Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12826 |
Resumo: | A presente pesquisa se propoe a fazer uma discussao sobre as contribuicoes dos trabalhos de campo como metodologia de ensino referente a educacao geografica escolar. Essa atividade proporciona aproximacao entre o objeto estudado e o individuo, ou seja, constitui um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo e, portanto um otimo ambiente de ensino, pois possibilita uma maior compreensao e liga9ao dos assuntos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, promove maior socializa9ao de grupos e dinamiza o trabalho do professor. Alem de enfatizar as contribui9oes do trabalho de campo atraves de uma discussao teorica, objetivou-se desenvolver a pesquisa sobre as principais dificuldades enfrentadas pela professora de Geografia da E.E.I.F Antonio Amancio da Cruz, localizada no municipio de Aurora - CE em rela9ao a realiza9ao do mesmo. Em seguida propos-se a realiza9ao de um trabalho de campo, com os alunos do 8° ano da referida escola. As informa9oes foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas ao Nucleo Gestor e aos demais professores da escola, onde se efetuou uma sondagem diagnostica que facilitou a escolha da turma para ir a campo, alem de um questionario entregue a professora de Geografia da turma, e outro entregue aos alunos no retorno do trabalho de campo. Verificouse entao que apesar das dificuldades para a realiza9ao desta atividade, eles favorecem bastante o processo de ensino-aprendizagem, a partir da liga9ao entre teoria e pratica. |
id |
UFCG_6e85ce9a5651a6fb609182e39f0190e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12826 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.Fieldwork in the teaching of Geography and its contributions to the teaching-learning processGeografia-estudo e ensinoTrabalho de campo- ensino de geografia.Didática- geografiaGeography-study and teachingFieldwork - teaching geographyDidactics - geographyLicenciatura em Geografia.A presente pesquisa se propoe a fazer uma discussao sobre as contribuicoes dos trabalhos de campo como metodologia de ensino referente a educacao geografica escolar. Essa atividade proporciona aproximacao entre o objeto estudado e o individuo, ou seja, constitui um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo e, portanto um otimo ambiente de ensino, pois possibilita uma maior compreensao e liga9ao dos assuntos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, promove maior socializa9ao de grupos e dinamiza o trabalho do professor. Alem de enfatizar as contribui9oes do trabalho de campo atraves de uma discussao teorica, objetivou-se desenvolver a pesquisa sobre as principais dificuldades enfrentadas pela professora de Geografia da E.E.I.F Antonio Amancio da Cruz, localizada no municipio de Aurora - CE em rela9ao a realiza9ao do mesmo. Em seguida propos-se a realiza9ao de um trabalho de campo, com os alunos do 8° ano da referida escola. As informa9oes foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas ao Nucleo Gestor e aos demais professores da escola, onde se efetuou uma sondagem diagnostica que facilitou a escolha da turma para ir a campo, alem de um questionario entregue a professora de Geografia da turma, e outro entregue aos alunos no retorno do trabalho de campo. Verificouse entao que apesar das dificuldades para a realiza9ao desta atividade, eles favorecem bastante o processo de ensino-aprendizagem, a partir da liga9ao entre teoria e pratica.To present researches i f proposes to do a discussion about the contributions of the field works as teaching methodology regarding the school geographical education. That activity provides approach between the studied object and the individual, in other words, it constitutes an important element for the process teaching-learning. The field is, therefore a great teaching atmosphere, because it makes possible a larger understanding and connection of the subjects worked in class room with a complex reality, it promotes larger to socialize of groups and dinamiza the teacher's work. Besides emphasize-millstones the contributions of the field work through a theoretical discussion, we aimed at to develop the research about the main difficulties faced by the teacher of Geography of E.E.I.F Antonio Amancio of Cruz, located in the municipal district of Dawn - CE in relation to the accomplishment of the same. Soon after we propose the accomplishment of a field work, with the students of the 8th year of the referred school. The information were collected through applied interviews to the Nucleus Manager and the other teachers of the school, where occurred a survey to diagnose that facilitated the choice of the group to go to field, besides a questionnaire he/she given to the teacher of Geography of the group, and another given to the students in the return of the field work. We verified then that in spite of the difficulties for the accomplishment of this activity, they favor plenty the teaching-learning process, starting from the connection between theory and practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027LIMA, Maria Janete de.SOUZA, Francisco Augusto de.SOUZA, Halline Tavares de.20132020-05-14T21:21:45Z2020-05-142020-05-14T21:21:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12826SOUZA, Halline Tavares de. Trabalho de campo no ensino de geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T17:30:06Zoai:localhost:riufcg/12826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T17:30:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Fieldwork in the teaching of Geography and its contributions to the teaching-learning process |
title |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. |
spellingShingle |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. SOUZA, Halline Tavares de. Geografia-estudo e ensino Trabalho de campo- ensino de geografia. Didática- geografia Geography-study and teaching Fieldwork - teaching geography Didactics - geography Licenciatura em Geografia. |
title_short |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. |
title_full |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. |
title_fullStr |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. |
title_sort |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. |
author |
SOUZA, Halline Tavares de. |
author_facet |
SOUZA, Halline Tavares de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. PESSOA, Rodrigo Bezerra. http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 LIMA, Maria Janete de. SOUZA, Francisco Augusto de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Halline Tavares de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia-estudo e ensino Trabalho de campo- ensino de geografia. Didática- geografia Geography-study and teaching Fieldwork - teaching geography Didactics - geography Licenciatura em Geografia. |
topic |
Geografia-estudo e ensino Trabalho de campo- ensino de geografia. Didática- geografia Geography-study and teaching Fieldwork - teaching geography Didactics - geography Licenciatura em Geografia. |
description |
A presente pesquisa se propoe a fazer uma discussao sobre as contribuicoes dos trabalhos de campo como metodologia de ensino referente a educacao geografica escolar. Essa atividade proporciona aproximacao entre o objeto estudado e o individuo, ou seja, constitui um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo e, portanto um otimo ambiente de ensino, pois possibilita uma maior compreensao e liga9ao dos assuntos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, promove maior socializa9ao de grupos e dinamiza o trabalho do professor. Alem de enfatizar as contribui9oes do trabalho de campo atraves de uma discussao teorica, objetivou-se desenvolver a pesquisa sobre as principais dificuldades enfrentadas pela professora de Geografia da E.E.I.F Antonio Amancio da Cruz, localizada no municipio de Aurora - CE em rela9ao a realiza9ao do mesmo. Em seguida propos-se a realiza9ao de um trabalho de campo, com os alunos do 8° ano da referida escola. As informa9oes foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas ao Nucleo Gestor e aos demais professores da escola, onde se efetuou uma sondagem diagnostica que facilitou a escolha da turma para ir a campo, alem de um questionario entregue a professora de Geografia da turma, e outro entregue aos alunos no retorno do trabalho de campo. Verificouse entao que apesar das dificuldades para a realiza9ao desta atividade, eles favorecem bastante o processo de ensino-aprendizagem, a partir da liga9ao entre teoria e pratica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2020-05-14T21:21:45Z 2020-05-14 2020-05-14T21:21:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12826 SOUZA, Halline Tavares de. Trabalho de campo no ensino de geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12826 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Halline Tavares de. Trabalho de campo no ensino de geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744443663712256 |