Construção de Conceitos Matemáticos na Educação Básica numa Abordagem Peirceana
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4296 |
Resumo: | O presente artigo expõe por meio da análise semiótica peirceana a construção/representação de signos-pensamento de 32 alunos integrantes do Ciclo I – séries iniciais da Educação Básica quanto ao conceito de medida de comprimento. O trabalho constituiu em desenvolver conceitos de unidade padrão, leitura e interpretação de medida por meio de instrumentos, de maneira que a linguagem matemática apresentada nos materiais manipuláveis foi sendo significada e ressignificada como ferramenta para apreensão e representação de novos conceitos. A tríade pedagógica Sentir-Perceber, Relacionar e Conceituar (S-P/R/C) co-relacionada com o dinamismo do processo de semiose definido por Charles Sanders Peirce (1839-1914) em sua teoria Semiótica na produção do signo (Objeto, Representamen e Interpretante), propiciou a interpretação e análise das inferências dos alunos em nível perceptível (sentir, admirar), indutível (experiência) e dedutivo (conceito). |
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