A Implementação das cotas raciais e sociais na UFGD e sua contribuição para a política de ações afirmativas (2012-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Aline Anjos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1162
Resumo: A presente dissertação tem como tema as ações afirmativas na educação superior brasileira, tomando como objeto de estudo a implementação da política de inclusão racial e social, denominada de reserva de vagas, que vem garantindo o acesso de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos e indígenas, nas instituições federais de ensino, formalizada pela Lei n° 12.711/2012. Traz como estudo de caso, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) localizada no estado do Mato Grosso do Sul. Definiu-se, como objetivo, verificar se o processo de reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, vêm atendendo aos objetivos da Política das Ações Afirmativas na educação superior. Para tanto, o estudo explorou como vem ocorrendo a ocupação das vagas reservadas, examinando as possíveis ações implementadas pela UFGD para assegurar a manutenção e a permanência dos cotistas na universidade. Explorou, também, como vem sendo tratada a questão das ações afirmativas nos documentos institucionais. A abordagem metodológica adotada foi a qualiquantitativa. O estudo teve como fonte documental, o material produzido ao longo da construção da política de cotas no Brasil e, especificamente, na UFGD, os dados preliminares sobre a ocupação de vagas e a manutenção dos cotistas na instituição, e, ainda, as entrevistas com os implementadores da política de cotas. Os resultados encontrados na pesquisa empírica revelam que, para além da questão política, a adoção das cotas trouxe também uma série de questões de ordem prática. A UFGD vem buscando aperfeiçoar as normas e os procedimentos para a implementação da política de cotas, segundo o que reza a Lei. Verificou-se que as vagas reservadas para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas vêm sendo preenchidas, mas com algumas distorções. Detectou-se, por exemplo, que pretos, pardos e indígenas ingressam mais pelo sistema de cotas com proeminência dos autodeclarados pardos. No que tange à ocupação das vagas pela população indígena, a instituição ainda caminha a passos pequenos em prol de uma decisão política que garanta, de fato e de direito, a presença dessas populações em todos os cursos da UFGD.
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Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2016.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1162A presente dissertação tem como tema as ações afirmativas na educação superior brasileira, tomando como objeto de estudo a implementação da política de inclusão racial e social, denominada de reserva de vagas, que vem garantindo o acesso de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos e indígenas, nas instituições federais de ensino, formalizada pela Lei n° 12.711/2012. Traz como estudo de caso, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) localizada no estado do Mato Grosso do Sul. Definiu-se, como objetivo, verificar se o processo de reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas, vêm atendendo aos objetivos da Política das Ações Afirmativas na educação superior. Para tanto, o estudo explorou como vem ocorrendo a ocupação das vagas reservadas, examinando as possíveis ações implementadas pela UFGD para assegurar a manutenção e a permanência dos cotistas na universidade. Explorou, também, como vem sendo tratada a questão das ações afirmativas nos documentos institucionais. A abordagem metodológica adotada foi a qualiquantitativa. O estudo teve como fonte documental, o material produzido ao longo da construção da política de cotas no Brasil e, especificamente, na UFGD, os dados preliminares sobre a ocupação de vagas e a manutenção dos cotistas na instituição, e, ainda, as entrevistas com os implementadores da política de cotas. Os resultados encontrados na pesquisa empírica revelam que, para além da questão política, a adoção das cotas trouxe também uma série de questões de ordem prática. A UFGD vem buscando aperfeiçoar as normas e os procedimentos para a implementação da política de cotas, segundo o que reza a Lei. Verificou-se que as vagas reservadas para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas vêm sendo preenchidas, mas com algumas distorções. Detectou-se, por exemplo, que pretos, pardos e indígenas ingressam mais pelo sistema de cotas com proeminência dos autodeclarados pardos. No que tange à ocupação das vagas pela população indígena, a instituição ainda caminha a passos pequenos em prol de uma decisão política que garanta, de fato e de direito, a presença dessas populações em todos os cursos da UFGD.This dissertation is about affirmative action of Brazilian high education, the object of this study the implementation of the racial and social inclusion policy,named vacancies reserve, which has guaranteed access from public school students, low-income, black, mixed race and indigenous people, in federal educational institutions, formalized by Law N°. 12.711 / 2012. This research is a study of case of, the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) located in the Mato Grosso do Sul. The objective to check whether the process of reserve places for blacks, mulattos and Indians, have been equalizer and efficient to reach the objectives of the Affirmative Action policy in higher education. Thus, the study explored how it been the occupation of spaces reserved by examining possible actions implemented by UFGD to ensure continuity and the permanence of the shareholders at the university. Also explored as it has been dealt with the issue of affirmative action in institutional documents. The methodological approach adopted was quali-quantitative. The study wasa documentary source, the material produced during the construction of the quota policy in Brazil and specifically in UFGD, preliminary data on the occupation of vacancies and maintenance of shareholders in the institution, and also interviews with implementers of the quota policy. The empirical research results show has that beyond the political issue, the adoption of quotas has also brought a number of practical issues. The UFGD is seeking to improve the standards and procedures for the implementation of the quota policy, according to which states the law. It was found that the places reserved for blacks, mulattos and indigenous self-declared have been filled, but with some distortion. It turned out, for example, that blacks, mulattos and Indians enter more for quotas with prominence of the self-declared browns system. Regarding the occupation of vacancies by the indigenous population, the institution still walks the small steps towards a political decision to guarantee, in fact and in law, the presence of these populations in all courses of UFGD.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-26T19:11:46Z No. of bitstreams: 1 AlineAnjosdaRosa.pdf: 1588232 bytes, checksum: ec88c3367e9a9c4998823abcf2b26d8e (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-26T19:11:46Z (GMT). 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