Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681 |
Resumo: | Com um cenário extremamente competitivo as micro e pequenas empresas (MPE’s) do comércio varejista do setor do vestuário de Dourados/MS precisam buscar constantemente diferentes formas de se manter no mercado e se destacar frente a concorrência, ainda mais quando dados apontam que empresas desse porte têm um número elevado de baixas. Frente a isso o marketing pode se tornar um diferencial competitivo quando utilizado de forma correta, pois possibilita um crescimento das vendas que pode acarretar em uma maior participação no mercado. Assim, esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos gestores de MPE’s sobre marketing e como eles fazem uso das práticas mercadológicas em suas empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa por meio de aplicação de questionários com questões objetivas aos gestores dessas organizações. Por fim, constatou-se que o nível de conhecimento de práticas de marketing por parte desses gestores é limitado e isso acaba por diminuir o potencial que esse gestor tem para aplicar as práticas mercadológicas em sua empresa. |
id |
UFGD-2_70ec8e3f632ecb39a9f75cf9a3355c0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/1681 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889Mendonça, Jane Corrêa Alveshttp://lattes.cnpq.br/8439393300744502http://lattes.cnpq.br/Freitas, Rauly Oliveira2019-09-11T18:05:26Z2019-09-11T18:05:26Z2019-03-19FREITAS, Rauly Oliveira. Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681Com um cenário extremamente competitivo as micro e pequenas empresas (MPE’s) do comércio varejista do setor do vestuário de Dourados/MS precisam buscar constantemente diferentes formas de se manter no mercado e se destacar frente a concorrência, ainda mais quando dados apontam que empresas desse porte têm um número elevado de baixas. Frente a isso o marketing pode se tornar um diferencial competitivo quando utilizado de forma correta, pois possibilita um crescimento das vendas que pode acarretar em uma maior participação no mercado. Assim, esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos gestores de MPE’s sobre marketing e como eles fazem uso das práticas mercadológicas em suas empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa por meio de aplicação de questionários com questões objetivas aos gestores dessas organizações. Por fim, constatou-se que o nível de conhecimento de práticas de marketing por parte desses gestores é limitado e isso acaba por diminuir o potencial que esse gestor tem para aplicar as práticas mercadológicas em sua empresa.With an extremely competitive scenario the micro and small enterprises (MPE's) of the retail apparel trade of Dourados/MS need to seek more and more ways to stay in the market and stand out against the competition, even more when data point out that Companies of this size have a high number of casualties. In the face of this, marketing can become a competitive advantage when used correctly, as it enables a sales growth that can lead to greater market share. Thus, this work aimed to analyze the knowledge of MPE's gestures about marketing and how they make use of market practices in their companies. The research was carried out in a quantitative and qualitative manner through the application of questionnaires with objective questions to the managers of these organizations. Finally, it was found that the level of knowledge of marketing practices by these managers is limited and this ultimately decreases the potential that this manager has to apply the market practices in his company.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-11T18:05:26Z No. of bitstreams: 1 RaulyOliveiraFreitas.pdf: 826727 bytes, checksum: 3bc46660c9007018a2b07f555ca365cb (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-11T18:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaulyOliveiraFreitas.pdf: 826727 bytes, checksum: 3bc46660c9007018a2b07f555ca365cb (MD5) Previous issue date: 2019-03-19porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPequenas empresasSmall businessMarketingMarketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTRaulyOliveiraFreitas.pdf.txtRaulyOliveiraFreitas.pdf.txtExtracted texttext/plain134958https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/3/RaulyOliveiraFreitas.pdf.txtc994d48db234f700d924a23be9ff7eaaMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALRaulyOliveiraFreitas.pdfRaulyOliveiraFreitas.pdfapplication/pdf826727https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/1/RaulyOliveiraFreitas.pdf3bc46660c9007018a2b07f555ca365cbMD51prefix/16812023-09-14 01:44:01.294oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:44:01Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s |
title |
Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s |
spellingShingle |
Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s Freitas, Rauly Oliveira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Pequenas empresas Small business Marketing |
title_short |
Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s |
title_full |
Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s |
title_fullStr |
Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s |
title_full_unstemmed |
Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s |
title_sort |
Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s |
author |
Freitas, Rauly Oliveira |
author_facet |
Freitas, Rauly Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, José Jair Soares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5727031233026272 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dutra, Fábio Mascarenhas |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1193767417072889 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mendonça, Jane Corrêa Alves |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8439393300744502 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Rauly Oliveira |
contributor_str_mv |
Viana, José Jair Soares Dutra, Fábio Mascarenhas Mendonça, Jane Corrêa Alves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Pequenas empresas Small business Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pequenas empresas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Small business Marketing |
description |
Com um cenário extremamente competitivo as micro e pequenas empresas (MPE’s) do comércio varejista do setor do vestuário de Dourados/MS precisam buscar constantemente diferentes formas de se manter no mercado e se destacar frente a concorrência, ainda mais quando dados apontam que empresas desse porte têm um número elevado de baixas. Frente a isso o marketing pode se tornar um diferencial competitivo quando utilizado de forma correta, pois possibilita um crescimento das vendas que pode acarretar em uma maior participação no mercado. Assim, esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos gestores de MPE’s sobre marketing e como eles fazem uso das práticas mercadológicas em suas empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa por meio de aplicação de questionários com questões objetivas aos gestores dessas organizações. Por fim, constatou-se que o nível de conhecimento de práticas de marketing por parte desses gestores é limitado e isso acaba por diminuir o potencial que esse gestor tem para aplicar as práticas mercadológicas em sua empresa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-11T18:05:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-11T18:05:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FREITAS, Rauly Oliveira. Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Rauly Oliveira. Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/3/RaulyOliveiraFreitas.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/1/RaulyOliveiraFreitas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c994d48db234f700d924a23be9ff7eaa 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 3bc46660c9007018a2b07f555ca365cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813278365598089216 |