A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rafael Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3785
Resumo: O presente estudo buscou levantar as percepções dos consumidores do comercio eletrônico da cidade de Dourados – MS, sobre as propagandas veiculadas de forma on-line. Essa pesquisa é de caráter quantitativo do tipo exploratório-descritivo, o método utilizado foi a aplicação de questionário e teve por finalidade delinear o perfil, apresentar as principais percepções, os principais comportamentos e práticas dos consumidores. O recorte espacial toma o município de Dourados-MS, por ser importante centro de consumo do Estado. A data início dessa pesquisa foi junho de 2015 e o marco final setembro do mesmo ano. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes é feminino, solteiros, na faixa etária entre 31 e 40 anos, com nível escolar superior e com renda pessoal média de 2 a 3 salários mínimos. Para a maioria a propaganda influencia na compra, e tem capacidade de induzir uma visita ao site e uma compra por impulso, e isso se dá porque grande parte dos consumidores são atraídos pelas palavras: promoção/liquidação/oferta, e ainda que a maioria dos consumidores buscam informações complementares sobre a propaganda. Diante disso, outras pesquisas relacionadas a essa temática se fazem necessárias. Um caminho a ser melhor discutido e analisado se refere a legislação que ampara o comércio eletrônico.
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Essa pesquisa é de caráter quantitativo do tipo exploratório-descritivo, o método utilizado foi a aplicação de questionário e teve por finalidade delinear o perfil, apresentar as principais percepções, os principais comportamentos e práticas dos consumidores. O recorte espacial toma o município de Dourados-MS, por ser importante centro de consumo do Estado. A data início dessa pesquisa foi junho de 2015 e o marco final setembro do mesmo ano. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes é feminino, solteiros, na faixa etária entre 31 e 40 anos, com nível escolar superior e com renda pessoal média de 2 a 3 salários mínimos. Para a maioria a propaganda influencia na compra, e tem capacidade de induzir uma visita ao site e uma compra por impulso, e isso se dá porque grande parte dos consumidores são atraídos pelas palavras: promoção/liquidação/oferta, e ainda que a maioria dos consumidores buscam informações complementares sobre a propaganda. Diante disso, outras pesquisas relacionadas a essa temática se fazem necessárias. Um caminho a ser melhor discutido e analisado se refere a legislação que ampara o comércio eletrônico.This study aimed to raise consumer perceptions of e-commerce in the city of Dourados - MS, on advertisements broadcasted online form. This research is quantitative nature of the exploratory and descriptive, the method used was the application questionnaire and aimed to outline the profile, presenting the main insights, key behaviors and practices of consumers. The spatial area takes the municipality of Dourados-MS, to be important center of government consumption. The start date of this research was June 2015 and the milestone late September of that year. The results showed that most respondents are female, single, aged between 31 and 40 years with higher educational level and average personal income 2-3 times the minimum wage. For most advertising influences the purchase, and is capable of inducing a visit to the site and an impulse purchase, and this is because most of the consumers are attracted by the words: promotion / settlement / offer, and although most Consumers seeking additional information on the advertisement. Therefore, other research related to this topic are needed. A way to be better discussed and analyzed refers to legislation that supports electronic commerce.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-10T13:28:50Z No. of bitstreams: 1 RafaelAlmeidaCardoso.pdf: 952800 bytes, checksum: 003a3ca203334d19d874b5f7346f55b8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-10T13:28:50Z (GMT). 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