A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paredes, Taynara Leandra Torquato
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5701
Resumo: A internacionalização de uma empresa pode ocorrer através de algumas formas como: exportação de seus produtos, inserção da empresa em território estrangeiro ou ampliação de seu Investimento Estrangeiro Direto (IED). Dessa forma, iremos analisar como o marketing internacional participa desse processo e como ele hoje passa a incorporar de forma mais intensa o fenômeno do ESG (Environment, Social, Governance). Para realizar tais reflexões o trabalho tem como caso de estudo a empresa FS Bioenergia, que iniciou a instalação de unidades produtivas no estado do Mato Grosso a partir de 2015. Para isso, foram realizadas análises bibliográficas acerca dos pontos de internacionalização, marketing, ESG e sustentabilidade; levantamento e análise de peças de marketing divulgados pela empresa FS Bioenergia; assim como a realização de uma entrevista com o chefe de marketing da mesma empresa para reflexão e aprofundamento. A conclusão que se tem é que a internacionalização da empresa que foi objeto de análise tem acontecido de forma especialmente voltada à busca pela ampliação de seu IED e relacionamento com os investidores que operam no mercado financeiro. Relacionado a isso, observa-se uma maior importância do marketing, especialmente preocupado em destacar a imagem de produção sustentável da empresa, assim como suas ações voltadas para o meio ambiente, sociedade e governança.
id UFGD-2_9d3b6c3236f62eb99fb3ba46f090a059
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/5701
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Silva, Luciano Pereira Duartehttp://lattes.cnpq.br/6514230892285968Moreira Junior, Hermes0000-0002-4827-6802http://lattes.cnpq.br/8140243317407008Firmino, Paul Clívilan Santos0000-0002-5540-864Xhttp://lattes.cnpq.br/9247020392321301http://lattes.cnpq.br/8455217131642043Paredes, Taynara Leandra Torquato2023-09-01T23:31:54Z2023-09-01T23:31:54Z2022-11-29PAREDES, Taynara Leandra Torquato. A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5701A internacionalização de uma empresa pode ocorrer através de algumas formas como: exportação de seus produtos, inserção da empresa em território estrangeiro ou ampliação de seu Investimento Estrangeiro Direto (IED). Dessa forma, iremos analisar como o marketing internacional participa desse processo e como ele hoje passa a incorporar de forma mais intensa o fenômeno do ESG (Environment, Social, Governance). Para realizar tais reflexões o trabalho tem como caso de estudo a empresa FS Bioenergia, que iniciou a instalação de unidades produtivas no estado do Mato Grosso a partir de 2015. Para isso, foram realizadas análises bibliográficas acerca dos pontos de internacionalização, marketing, ESG e sustentabilidade; levantamento e análise de peças de marketing divulgados pela empresa FS Bioenergia; assim como a realização de uma entrevista com o chefe de marketing da mesma empresa para reflexão e aprofundamento. A conclusão que se tem é que a internacionalização da empresa que foi objeto de análise tem acontecido de forma especialmente voltada à busca pela ampliação de seu IED e relacionamento com os investidores que operam no mercado financeiro. Relacionado a isso, observa-se uma maior importância do marketing, especialmente preocupado em destacar a imagem de produção sustentável da empresa, assim como suas ações voltadas para o meio ambiente, sociedade e governança.The internationalization of a company can occur through a few ways, such as: exporting its products, inserting the company in foreign territory or expanding its Foreign Direct Investment (FDI). That way, we will analyze how international marketing participates in this process and how the company intensively incorporates the phenomenon of ESG (Environment, Social, Governance). To carry out such reflections, the paper has as a case study of the company FS Bioenergia, which started the installation of plants in the state of Mato Grosso in 2015. For this, bibliographic analyzes were carried out on the points of internationalization, marketing, ESG and sustainability; survey and analysis of marketing pieces published by the company FS Bioenergia; as well as conducting an interview with the head of marketing of the same company for reflection and deepening. The conclusion reached is that the internationalization of the company that was the object of analysis has been especially focused on the search for the expansion of its FDI and relationship with investors operating in the financial market. Related to this, there is a greater importance of marketing, especially concerned with highlighting the company's image of sustainable production, as well as its actions aimed at the environment, society and governance.La internacionalización de una compañia puede darse mediante de algunas maneras como: exportación de sus productos, inserción de la empresa en territorio extranjero o expansión de su Inversión Extranjera Directa (IED). Así, analizaremos cómo el marketing internacional participa en este proceso y cómo ahora incorpora con más intensidad el fenómeno ESG (Environment, Social, Governance). Para llevar a cabo tales reflexiones, el trabajo tiene como estudio de caso la compañia FS Bioenergia, que inició la instalación de unidades de producción en el estado de Mato Grosso en 2015. Para ello, se realizaron análisis bibliográficos sobre los puntos de internacionalización, marketing, ESG y sostenibilidad; encuesta y análisis de piezas de marketing publicadas por la empresa FS Bioenergia; así como realizar una entrevista con el responsable de marketing de la misma empresa para su reflexión y profundización. La conclusión es que la internacionalización de la empresa que fue objeto de análisis se ha producido de una manera especialmente enfocada a la búsqueda de la expansión de su IED y la relación con los inversores que operan en el mercado financiero. Relacionado con esto, existe una mayor importancia del marketing, especialmente preocupado por resaltar la imagen de producción sostenible de la empresa, así como sus acciones centradas en el medio ambiente, la sociedad y la gobernanza.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-01T23:31:54Z No. of bitstreams: 1 TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf: 5757739 bytes, checksum: 5ac161bc1c8279bcd7bded533d08d260 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-01T23:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf: 5757739 bytes, checksum: 5ac161bc1c8279bcd7bded533d08d260 (MD5) Previous issue date: 2022-11-29porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Direito e Relações InternacionaisCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISInternacionalizaçãoMarketing verdeEmpresas - finançasInternationalizationGreen marketingBusiness enterprises - financeA Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esgThe Internationalization of FS Bioenergia Company: the relevance of international marketing and the ESG guidelinesLa Internacionalización de la compañia FS Bioenergia: La relevancia del marketing internacional y los criterios ESGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTTaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf.txtTaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf.txtExtracted texttext/plain85672https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5701/3/TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf.txt469beacecfb7109fe153f33eb3040b44MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5701/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALTaynaraLeandraTorquatoParedes.pdfTaynaraLeandraTorquatoParedes.pdfapplication/pdf5757739https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5701/1/TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf5ac161bc1c8279bcd7bded533d08d260MD51prefix/57012023-09-14 02:49:02.656oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:49:02Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Internationalization of FS Bioenergia Company: the relevance of international marketing and the ESG guidelines
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La Internacionalización de la compañia FS Bioenergia: La relevancia del marketing internacional y los criterios ESG
title A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
spellingShingle A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
Paredes, Taynara Leandra Torquato
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Marketing verde
Empresas - finanças
Internationalization
Green marketing
Business enterprises - finance
title_short A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
title_full A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
title_fullStr A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
title_full_unstemmed A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
title_sort A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg
author Paredes, Taynara Leandra Torquato
author_facet Paredes, Taynara Leandra Torquato
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Luciano Pereira Duarte
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6514230892285968
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moreira Junior, Hermes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 0000-0002-4827-6802
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8140243317407008
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Firmino, Paul Clívilan Santos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0002-5540-864X
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9247020392321301
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8455217131642043
dc.contributor.author.fl_str_mv Paredes, Taynara Leandra Torquato
contributor_str_mv Silva, Luciano Pereira Duarte
Moreira Junior, Hermes
Firmino, Paul Clívilan Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Internacionalização
Marketing verde
Empresas - finanças
Internationalization
Green marketing
Business enterprises - finance
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Marketing verde
Empresas - finanças
dc.subject.eng.fl_str_mv Internationalization
Green marketing
Business enterprises - finance
description A internacionalização de uma empresa pode ocorrer através de algumas formas como: exportação de seus produtos, inserção da empresa em território estrangeiro ou ampliação de seu Investimento Estrangeiro Direto (IED). Dessa forma, iremos analisar como o marketing internacional participa desse processo e como ele hoje passa a incorporar de forma mais intensa o fenômeno do ESG (Environment, Social, Governance). Para realizar tais reflexões o trabalho tem como caso de estudo a empresa FS Bioenergia, que iniciou a instalação de unidades produtivas no estado do Mato Grosso a partir de 2015. Para isso, foram realizadas análises bibliográficas acerca dos pontos de internacionalização, marketing, ESG e sustentabilidade; levantamento e análise de peças de marketing divulgados pela empresa FS Bioenergia; assim como a realização de uma entrevista com o chefe de marketing da mesma empresa para reflexão e aprofundamento. A conclusão que se tem é que a internacionalização da empresa que foi objeto de análise tem acontecido de forma especialmente voltada à busca pela ampliação de seu IED e relacionamento com os investidores que operam no mercado financeiro. Relacionado a isso, observa-se uma maior importância do marketing, especialmente preocupado em destacar a imagem de produção sustentável da empresa, assim como suas ações voltadas para o meio ambiente, sociedade e governança.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-01T23:31:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-01T23:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAREDES, Taynara Leandra Torquato. A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5701
identifier_str_mv PAREDES, Taynara Leandra Torquato. A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Direito e Relações Internacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5701/3/TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5701/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5701/1/TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 469beacecfb7109fe153f33eb3040b44
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
5ac161bc1c8279bcd7bded533d08d260
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042106699186176