A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva uma análise da narrativa do jogo eletrônico The Last of Us, lançado para consoles Playstation pela desenvolvedora Naughty Dog em 2013. Por meio da segunda tricotomia peirceana (signo em relação ao objeto), que apresenta os conceitos de ícone, índice e símbolo e proposta pela Semiótica de Charles Sanders Peirce, analisamos a narrativa relacionando-a com a Narrativa Ambiental idealizada pelo autor Henry Jenkins. Analisando e descrevendo de que formas a tricotomia peirceana pode estar relacionada com a narrativa ambiental, propõe-se uma nova forma para categorização da narrativa ambiental presente no corpus pela chamada “tricotomia de transvio”, um modelo com categorias próprias que classifica a narrativa ambiental de acordo com os níveis de informação obtidas por meio de ambientes de um jogo eletrônico. A pesquisa contribui com a produção da linha de pesquisa à qual se vincula: Linguística e Transculturalidade do PPG de Letras da UFGD e com outros estudos na área dos jogos eletrônicos e, principalmente, revela mais sobre a narrativa ambiental proposta pelo autor, um assunto pouco estudado no país, ao relacioná-la às tricotomias peirceanas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, por meio de observação direta intensiva, o autor assume o papel de jogador ao controlar o personagem do jogo para observar e analisar os diversos ambientes e a narrativa. |
id |
UFGD-2_97799c48aaa2b2ec2d32e2b9d4b1685e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/5279 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosquihttp://lattes.cnpq.br/1000717123605254Melo, Silvia Mara de0000-0001-9505-9504http://lattes.cnpq.br/9702170650680687Figueiredo, Carlos Vinícius da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2570851287426292Silva, Denise0000-0003-4558-7100http://lattes.cnpq.br/0602121370347648Araujo, Susylene Dias de0000-0002-4562-6096http://lattes.cnpq.br/0871454222913974http://lattes.cnpq.br/7577668009377323Silva, Antoni Magalhães2023-01-03T20:18:02Z2023-01-03T20:18:02Z2022-06-30SILVA, Antoni Magalhães. A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279Esta dissertação objetiva uma análise da narrativa do jogo eletrônico The Last of Us, lançado para consoles Playstation pela desenvolvedora Naughty Dog em 2013. Por meio da segunda tricotomia peirceana (signo em relação ao objeto), que apresenta os conceitos de ícone, índice e símbolo e proposta pela Semiótica de Charles Sanders Peirce, analisamos a narrativa relacionando-a com a Narrativa Ambiental idealizada pelo autor Henry Jenkins. Analisando e descrevendo de que formas a tricotomia peirceana pode estar relacionada com a narrativa ambiental, propõe-se uma nova forma para categorização da narrativa ambiental presente no corpus pela chamada “tricotomia de transvio”, um modelo com categorias próprias que classifica a narrativa ambiental de acordo com os níveis de informação obtidas por meio de ambientes de um jogo eletrônico. A pesquisa contribui com a produção da linha de pesquisa à qual se vincula: Linguística e Transculturalidade do PPG de Letras da UFGD e com outros estudos na área dos jogos eletrônicos e, principalmente, revela mais sobre a narrativa ambiental proposta pelo autor, um assunto pouco estudado no país, ao relacioná-la às tricotomias peirceanas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, por meio de observação direta intensiva, o autor assume o papel de jogador ao controlar o personagem do jogo para observar e analisar os diversos ambientes e a narrativa.This dissertation aims at an analysis of the narrative of the electronic game The Last of Us, released for Playstation consoles by the developer, Naughty Dog, in 2013. Through the second Peircean trichotomy (sign in relation to the object), which presents the concepts of icon, index and symbol, and proposed by the Semiotics of Charles Sanders Peirce, it is intended to analyze the narrative, relating it to the Environmental Storytelling idealized by the author Henry Jenkins. Through analyzing and describing the ways in which the Peircean trichotomy can be related to the environmental narrative, a new way is proposed to categorize the environmental narrative present in the corpus by the so-called “transitional trichotomy”, a model with its own categories that classifies the environmental narrative according to the levels of information obtained through the environments of an electronic game. This research can contribute to the production of the line of research to which it is linked: Linguistics and Transculturality of the PPG of Letters at UFGD and with other studies in the field of electronic games and, mainly, reveal more about the environmental narrative proposed by the author, a seldom studied subject in the country, when relating it to Peircean trichotomies. It is a qualitative research, in which, through intensive direct observation, the author assumes the role of player, when controlling the character of the game, to observe and analyze the different environments and narrative.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-01-03T20:18:02Z No. of bitstreams: 1 AntoniMagalhãesSilva.pdf: 21488717 bytes, checksum: 0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-03T20:18:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AntoniMagalhãesSilva.pdf: 21488717 bytes, checksum: 0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72 (MD5) Previous issue date: 2022-06-30Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASemiótica peirceanaLinguísticaJogos eletrônicosPeircean semioticsLinguisticsElectronic gamesA Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceanaThe Narrative in the electronic game The Last Of Us: A relationship between environmental storytelling and the second Peircean trichotomyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTAntoniMagalhãesSilva.pdf.txtAntoniMagalhãesSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain352263https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/3/AntoniMagalh%c3%a3esSilva.pdf.txtcb40bf15c481b655709ab82fdba80bf1MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALAntoniMagalhãesSilva.pdfAntoniMagalhãesSilva.pdfapplication/pdf21488717https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/1/AntoniMagalh%c3%a3esSilva.pdf0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72MD51prefix/52792023-09-14 02:54:53.791oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:54:53Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Narrative in the electronic game The Last Of Us: A relationship between environmental storytelling and the second Peircean trichotomy |
title |
A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana |
spellingShingle |
A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana Silva, Antoni Magalhães CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Semiótica peirceana Linguística Jogos eletrônicos Peircean semiotics Linguistics Electronic games |
title_short |
A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana |
title_full |
A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana |
title_fullStr |
A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana |
title_full_unstemmed |
A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana |
title_sort |
A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana |
author |
Silva, Antoni Magalhães |
author_facet |
Silva, Antoni Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1000717123605254 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Melo, Silvia Mara de |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
0000-0001-9505-9504 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9702170650680687 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Figueiredo, Carlos Vinícius da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2570851287426292 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Denise |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
0000-0003-4558-7100 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0602121370347648 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Araujo, Susylene Dias de |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
0000-0002-4562-6096 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0871454222913974 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7577668009377323 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Antoni Magalhães |
contributor_str_mv |
Torchi, Gicelma da Fonseca Chacarosqui Melo, Silvia Mara de Figueiredo, Carlos Vinícius da Silva Silva, Denise Araujo, Susylene Dias de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Semiótica peirceana Linguística Jogos eletrônicos Peircean semiotics Linguistics Electronic games |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica peirceana Linguística Jogos eletrônicos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Peircean semiotics Linguistics Electronic games |
description |
Esta dissertação objetiva uma análise da narrativa do jogo eletrônico The Last of Us, lançado para consoles Playstation pela desenvolvedora Naughty Dog em 2013. Por meio da segunda tricotomia peirceana (signo em relação ao objeto), que apresenta os conceitos de ícone, índice e símbolo e proposta pela Semiótica de Charles Sanders Peirce, analisamos a narrativa relacionando-a com a Narrativa Ambiental idealizada pelo autor Henry Jenkins. Analisando e descrevendo de que formas a tricotomia peirceana pode estar relacionada com a narrativa ambiental, propõe-se uma nova forma para categorização da narrativa ambiental presente no corpus pela chamada “tricotomia de transvio”, um modelo com categorias próprias que classifica a narrativa ambiental de acordo com os níveis de informação obtidas por meio de ambientes de um jogo eletrônico. A pesquisa contribui com a produção da linha de pesquisa à qual se vincula: Linguística e Transculturalidade do PPG de Letras da UFGD e com outros estudos na área dos jogos eletrônicos e, principalmente, revela mais sobre a narrativa ambiental proposta pelo autor, um assunto pouco estudado no país, ao relacioná-la às tricotomias peirceanas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual, por meio de observação direta intensiva, o autor assume o papel de jogador ao controlar o personagem do jogo para observar e analisar os diversos ambientes e a narrativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-03T20:18:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-03T20:18:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Antoni Magalhães. A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279 |
identifier_str_mv |
SILVA, Antoni Magalhães. A Narrativa no jogo eletrônico The Last Of Us: Uma relação entre narrativa ambiental e a segunda tricotomia peirceana. 2022. 235 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de pós-graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação, Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/3/AntoniMagalh%c3%a3esSilva.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5279/1/AntoniMagalh%c3%a3esSilva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb40bf15c481b655709ab82fdba80bf1 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 0588ce3caf68783e5cff94cd52833b72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798042101065187328 |