Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Willian dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3650
Resumo: Frente ao crescimento da venda de computadores portáteis no mercado tecnológico brasileiro, principalmente com a nova entrada de computadores considerados ultraportáteis, também denominados comercialmente como ultrabooks, é latente a necessidade de busca por estratégias de marketing que consiga expressar para o consumidor as características das quais ele precisa para tomar sua decisão de compra. Em contrapartida são poucos os estudos que tratam dessa nova dinâmica mercadológica e que enfatizam os atributos que influenciam na seleção e compra destes produtos. A caracterização dos atributos tem como meta identificar aspectos relevantes na percepção positiva dos indivíduos, implicações para os fornecedores e também as interface das características com o que já é apresentado no estudo do Marketing. O presente estudo procura investigar quais atributos são mais relevantes para os consumidores de notebooks. A pesquisa tem caráter quantitativo, do tipo exploratório-descritivo. Para realizar a pesquisa foram utilizados pessoas da cidade de Dourados – MS, que compraram pelo menos um notebook. Essa investigação teve como objetivo identificar aspectos relevantes da sua percepção, suas expectativas em relação aos atributos, sua concepção de seleção e principalmente a sua identidade enquanto consumidor. Os resultados obtidos basearam-se na identificação dos atributos dispostos no mercado para a tomada de decisão que vai desde a importância que tem a marca para o consumidor, passando pelos itens internos do notebook até que se chegue ao preço e, com isso, elencar qual seria mais importante no momento da escolha de compra.
id UFGD-2_ab9defe7626314022da3ea739df37db6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3650
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Novaes, Amilton Luizhttp://lattes.cnpq.br/0994801724255246Casarotto, Eduardo Luishttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694http://lattes.cnpq.br/0227622291928006Flores, Willian dos Santos2020-07-22T13:03:04Z2020-07-22T13:03:04Z2013FLORES, Willian dos Santos. Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3650Frente ao crescimento da venda de computadores portáteis no mercado tecnológico brasileiro, principalmente com a nova entrada de computadores considerados ultraportáteis, também denominados comercialmente como ultrabooks, é latente a necessidade de busca por estratégias de marketing que consiga expressar para o consumidor as características das quais ele precisa para tomar sua decisão de compra. Em contrapartida são poucos os estudos que tratam dessa nova dinâmica mercadológica e que enfatizam os atributos que influenciam na seleção e compra destes produtos. A caracterização dos atributos tem como meta identificar aspectos relevantes na percepção positiva dos indivíduos, implicações para os fornecedores e também as interface das características com o que já é apresentado no estudo do Marketing. O presente estudo procura investigar quais atributos são mais relevantes para os consumidores de notebooks. A pesquisa tem caráter quantitativo, do tipo exploratório-descritivo. Para realizar a pesquisa foram utilizados pessoas da cidade de Dourados – MS, que compraram pelo menos um notebook. Essa investigação teve como objetivo identificar aspectos relevantes da sua percepção, suas expectativas em relação aos atributos, sua concepção de seleção e principalmente a sua identidade enquanto consumidor. Os resultados obtidos basearam-se na identificação dos atributos dispostos no mercado para a tomada de decisão que vai desde a importância que tem a marca para o consumidor, passando pelos itens internos do notebook até que se chegue ao preço e, com isso, elencar qual seria mais importante no momento da escolha de compra.Due to the laptops sales growth in the technological market in Brazil, especially with the new entry considered ultraportable computers, commercially known as ultrabooks, there is a latent need to search for marketing strategies that can express to the consumers which characteristics are relevant to decision making. In contrast there are few studies that address this new dynamic market and emphasize attributes that influence the selection and purchase of these products. The characterization of the attributes aims to identify relevant aspects in the positive perception of individuals, implications for suppliers and also the interface characteristics with what is already presented in the study of Marketing. This study investigates what attributes are most relevant to consumers of notebooks. This research is quantitative, exploratory and descriptive. To conduct the survey were used townspeople of Dourados City, Mato Grosso do Sul State, who bought at least one notebook. This research aimed to identify relevant aspects of their perception, their expectations regarding the attributes, their design selection and their identity as a consumer. The results were based on the identification of attributes arranged in the market for decision making ranging from the importance of the brand to the consumer, through the items inside the notebook until it reaches the price and, therefore, to list which would be more important at the time of purchase choice.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-22T13:03:04Z No. of bitstreams: 1 WillianSantosFlores.pdf: 1775055 bytes, checksum: 14fab43e3331bc25f24587da8d2d4825 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-22T13:03:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WillianSantosFlores.pdf: 1775055 bytes, checksum: 14fab43e3331bc25f24587da8d2d4825 (MD5) Previous issue date: 2013porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComportamento do consumidorTomada de decisãoConsumer behaviorDecision makingProcesso de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTWillianSantosFlores.pdf.txtWillianSantosFlores.pdf.txtExtracted texttext/plain141210https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/3/WillianSantosFlores.pdf.txt0d3b88ab95f671579a733fa13e9a3f6bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALWillianSantosFlores.pdfWillianSantosFlores.pdfapplication/pdf1775055https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/1/WillianSantosFlores.pdf14fab43e3331bc25f24587da8d2d4825MD51prefix/36502023-09-14 02:31:37.867oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:31:37Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
title Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
spellingShingle Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
Flores, Willian dos Santos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
Consumer behavior
Decision making
title_short Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
title_full Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
title_fullStr Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
title_full_unstemmed Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
title_sort Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
author Flores, Willian dos Santos
author_facet Flores, Willian dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Novaes, Amilton Luiz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0994801724255246
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Casarotto, Eduardo Luis
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4633102509901694
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0227622291928006
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Willian dos Santos
contributor_str_mv Viana, José Jair Soares
Novaes, Amilton Luiz
Casarotto, Eduardo Luis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
Consumer behavior
Decision making
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Tomada de decisão
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer behavior
Decision making
description Frente ao crescimento da venda de computadores portáteis no mercado tecnológico brasileiro, principalmente com a nova entrada de computadores considerados ultraportáteis, também denominados comercialmente como ultrabooks, é latente a necessidade de busca por estratégias de marketing que consiga expressar para o consumidor as características das quais ele precisa para tomar sua decisão de compra. Em contrapartida são poucos os estudos que tratam dessa nova dinâmica mercadológica e que enfatizam os atributos que influenciam na seleção e compra destes produtos. A caracterização dos atributos tem como meta identificar aspectos relevantes na percepção positiva dos indivíduos, implicações para os fornecedores e também as interface das características com o que já é apresentado no estudo do Marketing. O presente estudo procura investigar quais atributos são mais relevantes para os consumidores de notebooks. A pesquisa tem caráter quantitativo, do tipo exploratório-descritivo. Para realizar a pesquisa foram utilizados pessoas da cidade de Dourados – MS, que compraram pelo menos um notebook. Essa investigação teve como objetivo identificar aspectos relevantes da sua percepção, suas expectativas em relação aos atributos, sua concepção de seleção e principalmente a sua identidade enquanto consumidor. Os resultados obtidos basearam-se na identificação dos atributos dispostos no mercado para a tomada de decisão que vai desde a importância que tem a marca para o consumidor, passando pelos itens internos do notebook até que se chegue ao preço e, com isso, elencar qual seria mais importante no momento da escolha de compra.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-22T13:03:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-22T13:03:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FLORES, Willian dos Santos. Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3650
identifier_str_mv FLORES, Willian dos Santos. Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/3/WillianSantosFlores.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/1/WillianSantosFlores.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d3b88ab95f671579a733fa13e9a3f6b
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
14fab43e3331bc25f24587da8d2d4825
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813278395869429760