Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3650 |
Resumo: | Frente ao crescimento da venda de computadores portáteis no mercado tecnológico brasileiro, principalmente com a nova entrada de computadores considerados ultraportáteis, também denominados comercialmente como ultrabooks, é latente a necessidade de busca por estratégias de marketing que consiga expressar para o consumidor as características das quais ele precisa para tomar sua decisão de compra. Em contrapartida são poucos os estudos que tratam dessa nova dinâmica mercadológica e que enfatizam os atributos que influenciam na seleção e compra destes produtos. A caracterização dos atributos tem como meta identificar aspectos relevantes na percepção positiva dos indivíduos, implicações para os fornecedores e também as interface das características com o que já é apresentado no estudo do Marketing. O presente estudo procura investigar quais atributos são mais relevantes para os consumidores de notebooks. A pesquisa tem caráter quantitativo, do tipo exploratório-descritivo. Para realizar a pesquisa foram utilizados pessoas da cidade de Dourados – MS, que compraram pelo menos um notebook. Essa investigação teve como objetivo identificar aspectos relevantes da sua percepção, suas expectativas em relação aos atributos, sua concepção de seleção e principalmente a sua identidade enquanto consumidor. Os resultados obtidos basearam-se na identificação dos atributos dispostos no mercado para a tomada de decisão que vai desde a importância que tem a marca para o consumidor, passando pelos itens internos do notebook até que se chegue ao preço e, com isso, elencar qual seria mais importante no momento da escolha de compra. |
id |
UFGD-2_ab9defe7626314022da3ea739df37db6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3650 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Novaes, Amilton Luizhttp://lattes.cnpq.br/0994801724255246Casarotto, Eduardo Luishttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694http://lattes.cnpq.br/0227622291928006Flores, Willian dos Santos2020-07-22T13:03:04Z2020-07-22T13:03:04Z2013FLORES, Willian dos Santos. Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3650Frente ao crescimento da venda de computadores portáteis no mercado tecnológico brasileiro, principalmente com a nova entrada de computadores considerados ultraportáteis, também denominados comercialmente como ultrabooks, é latente a necessidade de busca por estratégias de marketing que consiga expressar para o consumidor as características das quais ele precisa para tomar sua decisão de compra. Em contrapartida são poucos os estudos que tratam dessa nova dinâmica mercadológica e que enfatizam os atributos que influenciam na seleção e compra destes produtos. A caracterização dos atributos tem como meta identificar aspectos relevantes na percepção positiva dos indivíduos, implicações para os fornecedores e também as interface das características com o que já é apresentado no estudo do Marketing. O presente estudo procura investigar quais atributos são mais relevantes para os consumidores de notebooks. A pesquisa tem caráter quantitativo, do tipo exploratório-descritivo. Para realizar a pesquisa foram utilizados pessoas da cidade de Dourados – MS, que compraram pelo menos um notebook. Essa investigação teve como objetivo identificar aspectos relevantes da sua percepção, suas expectativas em relação aos atributos, sua concepção de seleção e principalmente a sua identidade enquanto consumidor. Os resultados obtidos basearam-se na identificação dos atributos dispostos no mercado para a tomada de decisão que vai desde a importância que tem a marca para o consumidor, passando pelos itens internos do notebook até que se chegue ao preço e, com isso, elencar qual seria mais importante no momento da escolha de compra.Due to the laptops sales growth in the technological market in Brazil, especially with the new entry considered ultraportable computers, commercially known as ultrabooks, there is a latent need to search for marketing strategies that can express to the consumers which characteristics are relevant to decision making. In contrast there are few studies that address this new dynamic market and emphasize attributes that influence the selection and purchase of these products. The characterization of the attributes aims to identify relevant aspects in the positive perception of individuals, implications for suppliers and also the interface characteristics with what is already presented in the study of Marketing. This study investigates what attributes are most relevant to consumers of notebooks. This research is quantitative, exploratory and descriptive. To conduct the survey were used townspeople of Dourados City, Mato Grosso do Sul State, who bought at least one notebook. This research aimed to identify relevant aspects of their perception, their expectations regarding the attributes, their design selection and their identity as a consumer. The results were based on the identification of attributes arranged in the market for decision making ranging from the importance of the brand to the consumer, through the items inside the notebook until it reaches the price and, therefore, to list which would be more important at the time of purchase choice.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-07-22T13:03:04Z No. of bitstreams: 1 WillianSantosFlores.pdf: 1775055 bytes, checksum: 14fab43e3331bc25f24587da8d2d4825 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-22T13:03:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WillianSantosFlores.pdf: 1775055 bytes, checksum: 14fab43e3331bc25f24587da8d2d4825 (MD5) Previous issue date: 2013porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComportamento do consumidorTomada de decisãoConsumer behaviorDecision makingProcesso de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTWillianSantosFlores.pdf.txtWillianSantosFlores.pdf.txtExtracted texttext/plain141210https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/3/WillianSantosFlores.pdf.txt0d3b88ab95f671579a733fa13e9a3f6bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALWillianSantosFlores.pdfWillianSantosFlores.pdfapplication/pdf1775055https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/1/WillianSantosFlores.pdf14fab43e3331bc25f24587da8d2d4825MD51prefix/36502023-09-14 02:31:37.867oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:31:37Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão |
title |
Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão |
spellingShingle |
Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão Flores, Willian dos Santos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Comportamento do consumidor Tomada de decisão Consumer behavior Decision making |
title_short |
Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão |
title_full |
Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão |
title_fullStr |
Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão |
title_full_unstemmed |
Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão |
title_sort |
Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão |
author |
Flores, Willian dos Santos |
author_facet |
Flores, Willian dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viana, José Jair Soares |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5727031233026272 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Novaes, Amilton Luiz |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0994801724255246 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Casarotto, Eduardo Luis |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4633102509901694 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0227622291928006 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flores, Willian dos Santos |
contributor_str_mv |
Viana, José Jair Soares Novaes, Amilton Luiz Casarotto, Eduardo Luis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Comportamento do consumidor Tomada de decisão Consumer behavior Decision making |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Tomada de decisão |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer behavior Decision making |
description |
Frente ao crescimento da venda de computadores portáteis no mercado tecnológico brasileiro, principalmente com a nova entrada de computadores considerados ultraportáteis, também denominados comercialmente como ultrabooks, é latente a necessidade de busca por estratégias de marketing que consiga expressar para o consumidor as características das quais ele precisa para tomar sua decisão de compra. Em contrapartida são poucos os estudos que tratam dessa nova dinâmica mercadológica e que enfatizam os atributos que influenciam na seleção e compra destes produtos. A caracterização dos atributos tem como meta identificar aspectos relevantes na percepção positiva dos indivíduos, implicações para os fornecedores e também as interface das características com o que já é apresentado no estudo do Marketing. O presente estudo procura investigar quais atributos são mais relevantes para os consumidores de notebooks. A pesquisa tem caráter quantitativo, do tipo exploratório-descritivo. Para realizar a pesquisa foram utilizados pessoas da cidade de Dourados – MS, que compraram pelo menos um notebook. Essa investigação teve como objetivo identificar aspectos relevantes da sua percepção, suas expectativas em relação aos atributos, sua concepção de seleção e principalmente a sua identidade enquanto consumidor. Os resultados obtidos basearam-se na identificação dos atributos dispostos no mercado para a tomada de decisão que vai desde a importância que tem a marca para o consumidor, passando pelos itens internos do notebook até que se chegue ao preço e, com isso, elencar qual seria mais importante no momento da escolha de compra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-22T13:03:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-22T13:03:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FLORES, Willian dos Santos. Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3650 |
identifier_str_mv |
FLORES, Willian dos Santos. Processo de compra de notebooks: um estudo exploratório dos atributos que influenciam na decisão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/3/WillianSantosFlores.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3650/1/WillianSantosFlores.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d3b88ab95f671579a733fa13e9a3f6b 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 14fab43e3331bc25f24587da8d2d4825 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813278395869429760 |