A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rafael Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3785
Resumo: O presente estudo buscou levantar as percepções dos consumidores do comercio eletrônico da cidade de Dourados – MS, sobre as propagandas veiculadas de forma on-line. Essa pesquisa é de caráter quantitativo do tipo exploratório-descritivo, o método utilizado foi a aplicação de questionário e teve por finalidade delinear o perfil, apresentar as principais percepções, os principais comportamentos e práticas dos consumidores. O recorte espacial toma o município de Dourados-MS, por ser importante centro de consumo do Estado. A data início dessa pesquisa foi junho de 2015 e o marco final setembro do mesmo ano. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes é feminino, solteiros, na faixa etária entre 31 e 40 anos, com nível escolar superior e com renda pessoal média de 2 a 3 salários mínimos. Para a maioria a propaganda influencia na compra, e tem capacidade de induzir uma visita ao site e uma compra por impulso, e isso se dá porque grande parte dos consumidores são atraídos pelas palavras: promoção/liquidação/oferta, e ainda que a maioria dos consumidores buscam informações complementares sobre a propaganda. Diante disso, outras pesquisas relacionadas a essa temática se fazem necessárias. Um caminho a ser melhor discutido e analisado se refere a legislação que ampara o comércio eletrônico.
id UFGD-2_bbc5f0d3e23a5ab24d2faa59344cd0fd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3785
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Novaes, Amilton Luizhttp://lattes.cnpq.br/0994801724255246Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889http://lattes.cnpq.br/9589637324984843Cardoso, Rafael Almeida2020-08-10T13:28:50Z2020-08-10T13:28:50Z2015-11-20CARDOSO, Rafael Almeida. A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3785O presente estudo buscou levantar as percepções dos consumidores do comercio eletrônico da cidade de Dourados – MS, sobre as propagandas veiculadas de forma on-line. Essa pesquisa é de caráter quantitativo do tipo exploratório-descritivo, o método utilizado foi a aplicação de questionário e teve por finalidade delinear o perfil, apresentar as principais percepções, os principais comportamentos e práticas dos consumidores. O recorte espacial toma o município de Dourados-MS, por ser importante centro de consumo do Estado. A data início dessa pesquisa foi junho de 2015 e o marco final setembro do mesmo ano. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes é feminino, solteiros, na faixa etária entre 31 e 40 anos, com nível escolar superior e com renda pessoal média de 2 a 3 salários mínimos. Para a maioria a propaganda influencia na compra, e tem capacidade de induzir uma visita ao site e uma compra por impulso, e isso se dá porque grande parte dos consumidores são atraídos pelas palavras: promoção/liquidação/oferta, e ainda que a maioria dos consumidores buscam informações complementares sobre a propaganda. Diante disso, outras pesquisas relacionadas a essa temática se fazem necessárias. Um caminho a ser melhor discutido e analisado se refere a legislação que ampara o comércio eletrônico.This study aimed to raise consumer perceptions of e-commerce in the city of Dourados - MS, on advertisements broadcasted online form. This research is quantitative nature of the exploratory and descriptive, the method used was the application questionnaire and aimed to outline the profile, presenting the main insights, key behaviors and practices of consumers. The spatial area takes the municipality of Dourados-MS, to be important center of government consumption. The start date of this research was June 2015 and the milestone late September of that year. The results showed that most respondents are female, single, aged between 31 and 40 years with higher educational level and average personal income 2-3 times the minimum wage. For most advertising influences the purchase, and is capable of inducing a visit to the site and an impulse purchase, and this is because most of the consumers are attracted by the words: promotion / settlement / offer, and although most Consumers seeking additional information on the advertisement. Therefore, other research related to this topic are needed. A way to be better discussed and analyzed refers to legislation that supports electronic commerce.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-10T13:28:50Z No. of bitstreams: 1 RafaelAlmeidaCardoso.pdf: 952800 bytes, checksum: 003a3ca203334d19d874b5f7346f55b8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-10T13:28:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RafaelAlmeidaCardoso.pdf: 952800 bytes, checksum: 003a3ca203334d19d874b5f7346f55b8 (MD5) Previous issue date: 2015-11-20porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComércio eletrônicoPropagandaConsumidorElectronic commerceAdvertisingConsumersA Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTRafaelAlmeidaCardoso.pdf.txtRafaelAlmeidaCardoso.pdf.txtExtracted texttext/plain101881https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3785/3/RafaelAlmeidaCardoso.pdf.txt0098a1a7d07536bfe41dea3c45a390dbMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3785/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALRafaelAlmeidaCardoso.pdfRafaelAlmeidaCardoso.pdfapplication/pdf952800https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3785/1/RafaelAlmeidaCardoso.pdf003a3ca203334d19d874b5f7346f55b8MD51prefix/37852023-09-14 02:10:27.256oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:10:27Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda
title A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda
spellingShingle A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda
Cardoso, Rafael Almeida
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Comércio eletrônico
Propaganda
Consumidor
Electronic commerce
Advertising
Consumers
title_short A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda
title_full A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda
title_fullStr A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda
title_full_unstemmed A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda
title_sort A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda
author Cardoso, Rafael Almeida
author_facet Cardoso, Rafael Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Novaes, Amilton Luiz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0994801724255246
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1193767417072889
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9589637324984843
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rafael Almeida
contributor_str_mv Viana, José Jair Soares
Novaes, Amilton Luiz
Dutra, Fábio Mascarenhas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Comércio eletrônico
Propaganda
Consumidor
Electronic commerce
Advertising
Consumers
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Propaganda
Consumidor
dc.subject.eng.fl_str_mv Electronic commerce
Advertising
Consumers
description O presente estudo buscou levantar as percepções dos consumidores do comercio eletrônico da cidade de Dourados – MS, sobre as propagandas veiculadas de forma on-line. Essa pesquisa é de caráter quantitativo do tipo exploratório-descritivo, o método utilizado foi a aplicação de questionário e teve por finalidade delinear o perfil, apresentar as principais percepções, os principais comportamentos e práticas dos consumidores. O recorte espacial toma o município de Dourados-MS, por ser importante centro de consumo do Estado. A data início dessa pesquisa foi junho de 2015 e o marco final setembro do mesmo ano. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes é feminino, solteiros, na faixa etária entre 31 e 40 anos, com nível escolar superior e com renda pessoal média de 2 a 3 salários mínimos. Para a maioria a propaganda influencia na compra, e tem capacidade de induzir uma visita ao site e uma compra por impulso, e isso se dá porque grande parte dos consumidores são atraídos pelas palavras: promoção/liquidação/oferta, e ainda que a maioria dos consumidores buscam informações complementares sobre a propaganda. Diante disso, outras pesquisas relacionadas a essa temática se fazem necessárias. Um caminho a ser melhor discutido e analisado se refere a legislação que ampara o comércio eletrônico.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-10T13:28:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-10T13:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Rafael Almeida. A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3785
identifier_str_mv CARDOSO, Rafael Almeida. A Percepção do e-commerce: um levantamento entre consumidores da cidade de Dourados/MS acerca da propaganda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3785/3/RafaelAlmeidaCardoso.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3785/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3785/1/RafaelAlmeidaCardoso.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0098a1a7d07536bfe41dea3c45a390db
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
003a3ca203334d19d874b5f7346f55b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042085533679616