Estudo experimental do concreto permeável para pavimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geovana Carla Gatto da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2332
Resumo: O pavimento permeável é um dispositivo que permite a infiltração de águas pluviais, devolvendo-as ao lençol freático sem que sobrecarreguem o sistema de drenagem, atenuando os picos de cheia urbana. O presente trabalho teve por objetivo estudar concretos porosos destinado ao revestimento de pavimentos permeáveis em áreas de tráfego de pedestres. Produziu-se dois concretos diferentes com variação do diâmetro máximo característico dos agregados graúdos para identificar a influência do mesmo em características físicas e mecânicas do concreto. Para isto, foram realizados ensaios de: massa específica aparente seca, índice de vazios, permeabilidade à carga constante e resistência à compressão uniaxial. Acreditou-se que o diâmetro máximo característico do agregado graúdo não influenciou nas características estudadas, mas sim na faixa de variação granulométrica do agregado empregado. O traço com variação mais uniforme apresentou melhores resultados em todas as características.
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Produziu-se dois concretos diferentes com variação do diâmetro máximo característico dos agregados graúdos para identificar a influência do mesmo em características físicas e mecânicas do concreto. Para isto, foram realizados ensaios de: massa específica aparente seca, índice de vazios, permeabilidade à carga constante e resistência à compressão uniaxial. Acreditou-se que o diâmetro máximo característico do agregado graúdo não influenciou nas características estudadas, mas sim na faixa de variação granulométrica do agregado empregado. O traço com variação mais uniforme apresentou melhores resultados em todas as características.The porous paving is a sustainable alternative that allows the rainwater’s infiltration, leading it back to the water table, without it overloading the drainage system, mitigating the urban floods’ highs. This work’s purpose was to study porous concrete destinated to permeable paving’s covering in pedestrian’s traffic’s areas. Two different concretes were made with the variation of the characteristic maximum diameter of the coarse aggregates to identify the influence of itself in the concrete’s physics and mechanical characteristics. In this regard, tests were made, including: apparent dryness specific mass, loopholes rates, constant load permeability and uniaxial compression resistance. According to the results, the relation within the characteristics determinated in the tests and the characteristic maximum diameter was analyzed in the concrete’s trace. It was belived that the characteristic maximum diameter of the coarse aggregate didn’t influence the studied characteristics, but rather the range of particle size variation of the employed aggregate. The trace with more uniform variation presented better results in all characteristics.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-01-24T16:49:51Z No. of bitstreams: 1 GeovanaCarlaGattodaSilva.pdf: 952075 bytes, checksum: 6903e5c466b712ea4391dc386c919ab6 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-24T16:49:51Z (GMT). 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