Política de formação continuada para diretores escolares: a relação entre as necessidades formativas e a oferta no estado de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Evally Solaine de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1116
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado em Educação situa-se na Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação Básica” do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como objetivo relacionar a oferta de formação continuada para gestores escolares da educação básica, apresentada pelo poder púbico, com a possível demanda explicitada pelos diretores escolares do estado de Mato Grosso do Sul. Recorreu-se a uma abordagem metodológica crítica, com intuito de: a) relacionar as reformas da educação brasileira no contexto da reforma do Estado, evidenciando proposições para o modelo de gestão educacional e escolar pós década de 1980; b) explicitar a constituição da figura de diretor escolar no cenário nacional, destacando o perfil, a formação e as principais incumbências inerentes à função, a partir das primeiras aparições desse cargo na política educacional até o contexto atual; c) analisar a relação existente entre a percepção dos sujeitos em relação à necessidade de formação continuada específica para o cargo de diretor escolar com as ações empreendidas por parte do poder público estadual para sanar a demanda. A investigação foi tratada à luz do método dialético e pauta-se na pesquisa bibliográfica, para entendimento de conceitos e definições; documental, a fim de conhecer encaminhamentos, intenções, proposições explícitas e implícitas; e na pesquisa de campo, por meio de questionário com questões abertas e fechadas. O desenvolvimento da investigação resultou nas seguintes constatações: 1) quando considerado formação continuada como processo formativo prolongado em cursos de aperfeiçoamento ou especialização, pode-se dizer que as ações empreendidas por parte do poder público estadual e municipal são ínfimas e desconectadas com a real necessidade formativa dos sujeitos; 2) a compreensão de formação continuada que o poder público estadual possui está atrelada à concepção de que toda forma de orientação relativa à função que o sujeito exerce se caracteriza como formação continuada. Assim, há um grande quantitativo de reuniões de serviço e de cursos de extensão que são considerados como formação continuada; 3) A concepção de gestão trabalhada nos encontros formativos ofertados no estado para os diretores escolares estão ancorados numa concepção de gestão gerencial e estratégica, fugindo do princípio democrático reconhecido pelas principais legislações educacionais; 4) o estado de Mato Grosso do Sul não possui uma política de formação continuada para gestores escolares, mesmo havendo a necessidade formativa. Diante das análises, como resposta a questão central, constatou-se que a relação existente entre as necessidades por formação continuada específica em gestão escolar com as ações empreendidas pelo poder público são desproporcionais, visto que existe a demanda por esse tipo de formação e as ações realizadas são mínimas.
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Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1116A presente Dissertação de Mestrado em Educação situa-se na Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação Básica” do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como objetivo relacionar a oferta de formação continuada para gestores escolares da educação básica, apresentada pelo poder púbico, com a possível demanda explicitada pelos diretores escolares do estado de Mato Grosso do Sul. Recorreu-se a uma abordagem metodológica crítica, com intuito de: a) relacionar as reformas da educação brasileira no contexto da reforma do Estado, evidenciando proposições para o modelo de gestão educacional e escolar pós década de 1980; b) explicitar a constituição da figura de diretor escolar no cenário nacional, destacando o perfil, a formação e as principais incumbências inerentes à função, a partir das primeiras aparições desse cargo na política educacional até o contexto atual; c) analisar a relação existente entre a percepção dos sujeitos em relação à necessidade de formação continuada específica para o cargo de diretor escolar com as ações empreendidas por parte do poder público estadual para sanar a demanda. 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Diante das análises, como resposta a questão central, constatou-se que a relação existente entre as necessidades por formação continuada específica em gestão escolar com as ações empreendidas pelo poder público são desproporcionais, visto que existe a demanda por esse tipo de formação e as ações realizadas são mínimas.The present Master's Dissertation in Education is located in the Research Line "Policy and Management of Basic Education" of the Group of Studies and Research State, Politics and Management of Education (GEPGE), Program of Post-Graduation in Education of the Federal University of Grande Dourados. It aims to relate the offer of continuing education to school managers of basic education, presented by the public power, with the possible demand made explicit by the school directors of the state of Mato Grosso do Sul. A critical methodological approach was used to: a) to relate Brazilian education reforms in the context of state reform, highlighting propositions for the educational and school management model after the 1980s; b) to make explicit the constitution of the figure of school director in the national scenario, highlighting the profile, the formation and the main incumbencies inherent to the function, from the first appearances of this position in the educational policy to the current context; c) analyze the relationship between the perception of the subjects regarding the need for specific continuing training for the position of school director with the actions taken by the state public power to remedy the demand. The research was treated in the light of the dialectical method and is based on bibliographical research, for understanding concepts and definitions; documentary, in order to know referrals, intentions, explicit and implicit propositions; and in the field research, through a questionnaire with open and closed questions. The development of research resulted in the following findings: 1) when considering continuing education as an extended training process in courses of improvement or specialization, it can be said that the actions taken by the state and municipal public authorities are small and disconnected with the real need training of subjects; 2) the understanding of continuing education that the state public authority possesses is linked to the conception that any form of orientation regarding the function that the subject exercises is characterized as continuous formation. Thus, there are a large number of service meetings and extension courses that are considered as continuing education; 3) The conception of management worked in the formative meetings offered in the state for the school directors are anchored in a conception of managerial and strategic management, evading the democratic principle recognized by the main educational legislations; 4) the state of Mato Grosso do Sul does not have a policy of continuing education for school administrators, even if there is a need for training. In response to the analysis, the answer to the central question was that the relationship between the needs for specific continuing training in school management and the actions taken by the public power are disproportionate, since there is a demand for this type of training and the actions are minimal.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-19T18:22:10Z No. of bitstreams: 1 EvallySolainedeSouzaRodrigues.pdf: 1228356 bytes, checksum: 3e0200aa508d500aa6ccfcd17d43401c (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T18:22:10Z (GMT). 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