Pensar Djambí na sua dimensão performativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33685 |
Resumo: | O relatório do trabalho de projeto de Mestrado em Teatro que aqui se apresenta pretende compreender o Djambí, enquanto prática de cura, inserida no contexto cultural de São Tomé e Príncipe. Através da pesquisa documental e trabalho de campo foi possível identificar um conjunto de elementos performativos que constituem as suas práticas, configurando possibilidades de explorar uma nova linguagem cénico-teatral. Desenvolveu-se proposta de pesquisa e exploração criativa sob a forma de oficina de experimentação cénica-artística com um grupo de participantes voluntários. O seu propósito se inscreveu na procura de uma expressão artística que privilegia a construção de uma linguagem artística inovadora e que estimula o processo de criação. Foi realizada partilha pública deste processo, revelando as potencialidades do Djambí como catalisador do trabalho artístico; Thinking Djambí in its performative dimension Summary: The report of the Masters in Theater project work presented here intends to understand the Djambí, as a healing practice, inserted in the cultural context of São Tomé and Príncipe. Through documental research and fieldwork, it was possible to identify a set of performative elements that constitute their practices, configuring possibilities to explore a new scenictheatrical language. A research proposal and creative exploration was developed in the form of a scenic-artistic experimentation workshop with a group of voluntary participants. Its purpose was inscribed in the search for an artistic expression that privileges the construction of an innovative artistic language and that stimulates the creation process. This process was publicly shared, revealing the potential of Djambí as a catalyst for artistic work. |
id |
RCAP_c62a1cd0be6516002e4dc22f80280292 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pensar Djambí na sua dimensão performativaDjambíTeatroCulturaCuraPerformativoDjambíTheaterCultureHealingPerformativeO relatório do trabalho de projeto de Mestrado em Teatro que aqui se apresenta pretende compreender o Djambí, enquanto prática de cura, inserida no contexto cultural de São Tomé e Príncipe. Através da pesquisa documental e trabalho de campo foi possível identificar um conjunto de elementos performativos que constituem as suas práticas, configurando possibilidades de explorar uma nova linguagem cénico-teatral. Desenvolveu-se proposta de pesquisa e exploração criativa sob a forma de oficina de experimentação cénica-artística com um grupo de participantes voluntários. O seu propósito se inscreveu na procura de uma expressão artística que privilegia a construção de uma linguagem artística inovadora e que estimula o processo de criação. Foi realizada partilha pública deste processo, revelando as potencialidades do Djambí como catalisador do trabalho artístico; Thinking Djambí in its performative dimension Summary: The report of the Masters in Theater project work presented here intends to understand the Djambí, as a healing practice, inserted in the cultural context of São Tomé and Príncipe. Through documental research and fieldwork, it was possible to identify a set of performative elements that constitute their practices, configuring possibilities to explore a new scenictheatrical language. A research proposal and creative exploration was developed in the form of a scenic-artistic experimentation workshop with a group of voluntary participants. Its purpose was inscribed in the search for an artistic expression that privileges the construction of an innovative artistic language and that stimulates the creation process. This process was publicly shared, revealing the potential of Djambí as a catalyst for artistic work.Universidade de Évora2023-01-30T12:00:24Z2023-01-302022-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33685http://hdl.handle.net/10174/33685TID:203145526porDepartamento de Artes Cénicasjanuario_5@hotmail.com203Januário, Afonsoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:31.519045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar Djambí na sua dimensão performativa |
title |
Pensar Djambí na sua dimensão performativa |
spellingShingle |
Pensar Djambí na sua dimensão performativa Januário, Afonso Djambí Teatro Cultura Cura Performativo Djambí Theater Culture Healing Performative |
title_short |
Pensar Djambí na sua dimensão performativa |
title_full |
Pensar Djambí na sua dimensão performativa |
title_fullStr |
Pensar Djambí na sua dimensão performativa |
title_full_unstemmed |
Pensar Djambí na sua dimensão performativa |
title_sort |
Pensar Djambí na sua dimensão performativa |
author |
Januário, Afonso |
author_facet |
Januário, Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Januário, Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Djambí Teatro Cultura Cura Performativo Djambí Theater Culture Healing Performative |
topic |
Djambí Teatro Cultura Cura Performativo Djambí Theater Culture Healing Performative |
description |
O relatório do trabalho de projeto de Mestrado em Teatro que aqui se apresenta pretende compreender o Djambí, enquanto prática de cura, inserida no contexto cultural de São Tomé e Príncipe. Através da pesquisa documental e trabalho de campo foi possível identificar um conjunto de elementos performativos que constituem as suas práticas, configurando possibilidades de explorar uma nova linguagem cénico-teatral. Desenvolveu-se proposta de pesquisa e exploração criativa sob a forma de oficina de experimentação cénica-artística com um grupo de participantes voluntários. O seu propósito se inscreveu na procura de uma expressão artística que privilegia a construção de uma linguagem artística inovadora e que estimula o processo de criação. Foi realizada partilha pública deste processo, revelando as potencialidades do Djambí como catalisador do trabalho artístico; Thinking Djambí in its performative dimension Summary: The report of the Masters in Theater project work presented here intends to understand the Djambí, as a healing practice, inserted in the cultural context of São Tomé and Príncipe. Through documental research and fieldwork, it was possible to identify a set of performative elements that constitute their practices, configuring possibilities to explore a new scenictheatrical language. A research proposal and creative exploration was developed in the form of a scenic-artistic experimentation workshop with a group of voluntary participants. Its purpose was inscribed in the search for an artistic expression that privileges the construction of an innovative artistic language and that stimulates the creation process. This process was publicly shared, revealing the potential of Djambí as a catalyst for artistic work. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-06T00:00:00Z 2023-01-30T12:00:24Z 2023-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33685 http://hdl.handle.net/10174/33685 TID:203145526 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33685 |
identifier_str_mv |
TID:203145526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes Cénicas januario_5@hotmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136706488696832 |