Metodologia de avaliação de calçada em uma cidade pequena do interior do estado de Mato Grosso do Sul
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5864 |
Resumo: | Considerando a ausência de estudos focados em pequenos centros urbanos e a necessidade de fomentar a caminhabilidade em detrimento do uso de automóveis, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia de avaliação de calçadas direcionada a cidades pequenas. Inicialmente, realizou-se um levantamento das metodologias existentes, considerando o porte das cidades para as quais eram destinadas. Em seguida, foram identificados todos os parâmetros avaliados, selecionando aqueles mais relevantes e condizentes com a realidade das cidades pequenas. Os itens avaliados foram categorizados nos parâmetros de Segurança e Seguridade, Atratividade, Infraestrutura, Acessibilidade e Conforto Ambiental, resultando em uma avaliação geral obtida pela média de todos os parâmetros. Para incorporar a perspectiva da população, aplicou-se um questionário para estabelecer graus de importância aos parâmetros de avaliação. O estudo de caso concentrou-se na cidade de Jardim-MS, abrangendo um recorte espacial de 11 quadras na região central. O resultado indica que, em média, a avaliação das calçadas na área de estudo foi predominantemente "bom" e "regular". Uma análise mais detalhada de cada parâmetro revela alguns aspectos negativos, como rebaixos em desacordo com as normas, falta de conexão entre rampas e faixas de pedestre, arborização insuficiente e obstrução da faixa livre. Por outro lado, pontos fortes, como boa infraestrutura e vitalidade da área, também foram identificados. Em última análise, este estudo busca fornecer subsídios para orientar gestores públicos de cidades pequenas em intervenções urbanas futuras. |
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Inicialmente, realizou-se um levantamento das metodologias existentes, considerando o porte das cidades para as quais eram destinadas. Em seguida, foram identificados todos os parâmetros avaliados, selecionando aqueles mais relevantes e condizentes com a realidade das cidades pequenas. Os itens avaliados foram categorizados nos parâmetros de Segurança e Seguridade, Atratividade, Infraestrutura, Acessibilidade e Conforto Ambiental, resultando em uma avaliação geral obtida pela média de todos os parâmetros. Para incorporar a perspectiva da população, aplicou-se um questionário para estabelecer graus de importância aos parâmetros de avaliação. O estudo de caso concentrou-se na cidade de Jardim-MS, abrangendo um recorte espacial de 11 quadras na região central. O resultado indica que, em média, a avaliação das calçadas na área de estudo foi predominantemente "bom" e "regular". Uma análise mais detalhada de cada parâmetro revela alguns aspectos negativos, como rebaixos em desacordo com as normas, falta de conexão entre rampas e faixas de pedestre, arborização insuficiente e obstrução da faixa livre. Por outro lado, pontos fortes, como boa infraestrutura e vitalidade da área, também foram identificados. Em última análise, este estudo busca fornecer subsídios para orientar gestores públicos de cidades pequenas em intervenções urbanas futuras.Considering the absence of studies focused on small urban centers and the need to promote walkability over the use of automobiles, the objective of this work is to develop a sidewalk assessment methodology targeted at small cities. Initially, a survey of existing methodologies was conducted, taking into account the size of the cities for which they were intended. Next, all evaluated parameters were identified, selecting those most relevant and consistent with the reality of small cities. The assessed items were categorized into the parameters of Safety and Security, Attractiveness, Infrastructure, Accessibility, and Environmental Comfort, resulting in an overall assessment obtained by averaging all parameters. To incorporate the perspective of the population, a questionnaire was applied to establish degrees of importance for the assessment parameters. The case study focused on the city of Jardim-MS, covering a spatial cut of 11 blocks in the central region. The results indicate that, on average, the assessment of sidewalks in the study area was predominantly "good" and "fair." A more detailed analysis of each parameter reveals some negative aspects, such as curb ramps not in compliance with standards, lack of connection between ramps and crosswalks, insufficient tree coverage, and obstruction of the clear path. On the other hand, strengths, such as good infrastructure and vitality of the area, were also identified. Ultimately, this study seeks to provide insights to guide public managers of small cities in future urban interventions.Submitted by Givaldo Ramos da Silva Filho (givaldofilho@ufgd.edu.br) on 2024-09-16T22:32:12Z No. of bitstreams: 1 CibeleRunichiFonseca.pdf: 29402940 bytes, checksum: 44f82b8eb526722b7317de79ead33ee8 (MD5)Made available in DSpace on 2024-09-16T22:32:13Z (GMT). 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