Merchandising no Ponto-de-Venda (PDV) como estratégia de atrair consumidores: um estudo de caso em um supermercado de Dourados-MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Gleicy Jardi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3807
Resumo: Sabe-se que a satisfação dos consumidores é de extrema importância para as organizações, e, através da satisfação percebida tem-se a fidelidade e consequentemente gera a recompra. Num ambiente altamente competitivo e com uma população completamente informada, as organizações precisam investir em ferramentas que possam despertar o desejo em consumir. No presente trabalho a ferramenta utilizada é o merchandising, sendo este, considerado uma grande e importante ferramenta para o supermercado. Diante de uma ampla concorrência, a conquista no poto-de-venda é um diferencial perante as demais empresas. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, para os clientes de um supermercado com o objetivo de avaliar a importância do merchandising como estratégia de atrair os consumidores. Para elaboração da pesquisa, em primeiro momento foi realizada um estudo em fontes literárias para conhecimento do assunto e em seguida foi estruturado um questionário que foi aplicado dentro da loja para os consumidores que frequentavam o supermercado. Através da literatura e dos resultados obtidos, pode-se analisar a importância do merchandising no supermercado, pois, grande parte da população não faz lista de compras, assim decidem o que comprar no momento que percorre as gôndolas. Na análise dos dados, têm-se resultados positivos e negativos para o supermercado pesquisado, dentre os positivos, 69% dos pesquisados afirmam que a comunicação da loja possibilita comprar produtos que não eram planejados. O ambiente interno da loja é um ponto muito importante para o cliente, pois um ambiente agradável faz com que o consumidor fica na loja durante muito tempo ou nem chegue a fazer compras. Dos resultados negativos, o consumidor ficou indeciso se o preço cobrado é baixo com relação aos da concorrência e também se o setor de FLV (frutas, verduras e legumes) possuem produtos frescos. Uma limitação encontrada no trabalho foi à dificuldade de conseguir respondentes para a pesquisa, pois, a maioria dos consumidores estava sem tempo para responder o questionário. Como sugestão para trabalhos futuros, fica a ideia de fazer comparativos em outros supermercados da cidade.
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Como sugestão para trabalhos futuros, fica a ideia de fazer comparativos em outros supermercados da cidade.porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComportamento do consumidorSatisfação do clienteConsumer behaviorConsumer satisfactionMerchandisingMerchandising no Ponto-de-Venda (PDV) como estratégia de atrair consumidores: um estudo de caso em um supermercado de Dourados-MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTGleicyJardiBezerra.pdf.txtGleicyJardiBezerra.pdf.txtExtracted texttext/plain100906https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3807/3/GleicyJardiBezerra.pdf.txt9d0acdfeac26922d560469fe9de3e4a7MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3807/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALGleicyJardiBezerra.pdfGleicyJardiBezerra.pdfapplication/pdf734092https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3807/1/GleicyJardiBezerra.pdf3803a807517340691f79c467dbb10becMD51prefix/38072023-09-14 02:33:53.882oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:33:53Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
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