Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rauly Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681
Resumo: Com um cenário extremamente competitivo as micro e pequenas empresas (MPE’s) do comércio varejista do setor do vestuário de Dourados/MS precisam buscar constantemente diferentes formas de se manter no mercado e se destacar frente a concorrência, ainda mais quando dados apontam que empresas desse porte têm um número elevado de baixas. Frente a isso o marketing pode se tornar um diferencial competitivo quando utilizado de forma correta, pois possibilita um crescimento das vendas que pode acarretar em uma maior participação no mercado. Assim, esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos gestores de MPE’s sobre marketing e como eles fazem uso das práticas mercadológicas em suas empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa por meio de aplicação de questionários com questões objetivas aos gestores dessas organizações. Por fim, constatou-se que o nível de conhecimento de práticas de marketing por parte desses gestores é limitado e isso acaba por diminuir o potencial que esse gestor tem para aplicar as práticas mercadológicas em sua empresa.
id UFGD-2_70ec8e3f632ecb39a9f75cf9a3355c0d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/1681
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889Mendonça, Jane Corrêa Alveshttp://lattes.cnpq.br/8439393300744502http://lattes.cnpq.br/Freitas, Rauly Oliveira2019-09-11T18:05:26Z2019-09-11T18:05:26Z2019-03-19FREITAS, Rauly Oliveira. Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681Com um cenário extremamente competitivo as micro e pequenas empresas (MPE’s) do comércio varejista do setor do vestuário de Dourados/MS precisam buscar constantemente diferentes formas de se manter no mercado e se destacar frente a concorrência, ainda mais quando dados apontam que empresas desse porte têm um número elevado de baixas. Frente a isso o marketing pode se tornar um diferencial competitivo quando utilizado de forma correta, pois possibilita um crescimento das vendas que pode acarretar em uma maior participação no mercado. Assim, esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos gestores de MPE’s sobre marketing e como eles fazem uso das práticas mercadológicas em suas empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa por meio de aplicação de questionários com questões objetivas aos gestores dessas organizações. Por fim, constatou-se que o nível de conhecimento de práticas de marketing por parte desses gestores é limitado e isso acaba por diminuir o potencial que esse gestor tem para aplicar as práticas mercadológicas em sua empresa.With an extremely competitive scenario the micro and small enterprises (MPE's) of the retail apparel trade of Dourados/MS need to seek more and more ways to stay in the market and stand out against the competition, even more when data point out that Companies of this size have a high number of casualties. In the face of this, marketing can become a competitive advantage when used correctly, as it enables a sales growth that can lead to greater market share. Thus, this work aimed to analyze the knowledge of MPE's gestures about marketing and how they make use of market practices in their companies. The research was carried out in a quantitative and qualitative manner through the application of questionnaires with objective questions to the managers of these organizations. Finally, it was found that the level of knowledge of marketing practices by these managers is limited and this ultimately decreases the potential that this manager has to apply the market practices in his company.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-09-11T18:05:26Z No. of bitstreams: 1 RaulyOliveiraFreitas.pdf: 826727 bytes, checksum: 3bc46660c9007018a2b07f555ca365cb (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-11T18:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RaulyOliveiraFreitas.pdf: 826727 bytes, checksum: 3bc46660c9007018a2b07f555ca365cb (MD5) Previous issue date: 2019-03-19porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPequenas empresasSmall businessMarketingMarketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTRaulyOliveiraFreitas.pdf.txtRaulyOliveiraFreitas.pdf.txtExtracted texttext/plain134958https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/3/RaulyOliveiraFreitas.pdf.txtc994d48db234f700d924a23be9ff7eaaMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALRaulyOliveiraFreitas.pdfRaulyOliveiraFreitas.pdfapplication/pdf826727https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/1/RaulyOliveiraFreitas.pdf3bc46660c9007018a2b07f555ca365cbMD51prefix/16812023-09-14 01:44:01.294oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:44:01Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
title Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
spellingShingle Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
Freitas, Rauly Oliveira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Pequenas empresas
Small business
Marketing
title_short Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
title_full Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
title_fullStr Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
title_full_unstemmed Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
title_sort Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s
author Freitas, Rauly Oliveira
author_facet Freitas, Rauly Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1193767417072889
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mendonça, Jane Corrêa Alves
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8439393300744502
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Rauly Oliveira
contributor_str_mv Viana, José Jair Soares
Dutra, Fábio Mascarenhas
Mendonça, Jane Corrêa Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Pequenas empresas
Small business
Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Pequenas empresas
dc.subject.eng.fl_str_mv Small business
Marketing
description Com um cenário extremamente competitivo as micro e pequenas empresas (MPE’s) do comércio varejista do setor do vestuário de Dourados/MS precisam buscar constantemente diferentes formas de se manter no mercado e se destacar frente a concorrência, ainda mais quando dados apontam que empresas desse porte têm um número elevado de baixas. Frente a isso o marketing pode se tornar um diferencial competitivo quando utilizado de forma correta, pois possibilita um crescimento das vendas que pode acarretar em uma maior participação no mercado. Assim, esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos gestores de MPE’s sobre marketing e como eles fazem uso das práticas mercadológicas em suas empresas. A pesquisa foi realizada de forma quantitativa e qualitativa por meio de aplicação de questionários com questões objetivas aos gestores dessas organizações. Por fim, constatou-se que o nível de conhecimento de práticas de marketing por parte desses gestores é limitado e isso acaba por diminuir o potencial que esse gestor tem para aplicar as práticas mercadológicas em sua empresa.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T18:05:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-11T18:05:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Rauly Oliveira. Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681
identifier_str_mv FREITAS, Rauly Oliveira. Marketing de varejo: um estudo do conhecimento de gestores de MPE’s. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2019.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/3/RaulyOliveiraFreitas.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/1681/1/RaulyOliveiraFreitas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c994d48db234f700d924a23be9ff7eaa
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
3bc46660c9007018a2b07f555ca365cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813278365598089216