Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manechine, Selma Rosana Santiago
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Caldeira, Ana Maria de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4296
Resumo: O presente artigo expõe por meio da análise semiótica peirceana a construção/representação de signos-pensamento de 32 alunos integrantes do Ciclo I – séries iniciais da Educação Básica quanto ao conceito de medida de comprimento. O trabalho constituiu em desenvolver conceitos de unidade padrão, leitura e interpretação de medida por meio de instrumentos, de maneira que a linguagem matemática apresentada nos materiais manipuláveis foi sendo significada e ressignificada como ferramenta para apreensão e representação de novos conceitos. A tríade pedagógica Sentir-Perceber, Relacionar e Conceituar (S-P/R/C) co-relacionada com o dinamismo do processo de semiose definido por Charles Sanders Peirce (1839-1914) em sua teoria Semiótica na produção do signo (Objeto, Representamen e Interpretante), propiciou a interpretação e análise das inferências dos alunos em nível perceptível (sentir, admirar), indutível (experiência) e dedutivo (conceito).
id UNESP-14_be853c0f6eed0614c23b1f891e8d186d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4296
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem PeirceanaSemiótica PeirceanaLinguagem MatemáticaEducação BásicaO presente artigo expõe por meio da análise semiótica peirceana a construção/representação de signos-pensamento de 32 alunos integrantes do Ciclo I – séries iniciais da Educação Básica quanto ao conceito de medida de comprimento. O trabalho constituiu em desenvolver conceitos de unidade padrão, leitura e interpretação de medida por meio de instrumentos, de maneira que a linguagem matemática apresentada nos materiais manipuláveis foi sendo significada e ressignificada como ferramenta para apreensão e representação de novos conceitos. A tríade pedagógica Sentir-Perceber, Relacionar e Conceituar (S-P/R/C) co-relacionada com o dinamismo do processo de semiose definido por Charles Sanders Peirce (1839-1914) em sua teoria Semiótica na produção do signo (Objeto, Representamen e Interpretante), propiciou a interpretação e análise das inferências dos alunos em nível perceptível (sentir, admirar), indutível (experiência) e dedutivo (conceito).UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4296Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 887-9041980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4296/3431Manechine, Selma Rosana SantiagoCaldeira, Ana Maria de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:10:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4296Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:10:27Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
title Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
spellingShingle Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
Manechine, Selma Rosana Santiago
Semiótica Peirceana
Linguagem Matemática
Educação Básica
title_short Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
title_full Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
title_fullStr Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
title_full_unstemmed Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
title_sort Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
author Manechine, Selma Rosana Santiago
author_facet Manechine, Selma Rosana Santiago
Caldeira, Ana Maria de Andrade
author_role author
author2 Caldeira, Ana Maria de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manechine, Selma Rosana Santiago
Caldeira, Ana Maria de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica Peirceana
Linguagem Matemática
Educação Básica
topic Semiótica Peirceana
Linguagem Matemática
Educação Básica
description O presente artigo expõe por meio da análise semiótica peirceana a construção/representação de signos-pensamento de 32 alunos integrantes do Ciclo I – séries iniciais da Educação Básica quanto ao conceito de medida de comprimento. O trabalho constituiu em desenvolver conceitos de unidade padrão, leitura e interpretação de medida por meio de instrumentos, de maneira que a linguagem matemática apresentada nos materiais manipuláveis foi sendo significada e ressignificada como ferramenta para apreensão e representação de novos conceitos. A tríade pedagógica Sentir-Perceber, Relacionar e Conceituar (S-P/R/C) co-relacionada com o dinamismo do processo de semiose definido por Charles Sanders Peirce (1839-1914) em sua teoria Semiótica na produção do signo (Objeto, Representamen e Interpretante), propiciou a interpretação e análise das inferências dos alunos em nível perceptível (sentir, admirar), indutível (experiência) e dedutivo (conceito).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4296
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4296/3431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 887-904
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873906016256