A Filosofia no currículo do ensino médio de Mato Grosso do Sul: aspectos normativos e conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, André Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/625
Resumo: A presente dissertação surgiu de algumas inquietações despertadas na prática educacional e ao tomarmos conhecimento dos Referenciais Curriculares Estaduais de Mato Grosso do Sul para a disciplina de filosofia. Os Referenciais querem garantir aos estudantes competências e habilidades, por meio do ensino dessa disciplina. Tais competências, estabelecidas pelo estado, nos levam, neste trabalho, a refletir sobre os aspectos legais e conceituais que norteiam o ensino de filosofia no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul. A filosofia voltou a ser disciplina obrigatória nas escolas estaduais do referido estado desde o ano de 2001. Dessa forma, busca-se neste trabalho, por meio de um estudo teórico documental, compreender por quais motivos o ensino de filosofia se fez presente novamente nas escolas estaduais e o que se espera da filosofia enquanto componente curricular. Revisando a história da disciplina de filosofia na educação brasileira, constatamos que esta se caracterizou como uma disciplina intermitente no currículo, pois, conforme as tendências políticas administrativas daqueles que exerciam o poder, era inserida ou retirada do currículo. Quanto aos aspectos conceituais presentes nas normatizações, percebemos que os conceitos de cidadania e autonomia intelectual estão estritamente relacionados com a filosofia. Dessa forma, compreendemos que, do ponto de vista normativo, a filosofia deve estar presente no currículo para colaborar na formação para a cidadania e para a autonomia intelectual. Tal relação entre filosofia, cidadania e autonomia se torna complexa, devido ao fato de que os conceitos não são unívocos e também devido à realidade e às condições materiais do ensino da disciplina, tais como a carga horária, o volume de conteúdos que devem ser ministrados, as competências e habilidades que devem ser adquiridas e a formação dos professores. Essas condições, a nosso ver, dificultam um desenvolvimento adequado do ensino de filosofia junto aos estudantes.
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Tais competências, estabelecidas pelo estado, nos levam, neste trabalho, a refletir sobre os aspectos legais e conceituais que norteiam o ensino de filosofia no Brasil e no estado de Mato Grosso do Sul. A filosofia voltou a ser disciplina obrigatória nas escolas estaduais do referido estado desde o ano de 2001. Dessa forma, busca-se neste trabalho, por meio de um estudo teórico documental, compreender por quais motivos o ensino de filosofia se fez presente novamente nas escolas estaduais e o que se espera da filosofia enquanto componente curricular. Revisando a história da disciplina de filosofia na educação brasileira, constatamos que esta se caracterizou como uma disciplina intermitente no currículo, pois, conforme as tendências políticas administrativas daqueles que exerciam o poder, era inserida ou retirada do currículo. Quanto aos aspectos conceituais presentes nas normatizações, percebemos que os conceitos de cidadania e autonomia intelectual estão estritamente relacionados com a filosofia. Dessa forma, compreendemos que, do ponto de vista normativo, a filosofia deve estar presente no currículo para colaborar na formação para a cidadania e para a autonomia intelectual. Tal relação entre filosofia, cidadania e autonomia se torna complexa, devido ao fato de que os conceitos não são unívocos e também devido à realidade e às condições materiais do ensino da disciplina, tais como a carga horária, o volume de conteúdos que devem ser ministrados, as competências e habilidades que devem ser adquiridas e a formação dos professores. Essas condições, a nosso ver, dificultam um desenvolvimento adequado do ensino de filosofia junto aos estudantes.This work arose from some concerns aroused in educational practice and become aware of Curriculum Benchmarks State of Mato Grosso do Sul to the discipline of philosophy. The Benchmarks want to ensure students skills and abilities, through the teaching of this discipline. Such powers, established by the state, lead us in this work to reflect on the legal aspects and concepts that guide the teaching of philosophy in Brazil and the state of Mato Grosso do Sul philosophy again became compulsory in state schools of that state since the year 2001. Thus, the aim of this work, through a theoretical document, understand for what reasons the teaching of philosophy was present again in the public schools and what is expected as part of the philosophy curriculum. Reviewing the history of the discipline of philosophy in education in Brazil, we found that this was characterized as an intermittent course in the curriculum because, according to the political tendencies of those who exercised administrative power, was inserted or removed from the curriculum. As for the conceptual aspects present in norms, we realize that the concepts of citizenship and intellectual autonomy are closely related to philosophy. Thus, we understand that the normative point of view, philosophy must be present in the curriculum to assist in training for citizenship and intellectual autonomy. This relationship between philosophy, citizenship and autonomy becomes complex due to the fact that the concepts are not unequivocal and also because of the reality and the material conditions of teaching discipline, such as workload, the volume of content to be taught , competencies and skills that must be acquired and teacher training. These conditions, in our view, hinder a proper development of the teaching of philosophy with the students.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-17T13:13:50Z No. of bitstreams: 1 AndreSoaresFerreira.pdf: 1009845 bytes, checksum: 75e3506d609f3f2b6f96f04ae5fbb131 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-17T13:13:50Z (GMT). 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