Histórias e memórias de professores(as) de escolas rurais no Sul de Mato Grosso (1968-1978)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4897 |
Resumo: | Esta Dissertação insere-se nos estudos da linha de pesquisa História da Educação, Memória e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Objetivou-se analisar as histórias e memórias de três professores(as) de escolas rurais do sul de Mato Grosso, mais precisamente, dos municípios de Dourados e Fátima do Sul e seus distritos, focalizando a formação inicial, o ingresso na carreira docente, as práticas docentes (os modos de ensinar), a formação em serviço e as relações estabelecidas com o meio rural, no período de 1968 a 1978. O recorte temporal baseou-se na trajetória dos sujeitos da pesquisa. Para a análise, recorreu-se às fontes orais e documentais, sendo as primeiras constituídas por entrevistas realizadas com antigos(as) professores(as) de escolas rurais da localidade, tornando-se a principal fonte de análise, e as segundas, por fotografias, relatórios e pastas de documentos da Delegacia Regional de Ensino de Dourados, entre outras. Analisaramse essas fontes com base nos pressupostos da Nova História Cultural e referências ligadas à história e historiografia da educação, história da formação e da profissão docente, história do ensino rural e história de Mato Grosso. Os resultados apontaram que as escolas urbanas e rurais, tanto surgiram quanto se expandiram nos municípios de Dourados e Fátima do Sul, bem como em seus distritos, a partir da instalação e do desenvolvimento proporcionado pela Colônia Nacional Agrícola de Dourados (CAND) nessa região. No caso do ingresso dos(as) professores(as) nas escolas rurais, os dados revelaram que eram, principalmente, os(as) docentes leigos(as) que ingressavam, pois, a presença de professores(as) habilitados(as) nessas escolas ocorria apenas quando houvesse docentes vindos de outros Estados brasileiros ou moradores(as) locais. O seu ingresso na função, na maioria das vezes, acontecia por indicações de políticos ou de outros(as) docentes. Constatou-se, no que diz respeito às práticas docentes desenvolvidas, que eles passaram por dificuldades e sofreram com a escassez e falta de recursos e materiais didáticos, apesar disto não deixaram de buscar recursos e modos de ensinar que inovassem as suas práticas em sala de aula. Evidenciou-se que alguns professores(as) se utilizaram do ensino por experimentação, outros se basearam em vivências do cotidiano dos alunos no meio rural para ensinar, outros até compravam livros de histórias infantis para desenvolver a atenção, a reflexão, a imaginação e o gosto pela leitura dos alunos. Contudo, dependendo da localidade onde estavam situadas as escolas rurais, tais professores(as) recebiam ou não formação em serviço, embora algumas delas não passassem de diálogos no dia do pagamento. Explicitou-se que as relações desses(as) professores(as) com os alunos, pais e comunidade rural se deram de maneira positiva e pautadas de diferentes formas, sejam por meio da participação em eventos cívicos e locais, feiras de Ciências e até mesmo por meio de uma Associação de Pais e Mestres existente em uma das instituições escolares. Relações essas que motivaram laços de amizades que se estendem até hoje, entre professores(as), alunos(as) e pais de alunos. Conclui-se, assim, que os(as) professores(as) entrevistados(as) contribuíram para o processo de escolarização das crianças no meio rural dos municípios de Dourados e Fátima do Sul e seus respectivos distritos, situados no sul de Mato Grosso, nas áreas marcadas por processos de colonização recente. |
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Objetivou-se analisar as histórias e memórias de três professores(as) de escolas rurais do sul de Mato Grosso, mais precisamente, dos municípios de Dourados e Fátima do Sul e seus distritos, focalizando a formação inicial, o ingresso na carreira docente, as práticas docentes (os modos de ensinar), a formação em serviço e as relações estabelecidas com o meio rural, no período de 1968 a 1978. O recorte temporal baseou-se na trajetória dos sujeitos da pesquisa. Para a análise, recorreu-se às fontes orais e documentais, sendo as primeiras constituídas por entrevistas realizadas com antigos(as) professores(as) de escolas rurais da localidade, tornando-se a principal fonte de análise, e as segundas, por fotografias, relatórios e pastas de documentos da Delegacia Regional de Ensino de Dourados, entre outras. Analisaramse essas fontes com base nos pressupostos da Nova História Cultural e referências ligadas à história e historiografia da educação, história da formação e da profissão docente, história do ensino rural e história de Mato Grosso. Os resultados apontaram que as escolas urbanas e rurais, tanto surgiram quanto se expandiram nos municípios de Dourados e Fátima do Sul, bem como em seus distritos, a partir da instalação e do desenvolvimento proporcionado pela Colônia Nacional Agrícola de Dourados (CAND) nessa região. No caso do ingresso dos(as) professores(as) nas escolas rurais, os dados revelaram que eram, principalmente, os(as) docentes leigos(as) que ingressavam, pois, a presença de professores(as) habilitados(as) nessas escolas ocorria apenas quando houvesse docentes vindos de outros Estados brasileiros ou moradores(as) locais. O seu ingresso na função, na maioria das vezes, acontecia por indicações de políticos ou de outros(as) docentes. Constatou-se, no que diz respeito às práticas docentes desenvolvidas, que eles passaram por dificuldades e sofreram com a escassez e falta de recursos e materiais didáticos, apesar disto não deixaram de buscar recursos e modos de ensinar que inovassem as suas práticas em sala de aula. Evidenciou-se que alguns professores(as) se utilizaram do ensino por experimentação, outros se basearam em vivências do cotidiano dos alunos no meio rural para ensinar, outros até compravam livros de histórias infantis para desenvolver a atenção, a reflexão, a imaginação e o gosto pela leitura dos alunos. Contudo, dependendo da localidade onde estavam situadas as escolas rurais, tais professores(as) recebiam ou não formação em serviço, embora algumas delas não passassem de diálogos no dia do pagamento. 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The objective was to analyze the stories and memories of three teachers from rural schools in the south of Mato Grosso, more precisely, from the municipalities of Dourados and Fátima do Sul and their districts, focusing on initial training, entry into the teaching career, the teaching practices (the ways of teaching), in-service training and the relationships established with the rural environment, from 1968 to 1978. The time frame was based on the trajectory of the research subjects. For the analysis, we used oral and documentary sources, the first consisting of interviews with former teachers of rural schools in the locality, becoming the main source of analysis, and the second, by photographs, reports and document folders of the Dourados Regional Education Office, among others. These sources were analyzed based on the assumptions of the New Cultural History and references linked to the history and historiography of education, the history of education and the teaching profession, the history of rural education and the history of Mato Grosso. The results showed that urban and rural schools both emerged and expanded in the municipalities of Dourados and Fátima do Sul, as well as in their districts, from the installation and development provided by the Colônia Nacional Agrícola de Dourados (CAND) in this region. In the case of the entry of teachers in rural schools, the data revealed that it was mainly lay teachers who entered, as the presence of qualified teachers in these schools it only occurred when there were professors from other Brazilian states or local residents. In turn, the entry of these lay teachers into the teaching career, most of the time, happened by indications of politicians or other teachers. It was found, with regard to the teaching practices of these teachers, that they went through difficulties and suffered from the scarcity and lack of resources and teaching materials, despite this they did not stop looking for resources and ways of teaching that innovate their classroom practices. It was evident that some teachers used teaching by experimentation, others were based on the daily experiences of students in rural areas to teach, others even bought children's story books to develop attention, reflection, imagination and I like the students' Reading. However, depending on the location where the rural schools were located, such teachers received or not in-service training, although some of them were just dialogues on pay day. It was explained that the relationships of these teachers with students, parents and the rural community were positive and guided in different ways, whether through participation in civic and local events, science fairs and even through an Association of Parents and Teachers existing in one of the school institutions. These relationships have motivated bonds of friendship that extend to the present day, between teachers, students and students' parents. It is concluded, therefore, that these teachers contributed to the process of schooling of children in rural areas of the municipalities of Dourados and Fátima do Sul and their respective districts, located in the south of Mato Grosso, in the areas marked by recent colonization processes.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2022-05-04T20:49:16Z No. of bitstreams: 1 LucéliadaSilvaCavalcanti.pdf: 3603067 bytes, checksum: 42ab36dc466a516f5e5e1b2184d1fa50 (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-04T20:49:16Z (GMT). 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