O Ensino de geografia geral e geografia regional nas escolas municipais de Campo Grande – MS: uma abordagem sobre a política de implementação da “lei do piso” e sua prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcus Vinicius
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4503
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar a política de implementação da Geografia Regional nas escolas municipais de Campo Grande – MS, partindo da análise da “lei do piso” e os seus desdobramentos. Foi observado que a implementação da lei forçou a adaptação do ensino nas escolas municipais e como consequência dessas mudanças, novas disciplinas foram criadas para se adaptar à nova lei federal. A Geografia Regional surge a partir desse cenário, ocasionando mudanças na grade e no currículo das escolas municipais, lembrando que, outras disciplinas acabaram também se desmembrando. A geografia para os alunos do sétimo ano se tornam duas: Geral e a Regional, com uma aula para cada disciplina. Em relação a lei do piso, ela trouxe valorização aos professores com um melhoramento dos salários e outras oportunidades para professores não concursados, por meio de novos contratos. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e autores que debatessem o tema dessa pesquisa. Principais envolvidos na discussão participaram com suas contribuições por meio de entrevista dirigida. As principais reflexões que pode ser elencadas por meio dessa pesquisa, seria a questão da valorização do professor, do desconhecimento sobre a legislação da educação no Brasil e suas leis.
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Foi observado que a implementação da lei forçou a adaptação do ensino nas escolas municipais e como consequência dessas mudanças, novas disciplinas foram criadas para se adaptar à nova lei federal. A Geografia Regional surge a partir desse cenário, ocasionando mudanças na grade e no currículo das escolas municipais, lembrando que, outras disciplinas acabaram também se desmembrando. A geografia para os alunos do sétimo ano se tornam duas: Geral e a Regional, com uma aula para cada disciplina. Em relação a lei do piso, ela trouxe valorização aos professores com um melhoramento dos salários e outras oportunidades para professores não concursados, por meio de novos contratos. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e autores que debatessem o tema dessa pesquisa. Principais envolvidos na discussão participaram com suas contribuições por meio de entrevista dirigida. As principais reflexões que pode ser elencadas por meio dessa pesquisa, seria a questão da valorização do professor, do desconhecimento sobre a legislação da educação no Brasil e suas leis.The present dissertation aims to analyze the policy of implementing Regional Geography in the municipal schools of Campo Grande - MS, starting from the analysis of the “floor law” and its consequences. It was observed that the implementation of the law forced the adaptation of teaching in municipal schools and as a result of these changes, new disciplines were created to adapt to the new federal law. Regional Geography arises from this scenario, causing changes in the grade and curriculum of municipal schools, remembering that other disciplines also ended up breaking up. The geography for seventh year students becomes two: General and Regional, with one class for each subject. In relation to the floor law, it brought appreciation to teachers with an improvement in salaries and other opportunities for non-tendered teachers, through new contracts. The methodology used was bibliographic research and authors who discussed the topic of this research. Main participants in the discussion participated with their contributions through a directed interview. The main reflections that can be listed through this research, would be the issue of valuing the teacher, the lack of knowledge about the legislation of education in Brazil and its laws.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-04-26T13:50:27Z No. of bitstreams: 1 MarcusViniciusCosta.pdf: 1774846 bytes, checksum: 77d73a89c8bb0df3d86f907891dc7756 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-26T13:50:27Z (GMT). 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