Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Evelin Gomes da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1212
Resumo: O presente trabalho estuda a relação entre a Literatura e a Televisão, tendo como objeto de pesquisa a microssérie Capitu (2008), adaptação televisiva do livro Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. O interesse no tema parte do pressuposto de que, atualmente, a Literatura é constantemente convidada a dialogar com diversos suportes midiáticos da contemporaneidade, o que torna urgente a compreensão dos impasses da transcriação e transcodificação de obras literárias para outros meios. Alicerçados pelos estudos de Linda Hutcheon (2013), sobre o processo de uma adaptação, entendemos que em Capitu (2008) existe um método de reinterpretação e de recriação. Tal técnica é resultado do desenvolvimento de mecanismos internos (de conteúdo, de linguagem e de forma) condizentes com seu campo de atuação. Constitui-se, portanto, como uma obra independente. Nesta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem descritiva-explicativa, tendo como fundamentação teórica o estudo das linguagens literária e audiovisual. Assim foram identificados, descritos e analisados os recursos linguísticos e artísticos utilizados pela produção. Além disso, passaram por avaliação os artifícios visuais, as convenções estéticas, os modos narrativos e os recursos de composição audiovisual empregados pelo meio de comunicação ao adaptar para a TV a linguagem ambígua presente na obra de Machado de Assis. Críticos literários nacionais e internacionais formaram o aporte teórico para a compreensão do conceito de ambiguidade, presente na essência da escrita do narrador de Dom Casmurro. São eles: José Veríssimo (1900), Alfredo Pujol (1917), Mário Matos (1939), Alcides Maya (1942), Lúcia Miguel Pereira (1955), Augusto Meyer (1956), Helen Caldwell (1960), Antonio Candido (1977), Helder Macedo (1991), Silviano Santiago (2000), Roberto Schwarz (2006) e John Gledson (2006). Os textos do pesquisador Salvatore D’Onofrio (2006) complementam as análises sobre os estudos de tipologia e da característica do narrador protagonista, que conduz tanto a narrativa literária quanto a adaptação televisiva. Por fim, o trabalho demonstrou que a partir do emprego de técnicas audiovisuais (planos, cortes, composições e movimentos cinematográficos) a câmera de Capitu (2008) desempenhou um papel provocador. De tal forma que ao evidenciar na tela as particularidades abstratas que caracterizam e compõem a essência conflituosa dos narradores literário e audiovisual a câmera foi capaz de instigar novas interpretações dos leitores-telespectadores. Para tanto, esta pesquisa recorreu aos estudos Gilles Deleuze (1985), Hélio Seixas Guimarães (1995), Eugênio Bucci (2000), Valter Bonasio (2002), Tânia Pellegrini (2003), Antonio Costa (2003), Rudolf Arnheim (2005), Jorge Monclar (2009) e Renato Luiz Pucci Júnior (2011). As reflexões de tais autores conduziram o caminho investigativo para o entendimento da construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na televisão.
id UFGD-2_6028601e2125a061545ff4d00ba4e6a2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/1212
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Oliveira, Paulo Custódio dehttp://lattes.cnpq.br/0359420143341199Dantas, Gregório Foganholihttp://lattes.cnpq.br/6589239673746531Machado Filho, Franciscohttp://lattes.cnpq.br/3446654523009683Goettert, Jones Darihttp://lattes.cnpq.br/0319502811622693http://lattes.cnpq.br/4141457666471929Silva, Evelin Gomes da2019-07-05T12:16:57Z2019-07-05T12:16:57Z2017-06-21SILVA, Evelin Gomes da. Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1212O presente trabalho estuda a relação entre a Literatura e a Televisão, tendo como objeto de pesquisa a microssérie Capitu (2008), adaptação televisiva do livro Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. O interesse no tema parte do pressuposto de que, atualmente, a Literatura é constantemente convidada a dialogar com diversos suportes midiáticos da contemporaneidade, o que torna urgente a compreensão dos impasses da transcriação e transcodificação de obras literárias para outros meios. Alicerçados pelos estudos de Linda Hutcheon (2013), sobre o processo de uma adaptação, entendemos que em Capitu (2008) existe um método de reinterpretação e de recriação. Tal técnica é resultado do desenvolvimento de mecanismos internos (de conteúdo, de linguagem e de forma) condizentes com seu campo de atuação. Constitui-se, portanto, como uma obra independente. Nesta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem descritiva-explicativa, tendo como fundamentação teórica o estudo das linguagens literária e audiovisual. Assim foram identificados, descritos e analisados os recursos linguísticos e artísticos utilizados pela produção. Além disso, passaram por avaliação os artifícios visuais, as convenções estéticas, os modos narrativos e os recursos de composição audiovisual empregados pelo meio de comunicação ao adaptar para a TV a linguagem ambígua presente na obra de Machado de Assis. Críticos literários nacionais e internacionais formaram o aporte teórico para a compreensão do conceito de ambiguidade, presente na essência da escrita do narrador de Dom Casmurro. São eles: José Veríssimo (1900), Alfredo Pujol (1917), Mário Matos (1939), Alcides Maya (1942), Lúcia Miguel Pereira (1955), Augusto Meyer (1956), Helen Caldwell (1960), Antonio Candido (1977), Helder Macedo (1991), Silviano Santiago (2000), Roberto Schwarz (2006) e John Gledson (2006). Os textos do pesquisador Salvatore D’Onofrio (2006) complementam as análises sobre os estudos de tipologia e da característica do narrador protagonista, que conduz tanto a narrativa literária quanto a adaptação televisiva. Por fim, o trabalho demonstrou que a partir do emprego de técnicas audiovisuais (planos, cortes, composições e movimentos cinematográficos) a câmera de Capitu (2008) desempenhou um papel provocador. De tal forma que ao evidenciar na tela as particularidades abstratas que caracterizam e compõem a essência conflituosa dos narradores literário e audiovisual a câmera foi capaz de instigar novas interpretações dos leitores-telespectadores. Para tanto, esta pesquisa recorreu aos estudos Gilles Deleuze (1985), Hélio Seixas Guimarães (1995), Eugênio Bucci (2000), Valter Bonasio (2002), Tânia Pellegrini (2003), Antonio Costa (2003), Rudolf Arnheim (2005), Jorge Monclar (2009) e Renato Luiz Pucci Júnior (2011). As reflexões de tais autores conduziram o caminho investigativo para o entendimento da construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na televisão.The present work studies the relation between Literature and Television, having as object of research the miniseries Capitu (2008), television adaptation of the book Dom Casmurro (1899), by Machado de Assis. The interest in the subject assumes that currently the Literature is constantly invited to dialogue with various media supports the contemporary, which makes it urgent to understand the impasses of transcreation and transcoding of literary works to other means. Grounded by the studies of Linda Hutcheon (2013), about the process of adaptation, we understand that in Capitu (2008) there is a method of reinterpretation and recreation. Such technique is the result of the development of internal mechanisms (content, language and form) that are consistent with its field of action. It is, therefore, an independent work. In this research was carried out a qualitative research, with a descriptive-explanatory approach, having as theoretical foundation the study of the literary and audiovisual languages. In this way the linguistic and artistic resources used by the production were identified, described and analyzed. In addition, the visual devices, the aesthetic conventions, the narrative modes and the audiovisual composition resources employed by the media were evaluated by adapting to the TV the ambiguous language present in Machado de Assis's work. National and international literary critics formed the theoretical contribution to an understanding of the concept of ambiguity, present in the essence of the writing of Dom Casmurro's narrator. Are they: José Veríssimo (1900), Alfredo Pujol (1917), Mário Matos (1939), Alcides Maya (1942), Lúcia Miguel Pereira (1955), Augusto Meyer (1956), Helen Caldwell (1960), Antonio Candido (1977), Helder Macedo (1991), Silviano Santiago (2000), Roberto Schwarz (2006) and John Gledson (2006). The texts of the researcher Salvatore D'Onofrio (2006) complement the analyzes on the studies of typology and the characteristic of the protagonist narrator, who leads both the literary narrative and the television adaptation. Finally, the work showed that the use of audiovisual techniques (plans, cuts, compositions and cinematographic movements) Capitu's camera (2008) played a provocative role. In such a way that when on the screen the abstract particularities that characterize and compose the conflicting essence of the literary and audiovisual narrators the camera was able to instigate new interpretations of the readers-viewers. In order to do so, this research used the studies of Gilles Deleuze (1985), Hélio Seixas Guimarães (1995), Eugênio Bucci (2000), Valter Bonasio (2002), Tânia Pellegrini (2003), Antonio Costa (2003), Rudolf Arnheim (2005), Jorge Monclar (2009) and Renato Luiz Pucci Júnior (2011). The reflections of these authors led the investigative path to understanding the construction of Dom Casmurro's imaging ambiguity on television.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-05T12:16:57Z No. of bitstreams: 1 EvelinGomesdaSilva.pdf: 1634718 bytes, checksum: 42885d5c9f1cdc9dfe0209b5c5025de0 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-05T12:16:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EvelinGomesdaSilva.pdf: 1634718 bytes, checksum: 42885d5c9f1cdc9dfe0209b5c5025de0 (MD5) Previous issue date: 2017-06-21Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLiteratura comparadaAdaptação televisivaMachado de Assis, 1839-1908Comparative literatureTelevision adaptationsCapitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TVCapitu and the construction of imagectical ambiguity form Dom Casmurro on TVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTEvelinGomesdaSilva.pdf.txtEvelinGomesdaSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain368595https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1212/3/EvelinGomesdaSilva.pdf.txt2c87f398b5b5475a638d389000f2ba3bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1212/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALEvelinGomesdaSilva.pdfEvelinGomesdaSilva.pdfapplication/pdf1634718https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1212/1/EvelinGomesdaSilva.pdf42885d5c9f1cdc9dfe0209b5c5025de0MD51prefix/12122023-09-14 01:34:56.437oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:34:56Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Capitu and the construction of imagectical ambiguity form Dom Casmurro on TV
title Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV
spellingShingle Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV
Silva, Evelin Gomes da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Literatura comparada
Adaptação televisiva
Machado de Assis, 1839-1908
Comparative literature
Television adaptations
title_short Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV
title_full Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV
title_fullStr Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV
title_full_unstemmed Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV
title_sort Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV
author Silva, Evelin Gomes da
author_facet Silva, Evelin Gomes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Paulo Custódio de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0359420143341199
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dantas, Gregório Foganholi
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6589239673746531
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Machado Filho, Francisco
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3446654523009683
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Goettert, Jones Dari
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0319502811622693
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4141457666471929
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Evelin Gomes da
contributor_str_mv Oliveira, Paulo Custódio de
Dantas, Gregório Foganholi
Machado Filho, Francisco
Goettert, Jones Dari
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Literatura comparada
Adaptação televisiva
Machado de Assis, 1839-1908
Comparative literature
Television adaptations
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura comparada
Adaptação televisiva
Machado de Assis, 1839-1908
dc.subject.eng.fl_str_mv Comparative literature
Television adaptations
description O presente trabalho estuda a relação entre a Literatura e a Televisão, tendo como objeto de pesquisa a microssérie Capitu (2008), adaptação televisiva do livro Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. O interesse no tema parte do pressuposto de que, atualmente, a Literatura é constantemente convidada a dialogar com diversos suportes midiáticos da contemporaneidade, o que torna urgente a compreensão dos impasses da transcriação e transcodificação de obras literárias para outros meios. Alicerçados pelos estudos de Linda Hutcheon (2013), sobre o processo de uma adaptação, entendemos que em Capitu (2008) existe um método de reinterpretação e de recriação. Tal técnica é resultado do desenvolvimento de mecanismos internos (de conteúdo, de linguagem e de forma) condizentes com seu campo de atuação. Constitui-se, portanto, como uma obra independente. Nesta investigação foi realizada uma pesquisa qualitativa, com uma abordagem descritiva-explicativa, tendo como fundamentação teórica o estudo das linguagens literária e audiovisual. Assim foram identificados, descritos e analisados os recursos linguísticos e artísticos utilizados pela produção. Além disso, passaram por avaliação os artifícios visuais, as convenções estéticas, os modos narrativos e os recursos de composição audiovisual empregados pelo meio de comunicação ao adaptar para a TV a linguagem ambígua presente na obra de Machado de Assis. Críticos literários nacionais e internacionais formaram o aporte teórico para a compreensão do conceito de ambiguidade, presente na essência da escrita do narrador de Dom Casmurro. São eles: José Veríssimo (1900), Alfredo Pujol (1917), Mário Matos (1939), Alcides Maya (1942), Lúcia Miguel Pereira (1955), Augusto Meyer (1956), Helen Caldwell (1960), Antonio Candido (1977), Helder Macedo (1991), Silviano Santiago (2000), Roberto Schwarz (2006) e John Gledson (2006). Os textos do pesquisador Salvatore D’Onofrio (2006) complementam as análises sobre os estudos de tipologia e da característica do narrador protagonista, que conduz tanto a narrativa literária quanto a adaptação televisiva. Por fim, o trabalho demonstrou que a partir do emprego de técnicas audiovisuais (planos, cortes, composições e movimentos cinematográficos) a câmera de Capitu (2008) desempenhou um papel provocador. De tal forma que ao evidenciar na tela as particularidades abstratas que caracterizam e compõem a essência conflituosa dos narradores literário e audiovisual a câmera foi capaz de instigar novas interpretações dos leitores-telespectadores. Para tanto, esta pesquisa recorreu aos estudos Gilles Deleuze (1985), Hélio Seixas Guimarães (1995), Eugênio Bucci (2000), Valter Bonasio (2002), Tânia Pellegrini (2003), Antonio Costa (2003), Rudolf Arnheim (2005), Jorge Monclar (2009) e Renato Luiz Pucci Júnior (2011). As reflexões de tais autores conduziram o caminho investigativo para o entendimento da construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na televisão.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-05T12:16:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-05T12:16:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Evelin Gomes da. Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1212
identifier_str_mv SILVA, Evelin Gomes da. Capitu e a construção da ambiguidade imagética de Dom Casmurro na TV. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1212/3/EvelinGomesdaSilva.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1212/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1212/1/EvelinGomesdaSilva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c87f398b5b5475a638d389000f2ba3b
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
42885d5c9f1cdc9dfe0209b5c5025de0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042056792211456