Trajetórias e fortalecimento identitário de indígenas egressos da educação superior no Estado de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maurício José dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1027
Resumo: Esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade. Este trabalho tem por objetivo geral investigar de que forma a educação superior atravessa a identidade dos indígenas egressos da educação superior no Estado de Mato Grosso do Sul (MS). Como objetivos específicos buscou-se: A) Conhecer a trajetória dos indígenas que ingressam na educação superior no Estado de MS; B) Conhecer as expectativas e dificuldades enfrentadas e; C) Identificar as diferentes estratégias adotadas por eles para a permanência nos cursos presenciais de graduação das diferentes IES atuantes no Estado. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se aproxima dos Estudos Pós-Coloniais. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram utilizados como instrumentos o questionário on-line e a entrevista semiestruturada para entrevistar oito acadêmicos indígenas egressos de cursos presenciais de cinco diferentes Instituição de Educação superior (IES). Relacionamos as políticas afirmativas para acesso e permanência dos indígenas na educação superior no Estado de MS, atentando para os fatores materiais e simbólicos que os afetam. Discutimos também a construção epistêmica da identidade, aproximando-nos dos Estudos Culturais e de seu posicionamento e questionamento sobre as identidades culturais na sociedade contemporânea, assim como as contribuições dos autores Pós-coloniais e do grupo Modernidade/Colonialidade, como o deslocamento epistêmico por eles apresentados no sentido de compreender a possibilidade de os povos indígenas subverterem a lógica eurocêntrica a eles imposta, vindo a ter sua identidade reconhecida e fortalecida. Por fim, discutimos os atravessamentos identitários sofridos ou causados pelos e para os indígenas egressos da educação superior, buscando compreender quais as implicações e os possíveis atravessamentos que esse nível de educação lhes proporciona. Como conclusão, identificamos que a educação tem se tornado uma estratégia para os povos indígenas no fortalecimento de suas identidades étnicas e que há uma complexa negociação das identidades no ambiente acadêmico, com as quais os indígenas lidam sem deixar de lado o convívio com seus lugares de origem, suas culturas e tradições, favorecendo assim a dimensão coletiva dos povos indígenas.
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Este trabalho tem por objetivo geral investigar de que forma a educação superior atravessa a identidade dos indígenas egressos da educação superior no Estado de Mato Grosso do Sul (MS). Como objetivos específicos buscou-se: A) Conhecer a trajetória dos indígenas que ingressam na educação superior no Estado de MS; B) Conhecer as expectativas e dificuldades enfrentadas e; C) Identificar as diferentes estratégias adotadas por eles para a permanência nos cursos presenciais de graduação das diferentes IES atuantes no Estado. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se aproxima dos Estudos Pós-Coloniais. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram utilizados como instrumentos o questionário on-line e a entrevista semiestruturada para entrevistar oito acadêmicos indígenas egressos de cursos presenciais de cinco diferentes Instituição de Educação superior (IES). Relacionamos as políticas afirmativas para acesso e permanência dos indígenas na educação superior no Estado de MS, atentando para os fatores materiais e simbólicos que os afetam. Discutimos também a construção epistêmica da identidade, aproximando-nos dos Estudos Culturais e de seu posicionamento e questionamento sobre as identidades culturais na sociedade contemporânea, assim como as contribuições dos autores Pós-coloniais e do grupo Modernidade/Colonialidade, como o deslocamento epistêmico por eles apresentados no sentido de compreender a possibilidade de os povos indígenas subverterem a lógica eurocêntrica a eles imposta, vindo a ter sua identidade reconhecida e fortalecida. Por fim, discutimos os atravessamentos identitários sofridos ou causados pelos e para os indígenas egressos da educação superior, buscando compreender quais as implicações e os possíveis atravessamentos que esse nível de educação lhes proporciona. Como conclusão, identificamos que a educação tem se tornado uma estratégia para os povos indígenas no fortalecimento de suas identidades étnicas e que há uma complexa negociação das identidades no ambiente acadêmico, com as quais os indígenas lidam sem deixar de lado o convívio com seus lugares de origem, suas culturas e tradições, favorecendo assim a dimensão coletiva dos povos indígenas.This research is inserted in the Post-Graduate Program - Master's and Doctoral Degree in Education of the Federal University of Grande Dourados (UFGD) in the Education and Diversity Research Line. This study aims to investigate how higher education crosses the identity of indigenous graduates of higher education in the State of Mato Grosso do Sul (MS). Specific objectives were: A) To know the trajectory of the natives who enter higher education in the MS State; B) To know the expectations and difficulties faced and; C) Identify the different strategies adopted by them to stay in the presential undergraduate courses of the different HEIs operating in the State. This is a research of a qualitative nature, which approaches the Postcolonial Studies. The research was carried out through bibliographical research and field research. The online questionnaire and the semi-structured interview were used as instruments to interview eight indigenous academics graduating from face-to-face courses at five different Higher Education Institutions (IES). We relate the affirmative policies for access and permanence of indigenous people in higher education in the State of MS, paying attention to the material and symbolic factors that affect them. We also discuss the epistemic construction of identity, approaching Cultural Studies and its positioning and questioning about cultural identities in contemporary society, as well as the contributions of the Postcolonial authors and the Modernity/Coloniality group, as the epistemic displacement by them presented in the sense of understanding the possibility of the indigenous peoples subverting the Eurocentric logic imposed on them, having their identity recognized and strengthened. Finally, we discuss the identity crossings suffered or caused by and for the indigenous graduates of higher education, c to understand the implications and possible crossings that this level of education provides. As a conclusion, we have identified that education has become a strategy for indigenous peoples in strengthening their ethnic identities and that there is a complex negotiation of identities in the academic environment, with which indigenous people coexist without living with their places of their cultures and traditions, thus favoring the collective dimension of indigenous peoples.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-07T12:30:30Z No. of bitstreams: 1 MaruricioJosedosSantosSilva.pdf: 1310651 bytes, checksum: 08d14e107338da73e156a229f44112f4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-07T12:30:30Z (GMT). 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