Balanced scorecard: aventuras e desventuras na implantação
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3369 |
Resumo: | Em seu lançamento, o BSC foi definido como um sistema de mensuração de desempenho. Entretanto com o passar do tempo, observou-se que o BSC poderia interligar e comunicar a estratégia dentro da organização, passando a ser considerado um instrumento de gestão, passando a ser utilizado para o planejamento e o controle de processos. Este estudo teve como objetivo analisar as aventuras e desventuras ocorridas na implantação do Balanced Scorecard em uma concessionária agrícola. Para tanto, por meio de uma pesquisa descritiva de um estudo de caso, com procedimento de pesquisa participante, foram qualificadas como aventuras os aspectos de: quando no ápice dos problemas na concessionária, buscou-se suporte especializado (consultoria); análise das atividades internas da empresa e implantação de processos internos de maneira a ter um padrão nas rotinas operacionais; estabelecimento do planejamento estratégico dos departamentos, que foi acompanhado e debatido mensalmente; melhora na comunicação e na gestão entre e nos departamentos. Quanto à qualificação das desventuras, os seguintes aspectos foram observados: não houve um bom planejamento, principalmente quanto ao estabelecimento de cronogramas e metas na implantação; faltou engajamento dos colaboradores no processo de implantação pela falta de comunicação e de ações individualizadas na solução de problemas pontuais nos departamentos; ausência de treinamento para os novos colaboradores contratados pela empresa. |
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Este estudo teve como objetivo analisar as aventuras e desventuras ocorridas na implantação do Balanced Scorecard em uma concessionária agrícola. Para tanto, por meio de uma pesquisa descritiva de um estudo de caso, com procedimento de pesquisa participante, foram qualificadas como aventuras os aspectos de: quando no ápice dos problemas na concessionária, buscou-se suporte especializado (consultoria); análise das atividades internas da empresa e implantação de processos internos de maneira a ter um padrão nas rotinas operacionais; estabelecimento do planejamento estratégico dos departamentos, que foi acompanhado e debatido mensalmente; melhora na comunicação e na gestão entre e nos departamentos. Quanto à qualificação das desventuras, os seguintes aspectos foram observados: não houve um bom planejamento, principalmente quanto ao estabelecimento de cronogramas e metas na implantação; faltou engajamento dos colaboradores no processo de implantação pela falta de comunicação e de ações individualizadas na solução de problemas pontuais nos departamentos; ausência de treinamento para os novos colaboradores contratados pela empresa.In its release, the BSC has been defined as a performance measurement system. However with the passage of time, it was observed that the BSC can connect and communicate strategy within the organization, but should be considered a management tool, starting to be used for planning and control processes. This study aimed to analyze the adventures and misadventures that occurred in the implementation of the Balanced Scorecard in an agricultural dealership. Therefore, through a descriptive research of a case study, with participatory research procedure, they were described as adventures aspects of: when the apex of the problems at the dealership, we sought expert support (consultancy); analysis of the internal activities of the company and implementation of internal processes in order to have a standard in operational routines; establishment of strategic planning departments, which was accompanied and discussed monthly; improved communication and management between and within departments. The classification of misadventures, the following were observed: there was good planning, particularly for the establishment of timetables and targets in the implementation; lacked employee involvement in the implementation process by the lack of communication and individualized actions to solve specific problems in the departments; lack of training for new employees hired by the company.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-06-22T13:24:38Z No. of bitstreams: 1 ArianaBenitesPadua.pdf: 292552 bytes, checksum: 4dbb8cfd27f999d1c2584155ecc0839c (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-22T13:24:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArianaBenitesPadua.pdf: 292552 bytes, checksum: 4dbb8cfd27f999d1c2584155ecc0839c (MD5) Previous issue date: 2016porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISAvaliação de desempenhoControle de processosBalanced scorecard (Management)Performance - EvaluationProcess controlBalanced scorecard: aventuras e desventuras na implantaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTArianaBenitesPadua.pdf.txtArianaBenitesPadua.pdf.txtExtracted texttext/plain107777https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3369/3/ArianaBenitesPadua.pdf.txt60347e60a286b75f7256afaf06b0cf59MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3369/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALArianaBenitesPadua.pdfArianaBenitesPadua.pdfapplication/pdf292552https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3369/1/ArianaBenitesPadua.pdf4dbb8cfd27f999d1c2584155ecc0839cMD51prefix/33692023-09-14 02:23:19.978oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3369TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:23:19Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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