inserção externa e competitividade do complexo soja Sul-Mato-Grossense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Tathiane Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/693
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a dinâmica das taxas e fontes de crescimento das exportações brasileiras e sul-mato-grossenses do complexo soja no período de 1997 a 2010. Para tanto, adotou-se como metodologia o modelo Constant-Market-Share (CMS), que permite analisar o fator competitividade como fonte de crescimento das exportações, o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) e o Índice de Orientação Regional (IOR). Tais indicadores permitem fazer inferências sobre os fatores que afetam o nível de exportações do complexo soja e seu desempenho no mercado internacional. As análises do IVCR mostraram que o Brasil e o estado de MS possuem vantagens comparativas para as exportações dos produtos complexo soja, com tendência crescente para soja em grão e decrescente para farelo e óleo de soja. O IOR apontou o direcionamento das exportações de grão e óleo para o mercado chinês, enquanto que as exportações de farelo estão mais orientadas para a União Européia. No que tange às fontes de crescimento, a análise de CMS identificou que os efeitos que influenciaram o crescimento das exportações dos produtos do complexo soja apresentaram variações em seu comportamento. No primeiro período analisado, o efeito competitividade foi o que mais colaborou para as exportações de grão e óleo, enquanto que, as exportações de farelo foram mais influenciadas pelo efeito crescimento do comércio mundial. No segundo período de análise, todos os produtos do complexo soja tiveram o crescimento de suas exportações alavancadas pelo crescimento do comércio mundial. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de agregação de valor aos produtos e investimentos em infraestrutura para o aumento da competitividade das exportações do complexo soja brasileiro e sul-mato-grossense.
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Para tanto, adotou-se como metodologia o modelo Constant-Market-Share (CMS), que permite analisar o fator competitividade como fonte de crescimento das exportações, o Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) e o Índice de Orientação Regional (IOR). Tais indicadores permitem fazer inferências sobre os fatores que afetam o nível de exportações do complexo soja e seu desempenho no mercado internacional. As análises do IVCR mostraram que o Brasil e o estado de MS possuem vantagens comparativas para as exportações dos produtos complexo soja, com tendência crescente para soja em grão e decrescente para farelo e óleo de soja. O IOR apontou o direcionamento das exportações de grão e óleo para o mercado chinês, enquanto que as exportações de farelo estão mais orientadas para a União Européia. No que tange às fontes de crescimento, a análise de CMS identificou que os efeitos que influenciaram o crescimento das exportações dos produtos do complexo soja apresentaram variações em seu comportamento. No primeiro período analisado, o efeito competitividade foi o que mais colaborou para as exportações de grão e óleo, enquanto que, as exportações de farelo foram mais influenciadas pelo efeito crescimento do comércio mundial. No segundo período de análise, todos os produtos do complexo soja tiveram o crescimento de suas exportações alavancadas pelo crescimento do comércio mundial. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de agregação de valor aos produtos e investimentos em infraestrutura para o aumento da competitividade das exportações do complexo soja brasileiro e sul-mato-grossense.The aim of this study is to analyze the dynamics of rates and sources of growth of export the soybean complex of Brazil and in Mato Grosso do Sul (MS) state, in the period 1997-2010. Were used as methodology, the Constant-Market-Share model, which allows to analyze the competitiveness factor as a source of export growth, the Revealed Comparative Advantage Index (IVCR) and the Regional Orientation Index (IOR). These indicators allow making inferences about the factors that affect the level of exports of soybean complex and their performance in the international market. The analyzes showed that the IVCR to Brazil and the state of MS presented comparative advantage for exports of soy complex products, with a growing trend for soybeans and decreasing for bran and soybean oil. The grain and oil export is more oriented to China, while the bran is directed to European Union. Regarding the sources of growth, in the first period, the competitiveness effect was that most contributed to exports of grain and oil, while exports of bran were more influenced by the growth of world trade effect. In the second period of analysis, all products of the soy complex had the growth of its exports leveraged by the growth of world trade. The study results point to the need to add value to products and investments in infrastructure to increase the competitiveness of exports the soybeans complex of Brazilian and the state of MS.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-23T20:32:21Z No. of bitstreams: 1 TathianeMarquesDorneles.pdf: 1008582 bytes, checksum: d6a1047baec38eb36af0dd5825dcd559 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-23T20:32:21Z (GMT). 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