Identificação e avaliação funcional de crianças indígenas Kaiowá e Guarani com deficiência visual e paralisia cerebral de 0 a 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattoso, Maria Goretti da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1343
Resumo: A identificação da deficiência visual na primeira infância entre a população indígena é uma temática inédita e preponderante à intervenção nos primeiros anos de vida, tendo em vista melhores possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a visão funcional e o desenvolvimento global de crianças indígenas Kaiowá e Guarani com paralisia cerebral na faixa etária de zero a cinco anos nas aldeias de Dourados, MS. Os objetivos específicos foram: a) Apresentar revisão literária sobre crianças indígenas com deficiência; b) Mapear crianças indígenas Kaiowá e Guarani que nasceram com deficiência, no período de 2009-2014, de modo a identificar a ocorrência de deficiência visual e paralisia cerebral; c) Adequar os protocolos e instrumentos de avaliação funcional da visão e do desenvolvimento global de acordo com as peculiaridades da cultura indígena Kaiowá e Guarani; d) Avaliar a visão funcional e o desenvolvimento global através do ludo diagnóstico adequado ao contexto indígena e; e) Elaborar um estudo de caso do aluno escolarizado com o plano de orientação pedagógica para o atendimento das necessidades específicas na sala comum e no Atendimento Educacional Especializado. O estudo fundamentou-se na perspectiva socioecológica de Bronfenbrenner, de caráter etnográfico, contando com a participação ativa das famílias na avaliação de cinco crianças indígenas das etnias estudadas. A avaliação das crianças contou com a colaboração de pais e professores indígenas. O ciclo metodológico do estudo compreendeu estudo bibliográfico sobre a temática, mapeamento inicial de crianças indígenas com suspeita de deficiência na primeira infância nascidas entre 2009 e 2014, adequação dos protocolos de avaliação funcional, aplicação do formulário de avaliação na perspectiva dos pais, avaliação funcional da visão e do desenvolvimento global, estudo de caso e orientação pedagógica para a criança escolarizada. Os resultados indicaram que (a) as crianças indígenas com suspeita de deficiência visual não passam por avaliação oftalmológica e por avaliação do sistema funcional da visão; (b) há ausência de Programa de Intervenção Precoce quer na saúde indígena quer na educação especial e (c) os protocolos traduzidos à linguagem dos pais e os recursos e materiais adaptados ao contexto cultural indígena permitiram identificar as necessidades específicas decorrentes da situação da deficiência, bem como refletir com os pais e professores sobre as estratégias para estimulação visual e desenvolvimento dessas crianças. Por fim, o estudo de caso possibilitou reflexões sobre os pontos fortes, as dificuldades e necessidades específicas do educando, bem como trouxe sugestões como atividades, adaptação de recursos e materiais pedagógicos e, principalmente, estratégias de interação, comunicação e linguagem e uso funcional da visão para otimização do desenvolvimento global e para melhores oportunidades de aprendizagem.
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Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1343A identificação da deficiência visual na primeira infância entre a população indígena é uma temática inédita e preponderante à intervenção nos primeiros anos de vida, tendo em vista melhores possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento dessas crianças. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar a visão funcional e o desenvolvimento global de crianças indígenas Kaiowá e Guarani com paralisia cerebral na faixa etária de zero a cinco anos nas aldeias de Dourados, MS. Os objetivos específicos foram: a) Apresentar revisão literária sobre crianças indígenas com deficiência; b) Mapear crianças indígenas Kaiowá e Guarani que nasceram com deficiência, no período de 2009-2014, de modo a identificar a ocorrência de deficiência visual e paralisia cerebral; c) Adequar os protocolos e instrumentos de avaliação funcional da visão e do desenvolvimento global de acordo com as peculiaridades da cultura indígena Kaiowá e Guarani; d) Avaliar a visão funcional e o desenvolvimento global através do ludo diagnóstico adequado ao contexto indígena e; e) Elaborar um estudo de caso do aluno escolarizado com o plano de orientação pedagógica para o atendimento das necessidades específicas na sala comum e no Atendimento Educacional Especializado. O estudo fundamentou-se na perspectiva socioecológica de Bronfenbrenner, de caráter etnográfico, contando com a participação ativa das famílias na avaliação de cinco crianças indígenas das etnias estudadas. A avaliação das crianças contou com a colaboração de pais e professores indígenas. O ciclo metodológico do estudo compreendeu estudo bibliográfico sobre a temática, mapeamento inicial de crianças indígenas com suspeita de deficiência na primeira infância nascidas entre 2009 e 2014, adequação dos protocolos de avaliação funcional, aplicação do formulário de avaliação na perspectiva dos pais, avaliação funcional da visão e do desenvolvimento global, estudo de caso e orientação pedagógica para a criança escolarizada. 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Por fim, o estudo de caso possibilitou reflexões sobre os pontos fortes, as dificuldades e necessidades específicas do educando, bem como trouxe sugestões como atividades, adaptação de recursos e materiais pedagógicos e, principalmente, estratégias de interação, comunicação e linguagem e uso funcional da visão para otimização do desenvolvimento global e para melhores oportunidades de aprendizagem.The identification of visual impairment during the first infancy among indigenous population is still an unprecedented and preponderant thematic for the intervention during the first years of life, considering the better possibilities of learning and development of such children. Thus, this research aimed to evaluate the functional vision and the global development of some indigenous children from Kaiowá and Guarani ethnicities from the indigenous village from Dourados/MS, both with cerebral palsy in an average of age from zero to five years old. The specific aims were: (a) to present a literary review related to indigenous handicapped children; (b) to map up the indigenous children from Kaiwoá and Guarani ethnicities, those born with any deficiency from 2099 to 2014 aiming to identify the frequency of visual impairment and cerebral palsy; (c) to adequate the protocols and instruments for the functional assessment of the vision and of the global development based on the peculiarities of the Kaiwoa and Guarani indigenous culture (d)to assess the functional vision and the global development through the ludic diagnosis adapted to the indigenous context and (e) to perform a case study with a preschool indigenous student under the plan for pedagogical orientation for meeting the specific needs inside both - the common classroom and the specialized educational center. This study is based on the social-ecological perspective of Bronfenbrenner, in a ethnographic characteristic, and counted with the active participation of the children´s families in the evaluation process. The evaluation of the only pre-school child counted with the participation of teachers and parents. The methodological cycle of this study encompassed a bibliographic study about the theme, initial mapping of the indigenous children with any suspect of deficiency born between 2009 and 2014, adaptation of the functional evaluation protocols, application of a survey for the perspective evaluation of the parents, functional evaluation of the vision and global development, case study and pedagogical guidelines for the pre-school child. The results showed that (a) the indigenous children with visual deficiency do not go under any ophthalmologic evaluation nor visual system evaluation; (b) there is a lack of a Precocious Intervention Program in both fields – indigenous health and special education and (c) the protocols translated to the parents’ language and the resources/materials adapted to the children’s context enabled the researchers to identify the specific needs from the situation of deficiency, also for the reflection about the dos and the specific difficulties and needs of the student. It also brought to light some suggestions related to activities, adaptation of the resources and pedagogical materials and, mainly, strategies of interaction, communication and language and the functional use of the vision for optimizing the global development for better opportunities of learning.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-24T19:50:43Z No. of bitstreams: 1 MariaGorettiSilvaMattoso.pdf: 3075614 bytes, checksum: 2650596a0f80b07667408d7700171b0e (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-24T19:50:43Z (GMT). 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