Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Mauro Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4296
Resumo: Em 2013 as MPE’s representavam 99% dos estabelecimentos do país, sendo responsáveis por 17,1 milhões de empregos formais privados e 42% da massa salarial. Gestão financeira inadequada, falta de capacitação para a gestão, ausência de planejamento a longo prazo, desconhecimento ou conhecimento insuficiente do mercado em que vai atuar e a carência de uma política eficaz de gestão dos recursos humanos são os fatores que mais se destacam quando se relaciona as dificuldades de sobrevivência das MPE’s. Representando 99% das empresas brasileiras se questiona se as MPE’s aumentariam sua participação na formação do PIB nacional à medida que as principais deficiências na sua gestão fossem identificadas e controladas ou atenuadas através da utilização de um planejamento estratégico ´compatível com a sua realidade. O objetivo desta dissertação é propor um modelo de planejamento estratégico para as MPE’s que utilize as ações de identificação e desenvolvimento de vantagens competitivas e fomentação da cultura de planejamento de longo prazo. Se utilizou uma revisão bibliográfica substancial e um estudo de caso em três MPE’s da cidade de Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Este estudo de caso se fundamentou por uma postura interpretativista com uma pesquisa exploratória sobre o fato. A análise sobre a amostra da pesquisa concluiu que as empresas reconhecem a necessidade de aperfeiçoar seus processos de gestão a fim de obterem uma maior rentabilidade; que a ausência ou ineficiência em um planejamento estratégico representam uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas MPE’s. A pesquisa também enfatiza a relevância da cultura empreendedora nas organizações. Os empreendedores pesquisados, apesar de reconhecerem as suas limitações, sejam elas técnicas, de recursos materiais e/ou humanos, validam o planejamento estratégico e o empreendedorismo como ferramentas essenciais ao sucesso das MPE’s.
id UFF-2_5141a99867521b650d8903c462d274a2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4296
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo casoMicro e pequena empresaEstratégiaEmpreendedorismoGestãoAdministração estratégicaPequena e média empresaEmpreendedorismoSmall businessStrategyEntrepreneurshipManagementEm 2013 as MPE’s representavam 99% dos estabelecimentos do país, sendo responsáveis por 17,1 milhões de empregos formais privados e 42% da massa salarial. Gestão financeira inadequada, falta de capacitação para a gestão, ausência de planejamento a longo prazo, desconhecimento ou conhecimento insuficiente do mercado em que vai atuar e a carência de uma política eficaz de gestão dos recursos humanos são os fatores que mais se destacam quando se relaciona as dificuldades de sobrevivência das MPE’s. Representando 99% das empresas brasileiras se questiona se as MPE’s aumentariam sua participação na formação do PIB nacional à medida que as principais deficiências na sua gestão fossem identificadas e controladas ou atenuadas através da utilização de um planejamento estratégico ´compatível com a sua realidade. O objetivo desta dissertação é propor um modelo de planejamento estratégico para as MPE’s que utilize as ações de identificação e desenvolvimento de vantagens competitivas e fomentação da cultura de planejamento de longo prazo. Se utilizou uma revisão bibliográfica substancial e um estudo de caso em três MPE’s da cidade de Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Este estudo de caso se fundamentou por uma postura interpretativista com uma pesquisa exploratória sobre o fato. A análise sobre a amostra da pesquisa concluiu que as empresas reconhecem a necessidade de aperfeiçoar seus processos de gestão a fim de obterem uma maior rentabilidade; que a ausência ou ineficiência em um planejamento estratégico representam uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas MPE’s. A pesquisa também enfatiza a relevância da cultura empreendedora nas organizações. Os empreendedores pesquisados, apesar de reconhecerem as suas limitações, sejam elas técnicas, de recursos materiais e/ou humanos, validam o planejamento estratégico e o empreendedorismo como ferramentas essenciais ao sucesso das MPE’s.In 2013 small brazilian business were about 99% of establishments in the country, being responsible for 17.1 million formal private jobs and 42% of total wages. Inadequate financial management, lack of management capacity and long-term planning, ignorance or insufficient knowledge of its operating market and lack of an effective human resource management policy are the factors that stands out when relating the difficulties of small business survival. Representing 99% of Brazilian companies, it wonders whether the small business could not increase their participation in the formation of national GDP as the main deficiencies in management were identified and controlled or mitigated by the using of a feasible strategic planning to its reality. This dissertation goal is to propose a strategic planning model for small business using the actions of identification and development of competitive advantages and fostering of long-term planning culture. It was used a substantial bibliographic review and a case study in three Araruama's city small business, state of Rio de Janeiro. This case study was based on an interpretative stance with a deductive approach about the fact. The analysis of the universe surveyed concluded that companies recognize their need to improve the management processes in order to achieve greater profitability, and that the absence or inefficiency in strategic planning are some of the most responsibles for difficulties faced by small business. The research also emphasizes the importance of entrepreneurial culture in organizations. The surveyed entrepreneurs, despite recognizing their imitations, being them technical, material and/or human resources, validate strategic planning and entrepreneurship essential to the success of small business.Universidade Federal FluminenseNiteróiVieira Neto, JulioMeiriño, Marcelo JasmimOliveira, Saulo Barbará deMarinho, Mauro Soares2017-08-24T14:48:49Z2017-08-24T14:48:49Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4296Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:21:12Zoai:app.uff.br:1/4296Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:21:12Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso
title Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso
spellingShingle Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso
Marinho, Mauro Soares
Micro e pequena empresa
Estratégia
Empreendedorismo
Gestão
Administração estratégica
Pequena e média empresa
Empreendedorismo
Small business
Strategy
Entrepreneurship
Management
title_short Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso
title_full Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso
title_fullStr Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso
title_full_unstemmed Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso
title_sort Proposta de modelo de gestão estratégica para o desenvolvimento das MPE’s: um estudo de múltiplo caso
author Marinho, Mauro Soares
author_facet Marinho, Mauro Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira Neto, Julio
Meiriño, Marcelo Jasmim
Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Mauro Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Micro e pequena empresa
Estratégia
Empreendedorismo
Gestão
Administração estratégica
Pequena e média empresa
Empreendedorismo
Small business
Strategy
Entrepreneurship
Management
topic Micro e pequena empresa
Estratégia
Empreendedorismo
Gestão
Administração estratégica
Pequena e média empresa
Empreendedorismo
Small business
Strategy
Entrepreneurship
Management
description Em 2013 as MPE’s representavam 99% dos estabelecimentos do país, sendo responsáveis por 17,1 milhões de empregos formais privados e 42% da massa salarial. Gestão financeira inadequada, falta de capacitação para a gestão, ausência de planejamento a longo prazo, desconhecimento ou conhecimento insuficiente do mercado em que vai atuar e a carência de uma política eficaz de gestão dos recursos humanos são os fatores que mais se destacam quando se relaciona as dificuldades de sobrevivência das MPE’s. Representando 99% das empresas brasileiras se questiona se as MPE’s aumentariam sua participação na formação do PIB nacional à medida que as principais deficiências na sua gestão fossem identificadas e controladas ou atenuadas através da utilização de um planejamento estratégico ´compatível com a sua realidade. O objetivo desta dissertação é propor um modelo de planejamento estratégico para as MPE’s que utilize as ações de identificação e desenvolvimento de vantagens competitivas e fomentação da cultura de planejamento de longo prazo. Se utilizou uma revisão bibliográfica substancial e um estudo de caso em três MPE’s da cidade de Araruama, Estado do Rio de Janeiro. Este estudo de caso se fundamentou por uma postura interpretativista com uma pesquisa exploratória sobre o fato. A análise sobre a amostra da pesquisa concluiu que as empresas reconhecem a necessidade de aperfeiçoar seus processos de gestão a fim de obterem uma maior rentabilidade; que a ausência ou ineficiência em um planejamento estratégico representam uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas MPE’s. A pesquisa também enfatiza a relevância da cultura empreendedora nas organizações. Os empreendedores pesquisados, apesar de reconhecerem as suas limitações, sejam elas técnicas, de recursos materiais e/ou humanos, validam o planejamento estratégico e o empreendedorismo como ferramentas essenciais ao sucesso das MPE’s.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-08-24T14:48:49Z
2017-08-24T14:48:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4296
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4296
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135398125666304