Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joyce dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2093
Resumo: Comprar além do planejado já se tornou um hábito, e as justificativas para essa tomada de decisão variam, assim como as técnicas utilizadas para influenciar nessas compras não planejadas. Partindo da premissa de influenciadores da compra por impulso, este trabalho propôs identificar as estratégias de Merchandising utilizadas pelo Supermercado X e investigar os impactos que essas técnicas aplicadas no PDV causam no processo de compra do consumidor para gerar diferenças entre a intenção de compra inicial e a compra de fato realizada. Para isso, foi aplicado um questionário aos clientes na saída de suas compras, resultando numa amostra total de 300 (trezentos) voluntários que efetuaram compras de até 20 (vinte) itens, objetivo este motivado pela análise do impacto das técnicas em função do tempo reduzido. Em seguida foi analisado por meio da observação, as técnicas de merchandising utilizadas pelo supermercado para comparação da influência delas nas compras. Os resultados dessa pesquisa no sobre o comportamento de compra por categorias demográficas e na relação de itens comprados sem o planejamento prévio com maior frequência, se assemelham com os obtidos em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Enquanto que as demais estratégias de maior relevância no resultado das compras não planejadas se dividiram entre comunicação visual, condições ambientais, layout e mix de produtos.
id UFGD-2_f74f7aab5ad5cadec05e919505a912e4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/2093
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Gomes, Narciso Bastoshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577Oliveira, Joyce dos Santos2019-11-12T18:37:44Z2019-11-12T18:37:44Z2018-12-07OLIVEIRA, Joyce dos Santos. Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2093Comprar além do planejado já se tornou um hábito, e as justificativas para essa tomada de decisão variam, assim como as técnicas utilizadas para influenciar nessas compras não planejadas. Partindo da premissa de influenciadores da compra por impulso, este trabalho propôs identificar as estratégias de Merchandising utilizadas pelo Supermercado X e investigar os impactos que essas técnicas aplicadas no PDV causam no processo de compra do consumidor para gerar diferenças entre a intenção de compra inicial e a compra de fato realizada. Para isso, foi aplicado um questionário aos clientes na saída de suas compras, resultando numa amostra total de 300 (trezentos) voluntários que efetuaram compras de até 20 (vinte) itens, objetivo este motivado pela análise do impacto das técnicas em função do tempo reduzido. Em seguida foi analisado por meio da observação, as técnicas de merchandising utilizadas pelo supermercado para comparação da influência delas nas compras. Os resultados dessa pesquisa no sobre o comportamento de compra por categorias demográficas e na relação de itens comprados sem o planejamento prévio com maior frequência, se assemelham com os obtidos em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Enquanto que as demais estratégias de maior relevância no resultado das compras não planejadas se dividiram entre comunicação visual, condições ambientais, layout e mix de produtos.Buying beyond planned has become a habit, and the justifications for this decision vary, as do the techniques used to influence these unplanned purchases. Based on the premise of impulse buying influencers, this work proposes to identify the Merchandising strategies used by Supermarket X and to investigate the impacts that these techniques applied in the POS cause in the consumer purchase process to generate differences between the initial purchase intention and the purchase actually made. For this, a questionnaire was applied to the clients in the exit of their purchases, resulting in a total sample of 300 (three hundred) volunteers who made purchases of up to 20 (twenty) items, motivated by the analysis of the impact of the techniques as a function of the reduced time . Next, the merchandising techniques used by the supermarket to compare their influence on purchases were analyzed through observation.The results of this research in what is said about the buying behavior by demographic categories and in the relation of items purchased without prior planning with more frequency, are similar to those obtained in 2015 by the Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) and by the Confederação Nacional dos Dirigentes Logistas (CNDL). While the other strategies of greater relevance in the result of the unplanned purchases were divided among visual communication, environmental conditions, layout and product mix.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-11-12T18:37:44Z No. of bitstreams: 1 JoycedosSantosOliveira.pdf: 1084711 bytes, checksum: 78981b5a7521cae84167a28ddffebf61 (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-12T18:37:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoycedosSantosOliveira.pdf: 1084711 bytes, checksum: 78981b5a7521cae84167a28ddffebf61 (MD5) Previous issue date: 2018-12-07porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComportamento do consumidorMerchandisingConsumer behaviorIdentificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadasIdentification of merchandising actions on unplanned purchasesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTJoycedosSantosOliveira.pdf.txtJoycedosSantosOliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain122354https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2093/3/JoycedosSantosOliveira.pdf.txt3dcc20793ac786dcac957d4f92769782MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2093/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALJoycedosSantosOliveira.pdfJoycedosSantosOliveira.pdfapplication/pdf1084711https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2093/1/JoycedosSantosOliveira.pdf78981b5a7521cae84167a28ddffebf61MD51prefix/20932023-09-14 01:56:56.672oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T05:56:56Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Identification of merchandising actions on unplanned purchases
title Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas
spellingShingle Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas
Oliveira, Joyce dos Santos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Comportamento do consumidor
Merchandising
Consumer behavior
title_short Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas
title_full Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas
title_fullStr Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas
title_full_unstemmed Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas
title_sort Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas
author Oliveira, Joyce dos Santos
author_facet Oliveira, Joyce dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1193767417072889
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gomes, Narciso Bastos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8591563148610577
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joyce dos Santos
contributor_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
Viana, José Jair Soares
Gomes, Narciso Bastos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Comportamento do consumidor
Merchandising
Consumer behavior
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
dc.subject.eng.fl_str_mv Merchandising
Consumer behavior
description Comprar além do planejado já se tornou um hábito, e as justificativas para essa tomada de decisão variam, assim como as técnicas utilizadas para influenciar nessas compras não planejadas. Partindo da premissa de influenciadores da compra por impulso, este trabalho propôs identificar as estratégias de Merchandising utilizadas pelo Supermercado X e investigar os impactos que essas técnicas aplicadas no PDV causam no processo de compra do consumidor para gerar diferenças entre a intenção de compra inicial e a compra de fato realizada. Para isso, foi aplicado um questionário aos clientes na saída de suas compras, resultando numa amostra total de 300 (trezentos) voluntários que efetuaram compras de até 20 (vinte) itens, objetivo este motivado pela análise do impacto das técnicas em função do tempo reduzido. Em seguida foi analisado por meio da observação, as técnicas de merchandising utilizadas pelo supermercado para comparação da influência delas nas compras. Os resultados dessa pesquisa no sobre o comportamento de compra por categorias demográficas e na relação de itens comprados sem o planejamento prévio com maior frequência, se assemelham com os obtidos em 2015 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Enquanto que as demais estratégias de maior relevância no resultado das compras não planejadas se dividiram entre comunicação visual, condições ambientais, layout e mix de produtos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-12T18:37:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-12T18:37:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Joyce dos Santos. Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2093
identifier_str_mv OLIVEIRA, Joyce dos Santos. Identificação das ações de merchandising sobre as compras não planejadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2018.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2093/3/JoycedosSantosOliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2093/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/2093/1/JoycedosSantosOliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3dcc20793ac786dcac957d4f92769782
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
78981b5a7521cae84167a28ddffebf61
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042066812403712