Estudos preliminares da capacidade de uso da ciclovia da Avenida Guaicurus da cidade de Dourados - MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Vinicius da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5729
Resumo: O estudo aborda a mobilidade urbana sustentável, com foco na análise da ciclovia paralela à Avenida Guaicurus no Município de Dourados, MS. O estudo tem como objetivos principais: diagnosticar no local as condições da ciclovia, relacionar com o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dourados, buscando identificar os fatores que influenciam o uso da ciclovia, além de questionar a possibilidade de implementação de Estações de Bicicletas Compartilhadas (ECB's). A metodologia empregada incluiu pesquisa bibliográfica, inspeções in loco da ciclovia, análise de informações disponíveis no Plano Diretor do Município de Dourados, e a coleta de dados por meio de questionários aplicados a usuários ligados à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e à Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Para avaliar a viabilidade das ECB's, foi conduzida uma pesquisa junto ao público-alvo. Os resultados revelaram diversas patologias na ciclovia, incluindo erosões, acúmulo de sedimentos e falta de iluminação, o que afeta sua utilização. O interesse na locação de bicicletas para uso na ciclovia é considerável, com destaque para pessoas de baixa renda, na faixa etária entre 20 e 30 anos e do sexo feminino. Foram apontados que a infraestrutura deficiente da ciclovia, juntamente com a falta de manutenção e sinalização, os desafios a serem superados para promover o aumento no uso de bicicleta como meio de transporte em Dourados. Melhorias na infraestrutura e campanhas de incentivo são necessárias para atrair mais usuários e tornar a mobilidade urbana sustentável uma realidade na cidade.
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O estudo tem como objetivos principais: diagnosticar no local as condições da ciclovia, relacionar com o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Dourados, buscando identificar os fatores que influenciam o uso da ciclovia, além de questionar a possibilidade de implementação de Estações de Bicicletas Compartilhadas (ECB's). A metodologia empregada incluiu pesquisa bibliográfica, inspeções in loco da ciclovia, análise de informações disponíveis no Plano Diretor do Município de Dourados, e a coleta de dados por meio de questionários aplicados a usuários ligados à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e à Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Para avaliar a viabilidade das ECB's, foi conduzida uma pesquisa junto ao público-alvo. Os resultados revelaram diversas patologias na ciclovia, incluindo erosões, acúmulo de sedimentos e falta de iluminação, o que afeta sua utilização. O interesse na locação de bicicletas para uso na ciclovia é considerável, com destaque para pessoas de baixa renda, na faixa etária entre 20 e 30 anos e do sexo feminino. Foram apontados que a infraestrutura deficiente da ciclovia, juntamente com a falta de manutenção e sinalização, os desafios a serem superados para promover o aumento no uso de bicicleta como meio de transporte em Dourados. Melhorias na infraestrutura e campanhas de incentivo são necessárias para atrair mais usuários e tornar a mobilidade urbana sustentável uma realidade na cidade.The present scientific article addresses sustainable urban mobility, with a focus on analyzing the bike path parallel to Guaicurus Avenue in the municipality of Dourados, MS. The study has the following main objectives: to analyze Dourados' Urban Mobility Master Plan, to identify traffic conditions related to factors influencing the use of the bike path, and to diagnose the implementation of Shared Bicycle Stations (SBS) by users of this section. The methodology employed included a literature review, inspections of the bike path, analysis of information available in Dourados Municipal Master Plan, and data collection through questionnaires administered to users affiliated with the Federal University of Grande Dourados (UFGD) and the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS). To assess the feasibility of SBS, a survey was conducted among the target audience. The results revealed various pathologies in the bike path, including erosion, sediment accumulation, and a lack of lighting, which affect its use. Interest in renting bicycles for use on the bike path is significant, particularly among low-income individuals in the 20 to 30 age group and females. The deficient infrastructure of the bike path, coupled with a lack of maintenance and signage, are challenges to be overcome in promoting bicycle use as a means of transportation in Dourados. Infrastructure improvements and incentive campaigns are necessary to attract more users and make sustainable urban mobility a reality in the city.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-19T19:21:25Z No. of bitstreams: 1 ViniciusdaSilvaLeite.pdf: 2730959 bytes, checksum: 863abf7bd496cb080ea54c0c077da234 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-19T19:21:25Z (GMT). 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