Levantamento e registro do comportamento socioambiental Terena por meio de marcadores espaço-temporais: aproximação aos conhecimentos dos troncos velhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingo, Sandra Ventura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5201
Resumo: Enepora ituketi hara koyuho, kixoku itukeovo enepora meun enepo essaíkovo kixoku itukeovo ya xoko Terêna. Motovâti vexea hunokoku vemeuxa, kixoaku vêxea kuanemaka vexokea xapakuke inamati xâne, motovati xunaiyea xoko emeuxa. Enepora exetinati hara koyuho exôneti ya emo’utike yoko kamone ûti iyonopatike ya kuatike kanauti vítukeovo, kuane kuati kixoku yonea, ivavakea enepo’oxo vexea apeinoviti ya xapakuke ho’í, kîxoku itukeovo Têrenoe. Enepora exôneti hiko hara omoto’uxo poí’hiko apeyati, motovâti akoyea aueke’e vexêa, yoko vivavakea vemeuxa, yoko vipuxovoku ûti Têrenoe. Enepo’oxo, exokovea kanauti exetina xanehiko, kuteati enepone inuxinuviti, xuve’einoviti yoko pîtivokona ûti, ya xoko vexeaku unatiyea óvea. Motovâti vexea kuati vekeku ra’a ituketi. Konoko veiyoponea kuxoti exoneti, kuanemaka inamati issoneuti, kuanehiko exôneti ya xoko kûxoti xâne pihotinehiko, exonetihiko, ya xoko kuxotihiko xâne, pohutineke ya koyuhó kuati, xapa viyêno, kuteati hâ’á-xe’exa, oxûti-amorití. Enepora issoneuti enomone yutoxeovo ra’a exoneti motovâti akoyea auke’é vo’oku ra’á essaikeovo kueku ra’a meun, kuanemaka epora kixoku itukeovo inamatihiko Têrenoe. Enomone, konokino yutoxeovo, vo’oku enepone Têrenoe ya koyuho kuetike unakea ne êxone. Veyopônokono exôneti ya koyuhopetike yoko ya xâne, ya koyuhó kuetike. Motovâti exeamaka enepone inamatihiko xâne. Eneponehiko kuati nokone vexeahiko ainovo motovâti vihikaxopeovó kueku Têrenoe pihotihiko kaxe. Kuteatihiko: a) ukeaku, ya kîxoku simea yara ipuxovoku ko’oyene; b) exoneti xoko kixoku itukeovo kaxe pihotihiko; c) Kixoku nikea yoko ukeaku nîka; d) kixoku yonea ya emeuxake; e)kixovoku itukeovo ya xapakuke ho’openohiko; f) Ko’inikoneya po’inuhiko xâne; g)Kixoku noemexea meun; h)Kixoku hoenaxea akotine vakueneye, yoko akoti kurikâ; i)Kixoku itoponea, koukoponea yoko essaikeovo exonetihiko xoko hunokoku vemeuxa. Enepora exoneti kuati nokoneti yutoxeovo yoko vivavakea kuane exoneti kîxoku vitukeovo ya xoko vovoku. Kuati nokone ûti Têrenoe motovâti vexea ra’a vapeiyea yara vitovokune, enepora exoneti ukeati ya xoko xuve’einoviti, vihau, xuveinoviti. N’za a ra’a itukovo kayumakinonoatí, ivokovone, enemone itukonovó exone po’í xâne, akotimeku itukâ seno, exôneti yara kuveu ihikauti. vêxea enepora kixokú vítukeovo yoko vapeyea yara meun.
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Motovâti vexea hunokoku vemeuxa, kixoaku vêxea kuanemaka vexokea xapakuke inamati xâne, motovati xunaiyea xoko emeuxa. Enepora exetinati hara koyuho exôneti ya emo’utike yoko kamone ûti iyonopatike ya kuatike kanauti vítukeovo, kuane kuati kixoku yonea, ivavakea enepo’oxo vexea apeinoviti ya xapakuke ho’í, kîxoku itukeovo Têrenoe. Enepora exôneti hiko hara omoto’uxo poí’hiko apeyati, motovâti akoyea aueke’e vexêa, yoko vivavakea vemeuxa, yoko vipuxovoku ûti Têrenoe. Enepo’oxo, exokovea kanauti exetina xanehiko, kuteati enepone inuxinuviti, xuve’einoviti yoko pîtivokona ûti, ya xoko vexeaku unatiyea óvea. Motovâti vexea kuati vekeku ra’a ituketi. Konoko veiyoponea kuxoti exoneti, kuanemaka inamati issoneuti, kuanehiko exôneti ya xoko kûxoti xâne pihotinehiko, exonetihiko, ya xoko kuxotihiko xâne, pohutineke ya koyuhó kuati, xapa viyêno, kuteati hâ’á-xe’exa, oxûti-amorití. 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Kuati nokone ûti Têrenoe motovâti vexea ra’a vapeiyea yara vitovokune, enepora exoneti ukeati ya xoko xuve’einoviti, vihau, xuveinoviti. N’za a ra’a itukovo kayumakinonoatí, ivokovone, enemone itukonovó exone po’í xâne, akotimeku itukâ seno, exôneti yara kuveu ihikauti. vêxea enepora kixokú vítukeovo yoko vapeyea yara meun.Este trabalho tem por objeto caracterizar e registrar os marcadores espaço-temporais terena utilizados como referenciais territoriais. A narrativa conecta a memória social ao sistema de conhecimento, práticas, formas de mobilidade e a identificação e uso de recursos existentes no ambiente, típicas da formação social terena. Tal sistema de conhecimentos e práticas conecta gerações, assegurando a continuidade dos modos de apropriação do espaço e da territorialidade terena. Ao mesmo tempo, explicitam os vínculos históricos e sociais de determinados coletivos, como os troncos e aldeias, com espaços territoriais específicos. Para compreender como esse processo ocorre, fez-se necessário um levantamento dos conhecimentos atuais e saberes antigos, aprendidos, durante gerações, exclusivamente de forma oral, entre parentes próximos, como pais-filhos ou avós-netos. O objetivo é registrar estes conhecimentos para que não se percam com o tempo em função da mudança de hábitos e costumes dos jovens terena. Diante deste fato, faz-se necessário o registro escrito, uma vez que se tem conhecimento que o Povo Terena é de tradição oral. Foi realizado levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo por meio de conversas para caracterizar estes conhecimentos e como são repassados às novas gerações. Os principais pontos abordados levantados constituem em estudar o passado Terena, tais como: a) sua origem, como chegou até este território atual; b) suas memórias, hábitos e costumes; c) forma de alimentação e obtenção de alimentos; d) formas de se movimentar no território; e) relação do Terena com os animais; f) alianças firmadas com outros povos; g) formas de observação da natureza; h) identificação de quais costumes estão em desuso e quais persistem ainda hoje; i) formas de aquisição, transmissão e transformação dos conhecimentos associados aos marcos temporais. Considero que o registro e análise do sistema de conhecimento e práticas associadas aos referenciais espaço-temporal se faz fundamental para entender a vida que nós Terena levamos na atualidade, e a pesquisa de campo foi orientada pelo diálogo com os mais velhos, que denominamos de nossos troncos. O principal interlocutor foi meu próprio pai, já falecido, o que situa a pesquisa no viés geracional, mas também de gênero, temas que perpassam a presente pesquisa.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-11-16T20:05:33Z No. of bitstreams: 1 SandraVenturaDomingo.pdf: 2860043 bytes, checksum: 3e8d119ce68a10cf109b414ea77a0ffb (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-16T20:05:33Z (GMT). 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