Licenciatura em enfermagem: uma análise do processo de implementação nas universidades públicas estaduais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spessoto, Márcia Maria Ribera Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/383
Resumo: O objetivo geral desta tese foi analisar o processo de implementação da Licenciatura em Enfermagem nas universidades públicas estaduais do Brasil, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em enfermagem e de formação de professores, de 2001 e de 2002, respectivamente. Em um primeiro momento, foi realizada revisão bibliográfica a partir de teses, dissertações, artigos científicos, capítulos de livros e livros, bem como o estudo documental dos marcos normativos e regulatórios da política de educação superior, dos documentos da Associação Brasileira de Enfermagem e do Conselho Federal de Enfermagem. A análise dos documentos demonstrou o propósito do Estado em melhorar a qualidade da educação ofertada, a partir dos currículos dos cursos de graduação. Para tal, o Estado embasou suas ações em normas e regulações, sob a perspectiva da avaliação para a constituição da qualidade da educação ofertada, desencadeando, entre outras questões, a separação da oferta dos graus acadêmicos de bacharelado e de licenciatura. Todavia, a literatura e os documentos apontam que desde o início a formação do enfermeiro licenciado se desenvolve a partir da associação entre a Licenciatura e o Bacharelado em Enfermagem, tendo como pano de fundo a discussão sobre o perfil de educador desse profissional, seja em nível individual ou coletivo. Em um segundo momento, realizou-se análise documental das matrizes curriculares de nove cursos de Licenciatura em Enfermagem ofertados por Universidades Públicas Estaduais. Verificou-se que os cursos vêm mantendo a organização curricular associada entre os graus, independente das orientações de separação advindas do MEC. Infere-se que essa concepção se respalda a partir da construção histórica dos cursos, que se constituiu por meio da oferta associada dos graus na formação do enfermeiro licenciado. Destacou-se a predominância dos elementos práticos na organização curricular, a partir da prática como componente curricular e da realização fracionada do estágio curricular supervisionado de licenciatura. Observou-se que, a princípio, o estágio é direcionado às atividades de educação em saúde nas escolas de educação básica e, posteriormente, concentra-se nas escolas de educação profissional técnica de nível médio, abordando, nesse sentido, as diferentes possibilidades de inserção do enfermeiro licenciado. Em um terceiro momento foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores educacionais dos cursos de Licenciatura em Enfermagem, a respeito da implementação dos cursos, sendo tratadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a associação da licenciatura e do bacharelado na formação do enfermeiro licenciado foi historicamente construída pelos cursos, a partir da perspectiva do enfermeiro educador, que atua em diferentes espaços educativos formais e informais, desenvolvendo atividades educativas direcionadas a indivíduos e grupos, além da educação permanente junto à equipe de enfermagem. Observou-se que a política de formação de professores não considerou o contexto de inserção dos burocratas de la calle dos cursos de Licenciatura em Enfermagem, desconsiderando as particularidades na formação de professores para o ensino dos auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como as reinterpretações que os microimplementadores necessitam fazer das políticas de formação em educação e em saúde. Nesse sentido, destacouse a preocupação dos gestores educacionais a respeito da associação e da contemplação das diretrizes para a formação de professores, assim como das diretrizes para a formação de enfermeiros. Contudo, vale ressaltar a coesão dos microimplementadores relacionados aos cursos de Licenciatura em Enfermagem no sentido de manter a oferta associada da Licenciatura e do Bacharelado em Enfermagem.
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Em um primeiro momento, foi realizada revisão bibliográfica a partir de teses, dissertações, artigos científicos, capítulos de livros e livros, bem como o estudo documental dos marcos normativos e regulatórios da política de educação superior, dos documentos da Associação Brasileira de Enfermagem e do Conselho Federal de Enfermagem. A análise dos documentos demonstrou o propósito do Estado em melhorar a qualidade da educação ofertada, a partir dos currículos dos cursos de graduação. Para tal, o Estado embasou suas ações em normas e regulações, sob a perspectiva da avaliação para a constituição da qualidade da educação ofertada, desencadeando, entre outras questões, a separação da oferta dos graus acadêmicos de bacharelado e de licenciatura. Todavia, a literatura e os documentos apontam que desde o início a formação do enfermeiro licenciado se desenvolve a partir da associação entre a Licenciatura e o Bacharelado em Enfermagem, tendo como pano de fundo a discussão sobre o perfil de educador desse profissional, seja em nível individual ou coletivo. Em um segundo momento, realizou-se análise documental das matrizes curriculares de nove cursos de Licenciatura em Enfermagem ofertados por Universidades Públicas Estaduais. Verificou-se que os cursos vêm mantendo a organização curricular associada entre os graus, independente das orientações de separação advindas do MEC. Infere-se que essa concepção se respalda a partir da construção histórica dos cursos, que se constituiu por meio da oferta associada dos graus na formação do enfermeiro licenciado. Destacou-se a predominância dos elementos práticos na organização curricular, a partir da prática como componente curricular e da realização fracionada do estágio curricular supervisionado de licenciatura. Observou-se que, a princípio, o estágio é direcionado às atividades de educação em saúde nas escolas de educação básica e, posteriormente, concentra-se nas escolas de educação profissional técnica de nível médio, abordando, nesse sentido, as diferentes possibilidades de inserção do enfermeiro licenciado. Em um terceiro momento foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores educacionais dos cursos de Licenciatura em Enfermagem, a respeito da implementação dos cursos, sendo tratadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a associação da licenciatura e do bacharelado na formação do enfermeiro licenciado foi historicamente construída pelos cursos, a partir da perspectiva do enfermeiro educador, que atua em diferentes espaços educativos formais e informais, desenvolvendo atividades educativas direcionadas a indivíduos e grupos, além da educação permanente junto à equipe de enfermagem. Observou-se que a política de formação de professores não considerou o contexto de inserção dos burocratas de la calle dos cursos de Licenciatura em Enfermagem, desconsiderando as particularidades na formação de professores para o ensino dos auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como as reinterpretações que os microimplementadores necessitam fazer das políticas de formação em educação e em saúde. Nesse sentido, destacouse a preocupação dos gestores educacionais a respeito da associação e da contemplação das diretrizes para a formação de professores, assim como das diretrizes para a formação de enfermeiros. Contudo, vale ressaltar a coesão dos microimplementadores relacionados aos cursos de Licenciatura em Enfermagem no sentido de manter a oferta associada da Licenciatura e do Bacharelado em Enfermagem.The general objective of this thesis was to analyze the process of implementation of the Nursing Degree in the state public universities of Brazil, based on the Curricular Guidelines for Nursing Undergraduate Courses, 2001 and 2002, respectively. Initially, the bibliographical review was carried out from theses, dissertations, scientific articles, chapters of books and books, as well as the documentary study of the normative and regulatory frameworks of higher education policy, documents of the Brazilian Nursing Association and of the Federal Nursing Council. The analysis of the documents demonstrated the State's purpose in improving the quality of the offered education, from the curricula of the undergraduate courses. To this end, the State based its actions on norms and regulations, from the perspective of the evaluation to the constitution of the quality of education offered, triggering, among other issues, the separation of the offer of academic degrees of baccalaureate and degree. However, the literature and documents indicate that from the outset the training of the licensed nurse develops from the association between the Licenciatura and the Bachelor of Nursing, having as a background the discussion about the profile of the educator of this professional, whether at the level individual or collective. In a second moment, documentary analysis of the curricular matrices of nine undergraduate courses in Nursing offered by State Public Universities was carried out. It was verified that the courses have been maintaining the associated curricular organization between the degrees, regardless of the separation guidelines coming from the MEC. It is inferred that this conception is supported by the historical construction of the courses, which was constituted through the associated offer of degrees in the training of licensed nurses. It was highlighted the predominance of practical elements in the curricular organization, from the practice as a curricular component and the fractional realization of the curricular supervised undergraduate internship. It was observed that, in the beginning, the internship is directed to the health education activities in primary schools and, later, it concentrates in the secondary vocational technical education schools, addressing, in this sense, the different possibilities of insertion of the licensed nurse. In a third moment, semi-structured interviews were conducted with the educational managers of the undergraduate Nursing courses, regarding the implementation of the courses, being treated based on content analysis. The results evidenced that the association of undergraduate and graduate degrees in the training of licensed nurses was historically constructed by the courses, from the perspective of the nurse educator, who works in different formal and informal educational spaces, developing educational activities directed at individuals and groups, in addition to of permanent education with the nursing team. It was observed that the policy of teacher training did not consider the context of insertion of the bureaucrats of the street of the courses of Degree in Nursing, disregarding the particularities in the training of teachers for the teaching of nursing assistants and technicians, as well as the reinterpretations that micro-implementers need to make education policies in education and health. In this sense, it was highlighted the concern of the educational managers regarding the association and the contemplation of the guidelines for the formation of teachers, as well as the guidelines for the formation of nurses. However, it is worth emphasizing the cohesion of the microimplementers related to the Nursing Undergraduate courses in order to maintain the associated offer of the Undergraduate and Nursing Bachelor.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-03-26T19:56:34Z No. of bitstreams: 1 MarciaMariaRiberaLopesSpessoto.pdf: 3110449 bytes, checksum: 9b02814ff4f4d63b465e3b66556c15b2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-26T19:56:34Z (GMT). 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