A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barone, Jéssica Viana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4565
Resumo: Referência na narrativa portuguesa contemporânea e contemplado por prêmios como Camões (1995) e o Nobel de Literatura (1998), José Saramago (1922 – 2010) traz em suas obras críticas a diversos temas, como a religião Cristã, o abuso de poder, a misoginia, entre outros tantos. Dado o contexto no qual o declínio do prestígio à religião se manifesta nas criações artísticas e literárias, Saramago elabora sua crítica à religião cristã e à figura de Deus fazendo uso da ironia, escrevendo O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) e Caim (2009), paródias da Bíblia Sagrada que, configuradas como romances de formação, recontam a história dos textos sacros de maneira irônica e humanizada, o que resulta na dessacralização das personagens do texto canônico. Tal dessacralização possui teor crítico, que, acompanhado da ironia, é elemento fundamental da paródia, que, em Caim causa o riso e o questionamento acerca de questões humanitárias e em O Evangelho segundo Jesus Cristo, causa profunda reflexão não só acerca da religião, como também das inquietudes da alma humana. Assim, busca-se neste trabalho exibir o processo de humanização e dessacralização das personagens bíblicas, assim como a elevação da humanidade em detrimento do divino e do sagrado, que se manifesta por meio da paródia. Para tal, utiliza-se os conceitos de paródia e ironia com base em Linda Hutcheon (1985) e Beth Brait (2009), como também o conceito de Bildungsroman (de maneira não aprofundada), de Morgenstern (1820). O conceito de romance de formação (Bildungsroman) torna-se importante para que se entenda a transformação das personagens protagonistas, que levam o leitor ao pensamento crítico acerca da figura divina eternizada pela cultura cristã.
id UFGD-2_a52564883a8efd0a19cc8f7784907b85
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/4565
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Dantas, Gregório Foganholihttp://lattes.cnpq.br/6589239673746531Telles, Luís Fernando Pradohttp://lattes.cnpq.br/7455472093843454Queiroz, Juliana Maia de0000-0002-1741-1725http://lattes.cnpq.br/0783166655929922http://lattes.cnpq.br/6121096014871525Barone, Jéssica Viana2021-07-06T13:53:05Z2021-07-06T13:53:05Z2020-05-14BARONE, Jéssica Viana. A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4565Referência na narrativa portuguesa contemporânea e contemplado por prêmios como Camões (1995) e o Nobel de Literatura (1998), José Saramago (1922 – 2010) traz em suas obras críticas a diversos temas, como a religião Cristã, o abuso de poder, a misoginia, entre outros tantos. Dado o contexto no qual o declínio do prestígio à religião se manifesta nas criações artísticas e literárias, Saramago elabora sua crítica à religião cristã e à figura de Deus fazendo uso da ironia, escrevendo O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) e Caim (2009), paródias da Bíblia Sagrada que, configuradas como romances de formação, recontam a história dos textos sacros de maneira irônica e humanizada, o que resulta na dessacralização das personagens do texto canônico. Tal dessacralização possui teor crítico, que, acompanhado da ironia, é elemento fundamental da paródia, que, em Caim causa o riso e o questionamento acerca de questões humanitárias e em O Evangelho segundo Jesus Cristo, causa profunda reflexão não só acerca da religião, como também das inquietudes da alma humana. Assim, busca-se neste trabalho exibir o processo de humanização e dessacralização das personagens bíblicas, assim como a elevação da humanidade em detrimento do divino e do sagrado, que se manifesta por meio da paródia. Para tal, utiliza-se os conceitos de paródia e ironia com base em Linda Hutcheon (1985) e Beth Brait (2009), como também o conceito de Bildungsroman (de maneira não aprofundada), de Morgenstern (1820). O conceito de romance de formação (Bildungsroman) torna-se importante para que se entenda a transformação das personagens protagonistas, que levam o leitor ao pensamento crítico acerca da figura divina eternizada pela cultura cristã.A reference in contemporary Portuguese narrative and awarded by prizes such as Camões (1995) and the Nobel Prize for Literature (1998), José Saramago (1922 - 2010) brings in his works criticisms to several subjects, such as the Christian religion, abuse of power, misogyny, among many others. Given the context in which the decline in prestige to religion is manifested in artistic and literary creations, Saramago elaborates his critique of the Christian religion and the figure of God using irony, writing O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) and Caim (2009), parodies of the Holy Bible that, configured as formation novels, retell the history of sacred texts in an ironic and humanized way, which results in the desacralization of the characters in the canonical text. Such desacralization has a critical content, which, accompanied by irony, is a fundamental element of parody, which in Caim causes laughter and questioning about humanitarian issues and in O Evangelho segundo Jesus Cristo, causes profound reflection not only about religion, but also also of the concerns of the human soul. Thus, this work seeks to show the process of humanization and desacralization of biblical characters, as well as the elevation of humanity in detriment of the divine and the sacred, which is manifested through parody. To this end, the concepts of parody and irony based on Linda Hutcheon (1985) and Beth Brait (2009) are used, as well as the concept of Bildungsroman (not in an in-depth way), by Morgenstern (1820). The concept of formation novel (Bildungsroman) becomes important in order to understand the transformation of the protagonist characters, which leads the reader to critical thinking about the divine figure eternalized by Christian culture.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-07-06T13:53:05Z No. of bitstreams: 1 JéssicaVianaBarone.pdf: 1274252 bytes, checksum: 164c31b1b022ac2e65d69ce37cbaa2b9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-06T13:53:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JéssicaVianaBarone.pdf: 1274252 bytes, checksum: 164c31b1b022ac2e65d69ce37cbaa2b9 (MD5) Previous issue date: 2020-05-14Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal da Grande DouradosPrograma de pós-graduação em LetrasUFGDBrasilFaculdade de Comunicação, Artes e LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASReligião e literaturaIronia na literaturaParódiaReligion and literatureIrony in literatureParodyA Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralizaçãoParody and irony in the works of José Saramago: criticismo and desacralizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTJéssicaVianaBarone.pdf.txtJéssicaVianaBarone.pdf.txtExtracted texttext/plain264135https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4565/3/J%c3%a9ssicaVianaBarone.pdf.txtd34b177c138b35b62e97072cd21d39dbMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4565/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALJéssicaVianaBarone.pdfJéssicaVianaBarone.pdfapplication/pdf1274252https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4565/1/J%c3%a9ssicaVianaBarone.pdf164c31b1b022ac2e65d69ce37cbaa2b9MD51prefix/45652023-09-14 03:07:57.16oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T07:07:57Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Parody and irony in the works of José Saramago: criticismo and desacralization
title A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização
spellingShingle A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização
Barone, Jéssica Viana
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Religião e literatura
Ironia na literatura
Paródia
Religion and literature
Irony in literature
Parody
title_short A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização
title_full A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização
title_fullStr A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização
title_full_unstemmed A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização
title_sort A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização
author Barone, Jéssica Viana
author_facet Barone, Jéssica Viana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Gregório Foganholi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6589239673746531
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Telles, Luís Fernando Prado
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7455472093843454
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Queiroz, Juliana Maia de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0002-1741-1725
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0783166655929922
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6121096014871525
dc.contributor.author.fl_str_mv Barone, Jéssica Viana
contributor_str_mv Dantas, Gregório Foganholi
Telles, Luís Fernando Prado
Queiroz, Juliana Maia de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Religião e literatura
Ironia na literatura
Paródia
Religion and literature
Irony in literature
Parody
dc.subject.por.fl_str_mv Religião e literatura
Ironia na literatura
Paródia
dc.subject.eng.fl_str_mv Religion and literature
Irony in literature
Parody
description Referência na narrativa portuguesa contemporânea e contemplado por prêmios como Camões (1995) e o Nobel de Literatura (1998), José Saramago (1922 – 2010) traz em suas obras críticas a diversos temas, como a religião Cristã, o abuso de poder, a misoginia, entre outros tantos. Dado o contexto no qual o declínio do prestígio à religião se manifesta nas criações artísticas e literárias, Saramago elabora sua crítica à religião cristã e à figura de Deus fazendo uso da ironia, escrevendo O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) e Caim (2009), paródias da Bíblia Sagrada que, configuradas como romances de formação, recontam a história dos textos sacros de maneira irônica e humanizada, o que resulta na dessacralização das personagens do texto canônico. Tal dessacralização possui teor crítico, que, acompanhado da ironia, é elemento fundamental da paródia, que, em Caim causa o riso e o questionamento acerca de questões humanitárias e em O Evangelho segundo Jesus Cristo, causa profunda reflexão não só acerca da religião, como também das inquietudes da alma humana. Assim, busca-se neste trabalho exibir o processo de humanização e dessacralização das personagens bíblicas, assim como a elevação da humanidade em detrimento do divino e do sagrado, que se manifesta por meio da paródia. Para tal, utiliza-se os conceitos de paródia e ironia com base em Linda Hutcheon (1985) e Beth Brait (2009), como também o conceito de Bildungsroman (de maneira não aprofundada), de Morgenstern (1820). O conceito de romance de formação (Bildungsroman) torna-se importante para que se entenda a transformação das personagens protagonistas, que levam o leitor ao pensamento crítico acerca da figura divina eternizada pela cultura cristã.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-06T13:53:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-06T13:53:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARONE, Jéssica Viana. A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4565
identifier_str_mv BARONE, Jéssica Viana. A Paródia e a ironia nas obras de José Saramago: crítica e dessacralização. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2020.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4565/3/J%c3%a9ssicaVianaBarone.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4565/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/4565/1/J%c3%a9ssicaVianaBarone.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d34b177c138b35b62e97072cd21d39db
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
164c31b1b022ac2e65d69ce37cbaa2b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042092071550976