A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Évelyn de Jesus
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4626
Resumo: No presente trabalho busco discutir, de forma geral, como foi o processo de criação de Nós Três, Alice. O foco mais sensível de discussão e também meu maior interesse na montagem está centrado na utilização do espaço alternativo para a criação cênica. Ao longo do processo fomos descobrindo quais seriam os pontos estratégicos para realização das cenas, percebendo os maiores obstáculos encontrados no percurso do espaço, de forma que esta relação tornou-se fundamental para toda a construção da encenação e da dramaturgia. Este é o foco central deste artigo, que também é um relato da experiência vivenciada neste processo de criação.
id UFGD-2_a2d461f84703f92f6506287f6aea485a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4626
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Esper, Gil de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/3871549206627754Schiavo, Igor Emanuel de Almeida0000-0003-1502-1317http://lattes.cnpq.br/2953175141815602Correia, Rodrigo Bentohttp://lattes.cnpq.br/8389746529419540ÉvelynGonzaga, Évelyn de Jesus2021-09-09T19:03:49Z2021-09-09T19:03:49Z2019-12-06http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4626No presente trabalho busco discutir, de forma geral, como foi o processo de criação de Nós Três, Alice. O foco mais sensível de discussão e também meu maior interesse na montagem está centrado na utilização do espaço alternativo para a criação cênica. Ao longo do processo fomos descobrindo quais seriam os pontos estratégicos para realização das cenas, percebendo os maiores obstáculos encontrados no percurso do espaço, de forma que esta relação tornou-se fundamental para toda a construção da encenação e da dramaturgia. Este é o foco central deste artigo, que também é um relato da experiência vivenciada neste processo de criação.In the present work I seek to discuss, in general, how was the process of creating Three Knots, Alice. The most sensitive focus of discussion and also my greatest interest in montage is centered on the use of alternative space for scenic creation. Throughout the process we were discovering what would be the strategic points for the realization of the scenes, realizing the major obstacles encountered in the course of space, so that this relationship became fundamental for the whole construction of staging and dramaturgy. This is the central focus of this article, which is also an account of the experience lived in this process of creation.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-09-09T19:03:49Z No. of bitstreams: 1 ArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_ÉvelyndeJesusGonzaga.pdf: 2988076 bytes, checksum: 04e3cdaaf00926c0cf398377c97bf82c (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-09T19:03:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_ÉvelyndeJesusGonzaga.pdf: 2988076 bytes, checksum: 04e3cdaaf00926c0cf398377c97bf82c (MD5) Previous issue date: 2019-12-06porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTeatro performativoProcesso de criaçãoAtriz-performerPerformative theaterCreation processPerformer-performerA Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Aliceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_ÉvelyndeJesusGonzaga.pdf.txtArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_ÉvelyndeJesusGonzaga.pdf.txtExtracted texttext/plain175741https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4626/3/ArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_%c3%89velyndeJesusGonzaga.pdf.txtd71494a44d657c9fb5578251bb83f598MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4626/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_ÉvelyndeJesusGonzaga.pdfArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_ÉvelyndeJesusGonzaga.pdfapplication/pdf2988076https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4626/1/ArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_%c3%89velyndeJesusGonzaga.pdf04e3cdaaf00926c0cf398377c97bf82cMD51prefix/46262023-09-14 03:06:21.305oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:06:21Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice
title A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice
spellingShingle A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice
Gonzaga, Évelyn de Jesus
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Teatro performativo
Processo de criação
Atriz-performer
Performative theater
Creation process
Performer-performer
title_short A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice
title_full A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice
title_fullStr A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice
title_full_unstemmed A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice
title_sort A Construção da atriz-performer em relação ao espaço: nós três, Alice
author Gonzaga, Évelyn de Jesus
author_facet Gonzaga, Évelyn de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Esper, Gil de Medeiros
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3871549206627754
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schiavo, Igor Emanuel de Almeida
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 0000-0003-1502-1317
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2953175141815602
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Correia, Rodrigo Bento
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8389746529419540
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv Évelyn
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Évelyn de Jesus
contributor_str_mv Esper, Gil de Medeiros
Schiavo, Igor Emanuel de Almeida
Correia, Rodrigo Bento
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Teatro performativo
Processo de criação
Atriz-performer
Performative theater
Creation process
Performer-performer
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro performativo
Processo de criação
Atriz-performer
dc.subject.eng.fl_str_mv Performative theater
Creation process
Performer-performer
description No presente trabalho busco discutir, de forma geral, como foi o processo de criação de Nós Três, Alice. O foco mais sensível de discussão e também meu maior interesse na montagem está centrado na utilização do espaço alternativo para a criação cênica. Ao longo do processo fomos descobrindo quais seriam os pontos estratégicos para realização das cenas, percebendo os maiores obstáculos encontrados no percurso do espaço, de forma que esta relação tornou-se fundamental para toda a construção da encenação e da dramaturgia. Este é o foco central deste artigo, que também é um relato da experiência vivenciada neste processo de criação.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-09T19:03:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-09T19:03:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4626
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4626/3/ArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_%c3%89velyndeJesusGonzaga.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4626/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4626/1/ArthurRodolfoBritesMartins_BrunaGarciaBrazSilva_%c3%89velyndeJesusGonzaga.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d71494a44d657c9fb5578251bb83f598
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
04e3cdaaf00926c0cf398377c97bf82c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813278411106287616