A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antoni Magalhães
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279
Resumo: Esta dissertação objetiva uma análise da narrativa do jogo eletrônico The Last of Us, lançado para consoles Playstation pela desenvolvedora Naughty Dog em 2013. Por meio da segunda tricotomia peirceana (signo em relação ao objeto), que apresenta os conceitos de ícone, índice e símbolo e proposta pela Semiótica de Charles Sanders Peirce, analisamos a narrativa relacionando-a com a Narrativa Ambiental idealizada pelo autor Henry Jenkins. Analisando e descrevendo de que formas a tricotomia peirceana pode estar relacionada com a narrativa ambiental, propõe-se uma nova forma para categorização da narrativa ambiental presente no corpus pela chamada “tricotomia de transvio”, um modelo com categorias próprias que classifica a narrativa ambiental de acordo com os níveis de informação obtidas por meio de ambientes de um jogo eletrônico. A pesquisa contribui com a produção da linha de pesquisa à qual se vincula: Linguística e Transculturalidade do PPG de Letras da UFGD e com outros estudos na área dos jogos eletrônicos e, principalmente, revela mais sobre a narrativa ambiental proposta pelo autor, um assunto pouco estudado no país, ao relacioná-la às tricotomias peirceanas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, por meio de observação direta intensiva, o autor assume o papel de jogador ao controlar o personagem do jogo para observar e analisar os diversos ambientes e a narrativa.
id UFGD-2_97799c48aaa2b2ec2d32e2b9d4b1685e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/5279
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosquihttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254Melo, Silvia Mara de0000-0001-9505-9504http://lattes.cnpq.br/9702170650680687Figueiredo, Carlos Vinícius da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2570851287426292Silva, Denise0000-0003-4558-7100http://lattes.cnpq.br/0602121370347648Araujo, Susylene Dias de0000-0002-4562-6096http://lattes.cnpq.br/0871454222913974http://lattes.cnpq.br/7577668009377323Silva, Antoni Magalhães2023-01-03T20:18:02Z2023-01-03T20:18:02Z2022-06-30SILVA, Antoni Magalhães. A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279Esta dissertação objetiva uma análise da narrativa do jogo eletrônico The Last of Us, lançado para consoles Playstation pela desenvolvedora Naughty Dog em 2013. Por meio da segunda tricotomia peirceana (signo em relação ao objeto), que apresenta os conceitos de ícone, índice e símbolo e proposta pela Semiótica de Charles Sanders Peirce, analisamos a narrativa relacionando-a com a Narrativa Ambiental idealizada pelo autor Henry Jenkins. Analisando e descrevendo de que formas a tricotomia peirceana pode estar relacionada com a narrativa ambiental, propõe-se uma nova forma para categorização da narrativa ambiental presente no corpus pela chamada “tricotomia de transvio”, um modelo com categorias próprias que classifica a narrativa ambiental de acordo com os níveis de informação obtidas por meio de ambientes de um jogo eletrônico. A pesquisa contribui com a produção da linha de pesquisa à qual se vincula: Linguística e Transculturalidade do PPG de Letras da UFGD e com outros estudos na área dos jogos eletrônicos e, principalmente, revela mais sobre a narrativa ambiental proposta pelo autor, um assunto pouco estudado no país, ao relacioná-la às tricotomias peirceanas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, por meio de observação direta intensiva, o autor assume o papel de jogador ao controlar o personagem do jogo para observar e analisar os diversos ambientes e a narrativa.This dissertation aims at an analysis of the narrative of the electronic game The Last of Us, released for Playstation consoles by the developer, Naughty Dog, in 2013. Through the second Peircean trichotomy (sign in relation to the object), which presents the concepts of icon, index and symbol, and proposed by the Semiotics of Charles Sanders Peirce, it is intended to analyze the narrative, relating it to the Environmental Storytelling idealized by the author Henry Jenkins. Through analyzing and describing the ways in which the Peircean trichotomy can be related to the environmental narrative, a new way is proposed to categorize the environmental narrative present in the corpus by the so-called “transitional trichotomy”, a model with its own categories that classifies the environmental narrative according to the levels of information obtained through the environments of an electronic game. This research can contribute to the production of the line of research to which it is linked: Linguistics and Transculturality of the PPG of Letters at UFGD and with other studies in the field of electronic games and, mainly, reveal more about the environmental narrative proposed by the author, a seldom studied subject in the country, when relating it to Peircean trichotomies. It is a qualitative research, in which, through intensive direct observation, the author assumes the role of player, when controlling the character of the game, to observe and analyze the different environments and narrative.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-03T20:18:02Z No. of bitstreams: 1 AntoniMagalhãesSilva.pdf: 21488717 bytes, checksum: 0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-03T20:18:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AntoniMagalhãesSilva.pdf: 21488717 bytes, checksum: 0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASemiótica peirceanaLinguísticaJogos eletrônicosPeircean semioticsLinguisticsElectronic gamesA Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceanaThe Narrative in the electronic game The Last Of Us: A relationship between environmental storytelling and the second Peircean trichotomyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTAntoniMagalhãesSilva.pdf.txtAntoniMagalhãesSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain352263https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/3/AntoniMagalh%c3%a3esSilva.pdf.txtcb40bf15c481b655709ab82fdba80bf1MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAntoniMagalhãesSilva.pdfAntoniMagalhãesSilva.pdfapplication/pdf21488717https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/1/AntoniMagalh%c3%a3esSilva.pdf0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72MD51prefix/52792023-09-14 02:54:53.791oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:54:53Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Narrative in the electronic game The Last Of Us: A relationship between environmental storytelling and the second Peircean trichotomy
title A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
spellingShingle A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
Silva, Antoni Magalhães
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Semiótica peirceana
Linguística
Jogos eletrônicos
Peircean semiotics
Linguistics
Electronic games
title_short A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
title_full A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
title_fullStr A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
title_full_unstemmed A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
title_sort A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
author Silva, Antoni Magalhães
author_facet Silva, Antoni Magalhães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1000717123605254
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Melo, Silvia Mara de
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 0000-0001-9505-9504
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9702170650680687
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Figueiredo, Carlos Vinícius da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2570851287426292
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Denise
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 0000-0003-4558-7100
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0602121370347648
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Araujo, Susylene Dias de
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 0000-0002-4562-6096
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0871454222913974
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7577668009377323
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antoni Magalhães
contributor_str_mv Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui
Melo, Silvia Mara de
Figueiredo, Carlos Vinícius da Silva
Silva, Denise
Araujo, Susylene Dias de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Semiótica peirceana
Linguística
Jogos eletrônicos
Peircean semiotics
Linguistics
Electronic games
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica peirceana
Linguística
Jogos eletrônicos
dc.subject.eng.fl_str_mv Peircean semiotics
Linguistics
Electronic games
description Esta dissertação objetiva uma análise da narrativa do jogo eletrônico The Last of Us, lançado para consoles Playstation pela desenvolvedora Naughty Dog em 2013. Por meio da segunda tricotomia peirceana (signo em relação ao objeto), que apresenta os conceitos de ícone, índice e símbolo e proposta pela Semiótica de Charles Sanders Peirce, analisamos a narrativa relacionando-a com a Narrativa Ambiental idealizada pelo autor Henry Jenkins. Analisando e descrevendo de que formas a tricotomia peirceana pode estar relacionada com a narrativa ambiental, propõe-se uma nova forma para categorização da narrativa ambiental presente no corpus pela chamada “tricotomia de transvio”, um modelo com categorias próprias que classifica a narrativa ambiental de acordo com os níveis de informação obtidas por meio de ambientes de um jogo eletrônico. A pesquisa contribui com a produção da linha de pesquisa à qual se vincula: Linguística e Transculturalidade do PPG de Letras da UFGD e com outros estudos na área dos jogos eletrônicos e, principalmente, revela mais sobre a narrativa ambiental proposta pelo autor, um assunto pouco estudado no país, ao relacioná-la às tricotomias peirceanas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, por meio de observação direta intensiva, o autor assume o papel de jogador ao controlar o personagem do jogo para observar e analisar os diversos ambientes e a narrativa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-03T20:18:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-03T20:18:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Antoni Magalhães. A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279
identifier_str_mv SILVA, Antoni Magalhães. A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/3/AntoniMagalh%c3%a3esSilva.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/1/AntoniMagalh%c3%a3esSilva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cb40bf15c481b655709ab82fdba80bf1
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042101065187328