O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borin, Lucas Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169956
Resumo: Com verões extremamente quentes, o ar condicionado tem se mostrado um produto muito desejado pelo consumidor brasileiro. O aparelho apresenta-se como um produto de extremo potencial de crescimento, uma vez que o mesmo ainda possui pouca penetração nas residências brasileiras, havendo possibilidades de expansão no negócio com novas estratégias. Visto isso, este estudo possui como objetivo entender como ocorre o processo decisório durante a compra de um aparelho de ar condicionado doméstico por consumidores gaúchos, uma vez que entender os fatores que influenciam os consumidores durante a compra do aparelho pode ser essencial para estratégias comerciais em indústrias de climatização e varejo. Dessa forma, buscou-se verificar as atividades mentais e emocionais que ocorrem com o consumidor no momento da seleção, compra e consumo do produto. A fim de atingir os objetivos propostos pelo estudo, realizou-se uma pesquisa com duas etapas, a primeira qualitativa e a segunda descritiva, ambas criadas com base nos principais referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor e o seu processo decisório de compra. Após a realização da coleta de dados e análise dos resultados, foi possível entender como o processo decisório de compra ocorre e os principais fatores que influenciam nessa tomada de decisão. Constatou-se que a compra do aparelho de ar condicionado ocorre majoritariamente através de dois motivos, condições climáticas e mudança de moradia. Os resultados mostraram que além da eficiência do produto na climatização do ambiente, os atributos de preço e durabilidade se destacam como os mais importantes no momento da compra.
id UFRGS-2_66082106dbd952aa112592b05f9f25e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169956
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borin, Lucas RibeiroSilveira, Teniza da2017-11-01T02:32:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/169956001051444Com verões extremamente quentes, o ar condicionado tem se mostrado um produto muito desejado pelo consumidor brasileiro. O aparelho apresenta-se como um produto de extremo potencial de crescimento, uma vez que o mesmo ainda possui pouca penetração nas residências brasileiras, havendo possibilidades de expansão no negócio com novas estratégias. Visto isso, este estudo possui como objetivo entender como ocorre o processo decisório durante a compra de um aparelho de ar condicionado doméstico por consumidores gaúchos, uma vez que entender os fatores que influenciam os consumidores durante a compra do aparelho pode ser essencial para estratégias comerciais em indústrias de climatização e varejo. Dessa forma, buscou-se verificar as atividades mentais e emocionais que ocorrem com o consumidor no momento da seleção, compra e consumo do produto. A fim de atingir os objetivos propostos pelo estudo, realizou-se uma pesquisa com duas etapas, a primeira qualitativa e a segunda descritiva, ambas criadas com base nos principais referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor e o seu processo decisório de compra. Após a realização da coleta de dados e análise dos resultados, foi possível entender como o processo decisório de compra ocorre e os principais fatores que influenciam nessa tomada de decisão. Constatou-se que a compra do aparelho de ar condicionado ocorre majoritariamente através de dois motivos, condições climáticas e mudança de moradia. Os resultados mostraram que além da eficiência do produto na climatização do ambiente, os atributos de preço e durabilidade se destacam como os mais importantes no momento da compra.With extremely hot summers, air conditioning has proved to be a product much desired by the Brazilian consumer. The device presents itself as a product of extreme growth potential, since it still has little penetration in the Brazilian residences, with possibilities for expansion in the business with new strategies. Given this, this study aims to understand how the decision process occurs during the purchase of a domestic air conditioner by consumers in Rio Grande do Sul, since understanding the factors that influence consumers during the purchase of the appliance may be essential for commercial strategies in Air conditioning and retail industries. Thus, we sought to verify the mental and emotional activities that occur with the consumer when selecting, buying and consuming the product. In order to achieve the objectives proposed by the study, a two-stage research was conducted, the first qualitative and the second descriptive, both based on the main theoretical references about consumer behavior and the decision-making process. After the data collection and analysis of the results, it was possible to understand how the purchasing decision process occurs and the main factors that influence in this decision making. It was verified that the purchase of the air conditioner takes place mainly through two reasons, climatic conditions and change of dwelling. The results showed that besides the efficiency of the product in the climate of the environment, the attributes of price and durability stand out as the most important at the time of purchase.application/pdfporTomada de decisãoComportamento do consumidorProcesso decisórioCompraAir conditioningDecision making processConsumer behaviorO processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001051444.pdf001051444.pdfTexto completoapplication/pdf1348776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169956/1/001051444.pdf410ef748dcff09e7bbf1fdd3f8da7537MD51TEXT001051444.pdf.txt001051444.pdf.txtExtracted Texttext/plain142191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169956/2/001051444.pdf.txte7ba57d760b4a043fe0ef244cf0908c2MD52THUMBNAIL001051444.pdf.jpg001051444.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169956/3/001051444.pdf.jpg64758fbd3dd1c68009e3c120a573432aMD5310183/1699562018-10-30 08:05:11.542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169956Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:05:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial
title O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial
spellingShingle O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial
Borin, Lucas Ribeiro
Tomada de decisão
Comportamento do consumidor
Processo decisório
Compra
Air conditioning
Decision making process
Consumer behavior
title_short O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial
title_full O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial
title_fullStr O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial
title_full_unstemmed O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial
title_sort O processo decisório na compra de um aparelho de ar condicionado residencial
author Borin, Lucas Ribeiro
author_facet Borin, Lucas Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borin, Lucas Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Tomada de decisão
Comportamento do consumidor
Processo decisório
Compra
topic Tomada de decisão
Comportamento do consumidor
Processo decisório
Compra
Air conditioning
Decision making process
Consumer behavior
dc.subject.eng.fl_str_mv Air conditioning
Decision making process
Consumer behavior
description Com verões extremamente quentes, o ar condicionado tem se mostrado um produto muito desejado pelo consumidor brasileiro. O aparelho apresenta-se como um produto de extremo potencial de crescimento, uma vez que o mesmo ainda possui pouca penetração nas residências brasileiras, havendo possibilidades de expansão no negócio com novas estratégias. Visto isso, este estudo possui como objetivo entender como ocorre o processo decisório durante a compra de um aparelho de ar condicionado doméstico por consumidores gaúchos, uma vez que entender os fatores que influenciam os consumidores durante a compra do aparelho pode ser essencial para estratégias comerciais em indústrias de climatização e varejo. Dessa forma, buscou-se verificar as atividades mentais e emocionais que ocorrem com o consumidor no momento da seleção, compra e consumo do produto. A fim de atingir os objetivos propostos pelo estudo, realizou-se uma pesquisa com duas etapas, a primeira qualitativa e a segunda descritiva, ambas criadas com base nos principais referenciais teóricos acerca do comportamento do consumidor e o seu processo decisório de compra. Após a realização da coleta de dados e análise dos resultados, foi possível entender como o processo decisório de compra ocorre e os principais fatores que influenciam nessa tomada de decisão. Constatou-se que a compra do aparelho de ar condicionado ocorre majoritariamente através de dois motivos, condições climáticas e mudança de moradia. Os resultados mostraram que além da eficiência do produto na climatização do ambiente, os atributos de preço e durabilidade se destacam como os mais importantes no momento da compra.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-01T02:32:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169956
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001051444
url http://hdl.handle.net/10183/169956
identifier_str_mv 001051444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169956/1/001051444.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169956/2/001051444.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169956/3/001051444.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 410ef748dcff09e7bbf1fdd3f8da7537
e7ba57d760b4a043fe0ef244cf0908c2
64758fbd3dd1c68009e3c120a573432a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224540246769664