Educação infantil no cotidiano: diálogos entre adultos e crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliana Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2538
Resumo: Esta pesquisa de Tese buscou compreender a dinâmica do trabalho pedagógico, desenvolvido junto às crianças, no cotidiano de uma instituição de educação infantil – considerando a margem de poder que as crianças têm na relação com a constituição profissional do adulto, o(a) professor(a), num espaço no qual ambos são sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Optamos por uma pesquisa ancorada em um referencial teórico interdisciplinar com abordagem qualitativa proveniente dos campos da sociologia figuracional de Norbert Elias e das contribuições da sociologia da infância e dos estudos da infância. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 11 crianças, sendo 7 meninas e 4 meninos na faixa etária de 2 anos e meio a três anos e meio, além de duas professoras, em um centro de educação infantil público conveniado no município de Dourados, MS, entre os meses de maio e julho de 2017. A partir da observação optamos pela metodologia de pesquisa investigativa com/sobre as crianças. A pesquisa evidenciou que os docentes, no exercício de sua profissão, alinham as possibilidades e a participação das crianças bem pequenas, em virtude dos seus interesses. O que incide nos modos de ser professora e atuar de forma “naturalizada” quando, por exemplo, ao realizar uma atividade destaca muito mais o produto final, ao invés do processo. Os dados mostraram que a troca de experiência concomitante ao estudo teórico traz reflexões sobre situações pedagógicas em que os(as) professores(as) ampliam seu conhecimento a partir de narrativas reais, principalmente quando as instituições promovem caminhos que conduzam obem-estar da criança por meio do fortalecimento de vínculos entre as famílias. Buscamosreafirmar a prática de escutar cotidianamente as crianças e compreendê-las como sujeitos de conhecimento, com base nos valores da democracia e da justiça social, uma vez que as crianças não são idênticas aos adultos, mas ambos dependentes uns dos outros. Foi possívelidentificar que as professoras em suas falas demonstram a importância do trabalho em coletividade, quando percebem a necessidade de entender como a criança aprende e constrói o conhecimento. Observamos que nem sempre o adulto percebe o modo como se dirige à criança, por mais que ele diga ou defenda o protagonismo infantil, ainda ressoa uma dinâmica calcada no direcionamento unilateral, com regras e modos de fazer, impossibilitando a imaginação, a experimentação das crianças. Defendemos a construção de uma experiência educativa, na qual o(a) professor(a), como um indivíduo mais experiente, tem o papel essencial de promover e articular um percurso que possibilite distintas experiências, se considerarmos que cada criança mantém contato singular/ímpar com as experiências que realiza. Por fim, para que o adulto na figura da docente se aproxime do universo das crianças, a sua prática pedagógica deve estar alicerçada nas linguagens infantis, nas suas manifestações expressivas e na curiosidade aos pormenores. Ao escutá-las, o docente estará legitimando aspectos relacionados ao respeito em seus processos e percursos cognitivos e existenciais.Sendo assim, os dados reforçam a tese de que a balança de poder expressa na relação adulto e criança delineia tanto a constituição da criança quanto a composição profissional docente. No entanto, ainda é necessário traçar um diálogo com os pequenos, no sentido de construir uma prática pedagógica em interlocução, na horizontalidade, que apresente progressivamente um grau de complexidade, significando e ressignificando a sua prática, de modo que possa interpreta-la a partir dos mais variados registros documentais, incorporando gradativamente as teorias e os desejos das crianças.
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Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2538Esta pesquisa de Tese buscou compreender a dinâmica do trabalho pedagógico, desenvolvido junto às crianças, no cotidiano de uma instituição de educação infantil – considerando a margem de poder que as crianças têm na relação com a constituição profissional do adulto, o(a) professor(a), num espaço no qual ambos são sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Optamos por uma pesquisa ancorada em um referencial teórico interdisciplinar com abordagem qualitativa proveniente dos campos da sociologia figuracional de Norbert Elias e das contribuições da sociologia da infância e dos estudos da infância. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de 11 crianças, sendo 7 meninas e 4 meninos na faixa etária de 2 anos e meio a três anos e meio, além de duas professoras, em um centro de educação infantil público conveniado no município de Dourados, MS, entre os meses de maio e julho de 2017. A partir da observação optamos pela metodologia de pesquisa investigativa com/sobre as crianças. A pesquisa evidenciou que os docentes, no exercício de sua profissão, alinham as possibilidades e a participação das crianças bem pequenas, em virtude dos seus interesses. O que incide nos modos de ser professora e atuar de forma “naturalizada” quando, por exemplo, ao realizar uma atividade destaca muito mais o produto final, ao invés do processo. Os dados mostraram que a troca de experiência concomitante ao estudo teórico traz reflexões sobre situações pedagógicas em que os(as) professores(as) ampliam seu conhecimento a partir de narrativas reais, principalmente quando as instituições promovem caminhos que conduzam obem-estar da criança por meio do fortalecimento de vínculos entre as famílias. Buscamosreafirmar a prática de escutar cotidianamente as crianças e compreendê-las como sujeitos de conhecimento, com base nos valores da democracia e da justiça social, uma vez que as crianças não são idênticas aos adultos, mas ambos dependentes uns dos outros. Foi possívelidentificar que as professoras em suas falas demonstram a importância do trabalho em coletividade, quando percebem a necessidade de entender como a criança aprende e constrói o conhecimento. Observamos que nem sempre o adulto percebe o modo como se dirige à criança, por mais que ele diga ou defenda o protagonismo infantil, ainda ressoa uma dinâmica calcada no direcionamento unilateral, com regras e modos de fazer, impossibilitando a imaginação, a experimentação das crianças. Defendemos a construção de uma experiência educativa, na qual o(a) professor(a), como um indivíduo mais experiente, tem o papel essencial de promover e articular um percurso que possibilite distintas experiências, se considerarmos que cada criança mantém contato singular/ímpar com as experiências que realiza. Por fim, para que o adulto na figura da docente se aproxime do universo das crianças, a sua prática pedagógica deve estar alicerçada nas linguagens infantis, nas suas manifestações expressivas e na curiosidade aos pormenores. Ao escutá-las, o docente estará legitimando aspectos relacionados ao respeito em seus processos e percursos cognitivos e existenciais.Sendo assim, os dados reforçam a tese de que a balança de poder expressa na relação adulto e criança delineia tanto a constituição da criança quanto a composição profissional docente. No entanto, ainda é necessário traçar um diálogo com os pequenos, no sentido de construir uma prática pedagógica em interlocução, na horizontalidade, que apresente progressivamente um grau de complexidade, significando e ressignificando a sua prática, de modo que possa interpreta-la a partir dos mais variados registros documentais, incorporando gradativamente as teorias e os desejos das crianças.This thesis research sought to understand the dynamics of pedagogical work, developed with children, in the daily life of a kindergarten – considering the margin of power that the children have in relation to the professional constitution of the adult, the teacher, in a space in which both are active people in the learning process. We chose a research anchored in an interdisciplinary theoretical framework with a qualitative approach coming from the fields of Norbert Elias' figurative sociology and the contributions of the sociology of childhood and studies of childhood. The research was developed with a group of 11 children, 7 girls and 4 boys in the age group of two and a half to three and a half years, as well as two teachers, in a public child education center in the city of Dourados, MS, between the months of May and July of 2017. From observation we opted for research with/about children. The investigative research showed that teachers, in the exercise of their profession, align the possibilities and participation of very small children, because of their interests. What affects the ways of being a teacher and acting in a "naturalized" way when, for example, performing an activity, it emphasizes the final product much more, rather than the process. The data showed that the exchange of experience concomitant with the theoretical study brings reflections on pedagogical situations in which teachers increase their knowledge from real narratives, especially when institutions promote paths that lead to the well-being of the child through the strengthening of ties between families. We reaffirm the practice of daily listening to children and understanding them as people of knowledge, based on the values of democracy and social justice, since children are not identical to adults, but both are dependent on each other. It was possible to identify that the teachers in their speeches demonstrate the importance of work in collectivity, when they perceive the need to understand how the child learns and builds the knowledge. We observe that the adult does not always perceive how the child is addressed, no matter how much he or she says or defends the child's protagonism, there is still a dynamic based on unilateral direction, with rules and ways of doing, making imaginations impossible, children's experimentation. We defend the construction of an educational experience, in which the teacher, as a more experienced individual, has the essential role of promoting and articulating a path that allows different experiences, if we consider that each child maintains singular contact with the experiences. Finally, in order for the adult in the teacher figure to approach the universe of children, their pedagogical practice must be based on children's languages, their expressive manifestations and curiosity to detail. By listening to them, the teacher will be legitimizing aspects related to respect in their processes and cognitive and existential paths. Thus, the data reinforce the thesis that the balance of power expressed in the adult and child relationship delineates both the child's constitution and the professional teacher composition. However, it is still necessary to draw up a dialogue with the small ones, in order to construct a pedagogical practice in dialogue, horizontally, that progressively presents a degree of complexity, meaning and re-signification its practice, so that it can interpret it from of the most varied documentary records, gradually incorporating the theories and desires of children.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-02-21T20:21:55Z No. of bitstreams: 1 ElianaMariaFerreira.pdf: 3715886 bytes, checksum: a3c787900307b6caaa62895263aa9ea0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-21T20:21:55Z (GMT). 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