Concurso público para docentes do magistério superior na Universidade Federal da Grande Dourados: operacionalização do processo de 2009 a 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodigheri, Simone
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1355
Resumo: No Brasil não existe uma regulamentação específica para concursos públicos, diversos dispositivos têm sido expedidos para tratar de aspectos específicos. A legislação vigente estabelece diretrizes gerais a respeito dos concursos públicos, fica sob a responsabilidade das Instituições a definição das normas e dos procedimentos necessários para a operacionalização dos certames. O processo de realização de um concurso público divide-se em duas fases distintas e sequenciais: a fase interna e a fase externa. O concurso público para ingresso na Carreira do Magistério Superior apresenta particularidades em relação aos outros tipos de concurso público. Em 25 de setembro de 2014, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) normatizou a realização desse tipo de certame. Esta normatização modificou as normas e os procedimentos realizados para operacionalizar esse tipo de processo no âmbito da instituição. O objetivo desta pesquisa é analisar a operacionalização do concurso público para ingresso na carreira de Professor do Magistério Superior na UFGD, após a publicação da Resolução no 121, de 25 de setembro de 2014 e as práticas adotadas nas duas melhores Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de cada região do país. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a pesquisa documental e a realização de uma entrevista com a responsável pela Coordenadoria do Centro de Seleção (CCS). As categorias de análise foram: responsabilidade pela operacionalização, composição das bancas, realização das inscrições, realização das avaliações e divulgação dos resultados finais. Os resultados demonstraram que há um consenso sobre a necessidade de uma legislação mais específica que contemple todos os aspectos do certame. Demonstraram ainda, que a seleção de docentes é operacionalizada de forma bastante peculiar e predominou a utilização dos recursos tecnológicos em momentos específicos do processo e de forma complementar ao processo nas 10 IFES pesquisadas. E por fim demonstraram que as normas aprovadas na UFGD carecem de revisão a fim de sanar as dificuldades operacionais apresentadas durante o processo. Desta forma, propõem-se melhorias para a resolução aprovada em setembro de 2014 e para os procedimentos operacionais do concurso docente da UFGD, apoiado nas práticas adotadas em outras universidades do país.
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A legislação vigente estabelece diretrizes gerais a respeito dos concursos públicos, fica sob a responsabilidade das Instituições a definição das normas e dos procedimentos necessários para a operacionalização dos certames. O processo de realização de um concurso público divide-se em duas fases distintas e sequenciais: a fase interna e a fase externa. O concurso público para ingresso na Carreira do Magistério Superior apresenta particularidades em relação aos outros tipos de concurso público. Em 25 de setembro de 2014, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) normatizou a realização desse tipo de certame. Esta normatização modificou as normas e os procedimentos realizados para operacionalizar esse tipo de processo no âmbito da instituição. O objetivo desta pesquisa é analisar a operacionalização do concurso público para ingresso na carreira de Professor do Magistério Superior na UFGD, após a publicação da Resolução no 121, de 25 de setembro de 2014 e as práticas adotadas nas duas melhores Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de cada região do país. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a pesquisa documental e a realização de uma entrevista com a responsável pela Coordenadoria do Centro de Seleção (CCS). As categorias de análise foram: responsabilidade pela operacionalização, composição das bancas, realização das inscrições, realização das avaliações e divulgação dos resultados finais. Os resultados demonstraram que há um consenso sobre a necessidade de uma legislação mais específica que contemple todos os aspectos do certame. Demonstraram ainda, que a seleção de docentes é operacionalizada de forma bastante peculiar e predominou a utilização dos recursos tecnológicos em momentos específicos do processo e de forma complementar ao processo nas 10 IFES pesquisadas. E por fim demonstraram que as normas aprovadas na UFGD carecem de revisão a fim de sanar as dificuldades operacionais apresentadas durante o processo. Desta forma, propõem-se melhorias para a resolução aprovada em setembro de 2014 e para os procedimentos operacionais do concurso docente da UFGD, apoiado nas práticas adotadas em outras universidades do país.In Brazil there is no specific regulation for public procurement, many devices have been dispatched to deal with specific aspects. The legislation lays down general guidelines regarding public procurement is the responsibility of the institutions the definition of standards and procedures necessary for the operation of exhibitions. The process of conducting a public tender is divided into two distinct and sequential phases: the internal phase and the external phase. The public tender for entry to the Superior Teaching Career presents particular in relation to other types of public tender. On 25 September 2014, the Federal University of Grande Dourados (UFGD) approved the holding of such event. This regulation has changed the rules and procedures performed to operationalize this type of process within the institution. The objective of this research is to analyze the operation of the public tender for admission to the Superior Teaching Professor career in UFGD after the publication of Resolution no 121 of 25 September 2014 and practices in the two best Higher Education Federal Institutions (IFES) from each region of the country. The methodology used for the development of this work was the documentary research and conducting an interview with the responsible for the Coordination Selection Center (CCS). The categories were: responsibility for the operation, composition of the stalls, carrying out the registration, carrying out assessments and dissemination of the final results. The results showed that there is a consensus on the need for more specific legislation covering all aspects of the event. They demonstrated also that the selection of teachers is operationalized in a very peculiar and predominant use of technological resources at specific times of the process and to complement the process in 10 IFES surveyed. And finally demonstrated that the rules adopted in UFGD need to be revised in order to address the operational difficulties presented in the proceedings. Thus, we propose improvements to the resolution adopted in September 2014 and the operational procedures of the teaching contest UFGD, supported by the practices adopted in other universities in the country.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-07-25T18:38:50Z No. of bitstreams: 1 SimoneRodigheri.pdf: 734541 bytes, checksum: 4c674239827187321cfb011aeb9ef1d7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-25T18:38:50Z (GMT). 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