Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Silvana Tobias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4556
Resumo: O presente trabalho visa analisar linguístico-discursivamente o processo de subjetivação do sujeito Surdo no campo humorístico, em específico os vídeos de humor Surdo no Subway e A única redação nota 1000 no Enem 2017 veiculados nos canais Desconfinados e Léo Lins no YouTube. Para tanto, são analisados nos dois vídeos a constituição de estereótipos que são construídos midiaticamente e socialmente, por meio da face do humor. A escolha dos dois vídeos estão respaldados na seguinte problemática de pesquisa: de que forma o discurso humorístico reproduz sobre/no corpo surdo modos de subjetivação no dispositivo midiático? Os enunciados foram obtidos por meio de transcrições, sob o auxílio da escuta interpretativa, e, para a transcrição dos enunciados discursivos, imagéticos e gestuais, utiliza-se a ferramenta de captura disponível no Windows, cujo aplicativo consiste na captura de imagens em movimento, denominados de fotogramas (AUMONT; MARIE, 2004). Nesta perspectiva, a pesquisa tem como base teórico-metodológica a Análise do Discurso de linha francesa, considerando, em específico, as categorias analíticas propostas por Michel Foucault (1979, 2008, 2009, 2014a, 2014b, 2019), como a noção de discurso, saber-poder, prática discursiva, dispositivos, corpo e subjetivação, problematizando principalmente o uso dos dispositivos de corpo, expressão facial, imagética e linguísticos na ressignificação dos discursos já ditos pela sociedade no campo midiático, em específico nos vídeos do YouTube. Utiliza-se também os operadores analíticos pensados por Courtine (2011, 2013) e da semiótica pensada por Santaella (2002) para analisar os elementos corpóreos, imagéticos e gestuais enunciados em vídeos de humor. Tratamos sobre a teoria do humor e do riso a partir de Possenti (1998, 2002, 2018) e Bergson (1983). Por fim, com base nos Estudos Culturais e Estudos Surdos, fomentamos sobre a formação de identidades, explanando conceitos como cultura e identidade surda, sujeito Surdo, como Hall (2000), Strobel (2008) e Perlin (2016), bem como a questão dos estereótipos e estigmas tratados por Goffman (2004) e menção da legislação vigente sobre a inclusão dos Surdos e Libras. Os resultados mostram que, no processo de descrição e interpretação dos enunciados linguísticos da Libras, processo de inclusão, anormalidade, imoralidade, déficit cognitivo e outros, enunciados esses que constituem a prática de estereótipos composta no discurso humorístico por meio do gestual, comportamental e institucional. Esses enunciados mostram que o papel do humor não é apenas mostrar a representação dos modos de ser Surdo, mas como esses enunciados constituem a subjetividade do sujeito Surdo, articulando a outros saberes (clínico, econômico, educacional, socioantropológico) em um princípio de exclusão do discurso ( saber e não saber interagir em outra língua nas diferentes situações) e que são naturalizados como verdades, inclusive, o modo como esse sujeito é capturado enquanto um sujeito da identidade (antropológico) a partir das marcas linguísticas e culturais que são situadas historicamente no âmbito das instituições, do corpo social e inclusivo.
id UFGD-2_900942b56fd94675261d1d0c50d42bc5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4556
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Melo, Silvia Mara dehttp://lattes.cnpq.br/9702170650680687Nozu, Washington Cesar Shoitihttp://lattes.cnpq.br/4755838697434676Bernardes, Elizete de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1471567021751171Martins, Andérbio Márcio Silvahttp://lattes.cnpq.br/9593565168451258http://lattes.cnpq.br/1976937122944718Oliveira, Silvana Tobias2021-07-01T00:56:15Z2021-07-01T00:56:15Z2021-03-30OLIVEIRA, Silvana Tobias. Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4556O presente trabalho visa analisar linguístico-discursivamente o processo de subjetivação do sujeito Surdo no campo humorístico, em específico os vídeos de humor Surdo no Subway e A única redação nota 1000 no Enem 2017 veiculados nos canais Desconfinados e Léo Lins no YouTube. Para tanto, são analisados nos dois vídeos a constituição de estereótipos que são construídos midiaticamente e socialmente, por meio da face do humor. A escolha dos dois vídeos estão respaldados na seguinte problemática de pesquisa: de que forma o discurso humorístico reproduz sobre/no corpo surdo modos de subjetivação no dispositivo midiático? Os enunciados foram obtidos por meio de transcrições, sob o auxílio da escuta interpretativa, e, para a transcrição dos enunciados discursivos, imagéticos e gestuais, utiliza-se a ferramenta de captura disponível no Windows, cujo aplicativo consiste na captura de imagens em movimento, denominados de fotogramas (AUMONT; MARIE, 2004). Nesta perspectiva, a pesquisa tem como base teórico-metodológica a Análise do Discurso de linha francesa, considerando, em específico, as categorias analíticas propostas por Michel Foucault (1979, 2008, 2009, 2014a, 2014b, 2019), como a noção de discurso, saber-poder, prática discursiva, dispositivos, corpo e subjetivação, problematizando principalmente o uso dos dispositivos de corpo, expressão facial, imagética e linguísticos na ressignificação dos discursos já ditos pela sociedade no campo midiático, em específico nos vídeos do YouTube. Utiliza-se também os operadores analíticos pensados por Courtine (2011, 2013) e da semiótica pensada por Santaella (2002) para analisar os elementos corpóreos, imagéticos e gestuais enunciados em vídeos de humor. Tratamos sobre a teoria do humor e do riso a partir de Possenti (1998, 2002, 2018) e Bergson (1983). Por fim, com base nos Estudos Culturais e Estudos Surdos, fomentamos sobre a formação de identidades, explanando conceitos como cultura e identidade surda, sujeito Surdo, como Hall (2000), Strobel (2008) e Perlin (2016), bem como a questão dos estereótipos e estigmas tratados por Goffman (2004) e menção da legislação vigente sobre a inclusão dos Surdos e Libras. Os resultados mostram que, no processo de descrição e interpretação dos enunciados linguísticos da Libras, processo de inclusão, anormalidade, imoralidade, déficit cognitivo e outros, enunciados esses que constituem a prática de estereótipos composta no discurso humorístico por meio do gestual, comportamental e institucional. Esses enunciados mostram que o papel do humor não é apenas mostrar a representação dos modos de ser Surdo, mas como esses enunciados constituem a subjetividade do sujeito Surdo, articulando a outros saberes (clínico, econômico, educacional, socioantropológico) em um princípio de exclusão do discurso ( saber e não saber interagir em outra língua nas diferentes situações) e que são naturalizados como verdades, inclusive, o modo como esse sujeito é capturado enquanto um sujeito da identidade (antropológico) a partir das marcas linguísticas e culturais que são situadas historicamente no âmbito das instituições, do corpo social e inclusivo.The present work aims to analyze linguistically-discursively the process of subjectivation of the deaf subject in the humorous field, specifically in the humour videos Surdo no Subway and A única redação nota 1000 do Enem 2017 aired on the channel Desconfinados and Léo Lins on YouTube. Therefore, the constitution of stereotypes that are constructed mediaically and socially through the face of humor are analyzed in the two videos. The choice of the two videos are supported by the following research problem: how does the humorous discourse reproduce on/in the deaf body modes of subjectivation in the media device? The statements were obtained through transcriptions, under the aid of interpretive listening, and for the transcription of discursive, imagery and gestural utterances, the capture tool available in Windows is used, whose application consists of capturing moving images, called frames (AUMONT; MARIE, 2004). In this perspective, the research has as theoretical-methodological basis the Analysis of French Line Discourse, considering, in particular, the analytical categories proposed by Michel Foucault (1979, 2008, 2009, 2014a, 2014b, 2019), such as the notion of discourse, knowledge-power, discursive practice, devices, body and subjectivation, mainly problematizing the use of body, facial expression, imagery and linguistic devices in the resignification of discourses already said by society in the media field, specific in the YouTube video. We also use the analytical operators designed by Courtine (2011, 2013) and the semiotics thought by Santaella (2002) to analyze the corporeal, imagery and gestural elements stated in the videos. We deal with the theory of humor and laughter from Possenti (1998, 2002, 2018) and Bergson (1983). Finally, it is based on Cultural Studies and Deaf Studies, we promote the formation of identities, explaining concepts such as culture and deaf identity, deaf subject, such as Hall (2000), Strobel (2008) and Perlin (2016), as well as the issue of stereotypes and stigmas treated by Goffman (2004) and mention of the current law on the inclusion of the Deaf and Libras. The results show that, in the process of description and interpretation of libras linguistic utterances, inclusion process, abnormality, immorality, intellectual deficit and others, statements that constitute the practice of stereotypes composed in humorous discourse through the gestural, behavioral and institutional. These statements show that the role of humor is not only to show the representation of the ways of being deaf, but how these utterances constitute the subjectivity of the deaf subject, articulating to other knowledge (clinical, economic, educational, socioanthropological) in a principle of exclusion of discourse (knowing and not knowing how to interact in another language in different situations) and that they are naturalized as truths, including the way this subject is captured as a subject of identity (anthropological) from the linguistic and cultural marks that are historically situated within the institutions, the social and inclusive body.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-07-01T00:56:15Z No. of bitstreams: 1 SilvanaTobiasOliveira.pdf: 2738444 bytes, checksum: 32acba474e270d749fb5b8775441c4d2 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-01T00:56:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SilvanaTobiasOliveira.pdf: 2738444 bytes, checksum: 32acba474e270d749fb5b8775441c4d2 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAnálise do discursoDiscourse analysisDiscurso humorísticoDiscourse HumorMídia socialSocial mediaEita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTubeEita, it is deaf: some stereotypes and stigmas about the deaf subject embothered by humorous speech on Youtubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTSilvanaTobiasOliveira.pdf.txtSilvanaTobiasOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain391124https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4556/3/SilvanaTobiasOliveira.pdf.txt6c0653d2433115c85c3023db33b578f1MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4556/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALSilvanaTobiasOliveira.pdfSilvanaTobiasOliveira.pdfapplication/pdf2738444https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4556/1/SilvanaTobiasOliveira.pdf32acba474e270d749fb5b8775441c4d2MD51prefix/45562023-09-14 03:01:41.878oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:01:41Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Eita, it is deaf: some stereotypes and stigmas about the deaf subject embothered by humorous speech on Youtube
title Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube
spellingShingle Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube
Oliveira, Silvana Tobias
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Análise do discurso
Discourse analysis
Discurso humorístico
Discourse Humor
Mídia social
Social media
title_short Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube
title_full Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube
title_fullStr Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube
title_full_unstemmed Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube
title_sort Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube
author Oliveira, Silvana Tobias
author_facet Oliveira, Silvana Tobias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Silvia Mara de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9702170650680687
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nozu, Washington Cesar Shoiti
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4755838697434676
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bernardes, Elizete de Souza
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1471567021751171
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Martins, Andérbio Márcio Silva
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9593565168451258
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1976937122944718
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Silvana Tobias
contributor_str_mv Melo, Silvia Mara de
Nozu, Washington Cesar Shoiti
Bernardes, Elizete de Souza
Martins, Andérbio Márcio Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Análise do discurso
Discourse analysis
Discurso humorístico
Discourse Humor
Mídia social
Social media
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Discourse analysis
Discurso humorístico
Discourse Humor
Mídia social
Social media
description O presente trabalho visa analisar linguístico-discursivamente o processo de subjetivação do sujeito Surdo no campo humorístico, em específico os vídeos de humor Surdo no Subway e A única redação nota 1000 no Enem 2017 veiculados nos canais Desconfinados e Léo Lins no YouTube. Para tanto, são analisados nos dois vídeos a constituição de estereótipos que são construídos midiaticamente e socialmente, por meio da face do humor. A escolha dos dois vídeos estão respaldados na seguinte problemática de pesquisa: de que forma o discurso humorístico reproduz sobre/no corpo surdo modos de subjetivação no dispositivo midiático? Os enunciados foram obtidos por meio de transcrições, sob o auxílio da escuta interpretativa, e, para a transcrição dos enunciados discursivos, imagéticos e gestuais, utiliza-se a ferramenta de captura disponível no Windows, cujo aplicativo consiste na captura de imagens em movimento, denominados de fotogramas (AUMONT; MARIE, 2004). Nesta perspectiva, a pesquisa tem como base teórico-metodológica a Análise do Discurso de linha francesa, considerando, em específico, as categorias analíticas propostas por Michel Foucault (1979, 2008, 2009, 2014a, 2014b, 2019), como a noção de discurso, saber-poder, prática discursiva, dispositivos, corpo e subjetivação, problematizando principalmente o uso dos dispositivos de corpo, expressão facial, imagética e linguísticos na ressignificação dos discursos já ditos pela sociedade no campo midiático, em específico nos vídeos do YouTube. Utiliza-se também os operadores analíticos pensados por Courtine (2011, 2013) e da semiótica pensada por Santaella (2002) para analisar os elementos corpóreos, imagéticos e gestuais enunciados em vídeos de humor. Tratamos sobre a teoria do humor e do riso a partir de Possenti (1998, 2002, 2018) e Bergson (1983). Por fim, com base nos Estudos Culturais e Estudos Surdos, fomentamos sobre a formação de identidades, explanando conceitos como cultura e identidade surda, sujeito Surdo, como Hall (2000), Strobel (2008) e Perlin (2016), bem como a questão dos estereótipos e estigmas tratados por Goffman (2004) e menção da legislação vigente sobre a inclusão dos Surdos e Libras. Os resultados mostram que, no processo de descrição e interpretação dos enunciados linguísticos da Libras, processo de inclusão, anormalidade, imoralidade, déficit cognitivo e outros, enunciados esses que constituem a prática de estereótipos composta no discurso humorístico por meio do gestual, comportamental e institucional. Esses enunciados mostram que o papel do humor não é apenas mostrar a representação dos modos de ser Surdo, mas como esses enunciados constituem a subjetividade do sujeito Surdo, articulando a outros saberes (clínico, econômico, educacional, socioantropológico) em um princípio de exclusão do discurso ( saber e não saber interagir em outra língua nas diferentes situações) e que são naturalizados como verdades, inclusive, o modo como esse sujeito é capturado enquanto um sujeito da identidade (antropológico) a partir das marcas linguísticas e culturais que são situadas historicamente no âmbito das instituições, do corpo social e inclusivo.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-01T00:56:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-01T00:56:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Silvana Tobias. Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4556
identifier_str_mv OLIVEIRA, Silvana Tobias. Eita, é surdo: alguns estereótipos e estigmas acerca do sujeito surdo corporizados pelo discurso humorístico no YouTube. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4556/3/SilvanaTobiasOliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4556/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4556/1/SilvanaTobiasOliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c0653d2433115c85c3023db33b578f1
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
32acba474e270d749fb5b8775441c4d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042092012830720