Representação da professora na literatura infantojuvenil do PNBE/2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Gleissy Kelly dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://200.129.209.58:8080/handle/prefix/42
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo estudar a representação docente presente no acervo de literatura infantojuvenil distribuído às escolas públicas, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, no ano de 2008. Trata-se de um acervo destinado aos alunos do Ensino Fundamental e composto de cem obras literárias. Destas, cinco fazem referência à professora, totalizando assim, coincidentemente, cinco docentes. A escolha da personagem docente se justifica por ser a protagonista da sala de aula, aquela que faz a mediação entre o aluno e o livro, participa da formação do sujeito enquanto cidadão, além de ser a responsável pela aprendizagem. Verificou-se, ainda, os critérios de seleção, as editoras mais contempladas, bem como os autores e ilustradores mais recorrentes no acervo em questão. Os critérios de seleção se resumem em três: qualidade do texto, adequação temática e projeto gráfico. Com relação às editoras mais recorrentes, a maior parte delas está localizada na região sudeste do Brasil. Observou-se que a recorrência de autores consagrados no acervo do PNBE/2008 forma uma espécie de cânone literário no gênero. Dada a importância da materialidade das obras produzidas para o público mirim, também foi analisado o diálogo texto verbal e visual, por ser ele de fundamental importância na literatura para crianças e jovens, visto que a ilustração é um texto que carrega consigo muitos sentidos. Os resultados da pesquisa mostram expressivas exclusões e lacunas na representação docente, pois das cinco professoras, quatro são brancas e uma é mulata. Essas professoras de papel e tinta dialogam com as de carne e osso e apontam para a dificuldade de representação das características plurais do Brasil na literatura infantojuvenil do acervo do PNBE/2008.
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Destas, cinco fazem referência à professora, totalizando assim, coincidentemente, cinco docentes. A escolha da personagem docente se justifica por ser a protagonista da sala de aula, aquela que faz a mediação entre o aluno e o livro, participa da formação do sujeito enquanto cidadão, além de ser a responsável pela aprendizagem. Verificou-se, ainda, os critérios de seleção, as editoras mais contempladas, bem como os autores e ilustradores mais recorrentes no acervo em questão. Os critérios de seleção se resumem em três: qualidade do texto, adequação temática e projeto gráfico. Com relação às editoras mais recorrentes, a maior parte delas está localizada na região sudeste do Brasil. Observou-se que a recorrência de autores consagrados no acervo do PNBE/2008 forma uma espécie de cânone literário no gênero. Dada a importância da materialidade das obras produzidas para o público mirim, também foi analisado o diálogo texto verbal e visual, por ser ele de fundamental importância na literatura para crianças e jovens, visto que a ilustração é um texto que carrega consigo muitos sentidos. Os resultados da pesquisa mostram expressivas exclusões e lacunas na representação docente, pois das cinco professoras, quatro são brancas e uma é mulata. Essas professoras de papel e tinta dialogam com as de carne e osso e apontam para a dificuldade de representação das características plurais do Brasil na literatura infantojuvenil do acervo do PNBE/2008.The research presented in this dissertação had as objective to study the present teaching representation in the distributed quantity of infantojuvenil literature to the public schools, by means of the National Program Library of School - PNBE, in the year of 2008. One is about a quantity destined to the pupils of Basic and composed Ensino of one hundred literary compositions. Of these, five make reference to reference the teacher, thus totalizing, coincidently, five professors. The choice of the teaching personage if justifies for being the protagonist of the classroom, that one that makes the mediation between the pupil and the book, participates of the formation of the citizen while citizen, beyond being the responsible one for the learning. It was still verified, the criteria of election, the contemplated publishing companies more, as well as the more recurrent authors and ilustradores in the quantity in question. The election criteria if summarize in three: quality of the text, thematic adequacy and graphical project. With regard to the publishing companies most recurrent, most of them is located in the Southeastern region of Brazil. It was observed that the recurrence of authors consecrated in the quantity of the PNBE/2008 forms a species of literary rule in the sort. Given the importance of the materiality of the workmanships produced for the infantojuvenil public, also the dialogue was analyzed verbal text and visual, for being it of basic importance in infantojuvenil literature, since the illustration is a text that loads obtains many directions. The results of the research show to expressivas exclusions and gaps in the teaching representation, therefore of the five teachers, four are white and one is mulata. These teachers of paper and ink dialoguewith the ones of meat and bone and point with respect to the difficulty of representation of the plural characteristics of Brazil in the infantojuvenil literature of the quantity of the PNBE/2008.Submitted by Repositorio Institucional (repositorio@ufgd.edu.br) on 2018-07-30T19:03:18Z No. of bitstreams: 1 GleissyKellydosSantosBueno.pdf: 3416466 bytes, checksum: 85f40d765e8712cf5452ad71370f96db (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-30T19:03:18Z (GMT). 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