Plano de marketing internacional : expansão do Grupo Calzedonia para a Dinamarca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29883 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
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Plano de marketing internacional : expansão do Grupo Calzedonia para a DinamarcaPlano de MarketingInternacionalizaçãoMarketing-MixMarketing PlanningInternationalizationMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisO presente projeto tem como propósito elaborar um Plano de Marketing Internacional para a expansão do Grupo Calzedonia para a Dinamarca, ou seja, o seu objetivo passa por desenvolver uma estratégia e planos de ação que apoiem o crescimento do mesmo para mercados externos. Desta forma, o Grupo foi fundado há quase 40 anos em Itália e é composto por variadas marcas, sendo que o foco do trabalho são a Calzedonia e a Intimissimi. Tornou-se, principalmente na Europa, um dos líderes no setor do vestuário e atualmente tem presença em 56 países, pretendendo aumentar este número. Posto isto, este projeto encontra-se segmentado em duas partes, teórica e prática. Na primeira encontram-se as principais teorias que dão suporte ao plano de marketing, e consequente internacionalização. E no segmento prático, realiza-se uma pesquisa acerca da situação atual do setor do vestuário e do mercado dinamarquês, onde também se tem uma visão do comportamento dos consumidores, que resulta no desenvolvimento das táticas de marketing-mix que melhor se adequam a este mercado. Neste sentido, como metodologia utilizou-se o método action-research e a estratégia mixed-method, com vista a recolher dados primários e secundários. Como dados primários, recolheram-se 335 respostas a partir de um questionário online realizado a consumidores dinamarqueses de biquínis ou fatos de banho, meias ou collants e lingerie feminina. Com isto, foi possível perceber o nível de notoriedade da marca e determinar o target da mesma. Por fim, ressalva-se que este projeto tem como data de implementação o mês de janeiro de 2024, e que nele se encontram planos de ação que tiveram como base os objetivos e as estratégias estabelecidos no plano de marketing. Conclui-se, a partir da elaboração deste trabalho, que a Dinamarca apresenta um mercado relevante aquando da procura de um mercado externo para a expansão do Grupo Calzedonia. Tendo sido delineado um plano de ação com o objetivo de obter sucesso neste processo de internacionalização.The purpose of this project is to draw up an International Marketing Plan for the expansion of the Calzedonia Group into Denmark, i.e. its aim is to develop a strategy and action plans to support its growth in foreign markets. The Group was founded almost 40 years ago in Italy and is made up of various brands, with Calzedonia and Intimissimi being the focus of the work. It has become, mainly in Europe, one of the leaders in the clothing sector and currently has a presence in 56 countries, with the intention of increasing this number. That said, this project is segmented into two parts, theoretical and practical. The first one contains the main theories that support the marketing plan and consequent internationalization. And in the practical segment, research is carried out into the current situation of the clothing sector and the Danish market, which also provides an insight into consumer behavior, resulting in the development of marketing-mix tactics that best suit this market. To this end, the methodology used was the action-research method and the mixedmethod strategy, with the purpose of collecting primary and secondary data. As primary data, 335 responses were collected from an online questionnaire made to Danish consumers of bikinis or swimsuits, socks or tights and women's lingerie. This made it possible to understand the brand's level of awareness and determine its target. Finally, it should be noted that the implementation date for this project is January 2024 and that it includes action plans based on the objectives and strategies set out in the marketing plan. The conclusion drawn from this work is that Denmark is a relevant market when looking for a foreign market for the expansion of the Calzedonia Group. An action plan was drawn up with the aim of achieving success in this internationalization process.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaTeixeira, Rita Mendonça2024-01-19T11:32:15Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29883porTeixeira, Rita Mendonça (2023). “Plano de marketing internacional : expansão do Grupo Calzedonia para a Dinamarca”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:35:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:40.770970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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