Justiça e igualdade para pessoas com deficiências: a deficiência como uma das fronteiras da Justiça de Rawls
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Videre (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/13310 |
Resumo: | Pessoas consideradas como não-cooperativas, com funcionamentos anormais, abaixo de uma linha de capacidades básicas ou dependentes têm sido tradicionalmente excluídas do manto da justiça. Em atenção a esse problema, nosso objetivo é analisar o conceito de justiça de Rawls no tocante à inclusão de pessoas com deficiência, tanto no momento da composição da justiça, no consenso hipotético da posição original, quanto no momento da aplicação das regras da justiça arquitetada. Identificamos quatro clivagens da teoria de justiça rawlsiana que impedem o acolhimento da deficiência: o véu da ignorância cominado com a igualdade hipotética; o leque normal de variação; as desigualdades naturais consideradas no princípio da diferença; e a conceituação de “pessoas éticas”. Em um segunda incursão, relatamos as críticas de Kittay, no âmbito da ética do cuidado e da interdependência, e de Nussbaum, no contexto da abordagem das capacidades. Nossa metodologia é hipotético-dedutiva, com abordagem qualitativo-descritiva e com aporte na revisão bibliográfica. |
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Justiça e igualdade para pessoas com deficiências: a deficiência como uma das fronteiras da Justiça de RawlsJusticia e igualdad para las personas con discapacidad: la discapacidad como una de las fronteras de la Justicia de RawlsJustice and equality for people with disabilities: disability as one of Rawls' frontiers of JusticeJustiça. Igualdade. Pessoas com Deficiência. Cuidado. Capacidades.Justicia. Igualdad. Personas con discapacidades. Cuidado. Capacidades.Justice. Equality. People with Disabilities. Care. Capabilities.Pessoas consideradas como não-cooperativas, com funcionamentos anormais, abaixo de uma linha de capacidades básicas ou dependentes têm sido tradicionalmente excluídas do manto da justiça. Em atenção a esse problema, nosso objetivo é analisar o conceito de justiça de Rawls no tocante à inclusão de pessoas com deficiência, tanto no momento da composição da justiça, no consenso hipotético da posição original, quanto no momento da aplicação das regras da justiça arquitetada. Identificamos quatro clivagens da teoria de justiça rawlsiana que impedem o acolhimento da deficiência: o véu da ignorância cominado com a igualdade hipotética; o leque normal de variação; as desigualdades naturais consideradas no princípio da diferença; e a conceituação de “pessoas éticas”. Em um segunda incursão, relatamos as críticas de Kittay, no âmbito da ética do cuidado e da interdependência, e de Nussbaum, no contexto da abordagem das capacidades. Nossa metodologia é hipotético-dedutiva, com abordagem qualitativo-descritiva e com aporte na revisão bibliográfica.Las personas consideradas no cooperativas, con funcionamiento anormal, por debajo de una línea de capacidades básicas o dependientes han sido tradicionalmente excluidas del manto de la justicia. Ante esta problemática, nuestro objetivo es analizar el concepto de justicia de Rawls en cuanto a la inclusión de las personas con discapacidad, tanto a la hora de componer la justicia, en el hipotético consenso de la posición original, como al aplicar las reglas de la justicia arquitectónica. . Identificamos cuatro divisiones en la teoría de la justicia rawlsiana que impiden la recepción de la discapacidad: el velo de la ignorancia combinado con la igualdad hipotética; el rango normal de variación; las desigualdades naturales consideradas en el principio de diferencia; y el concepto de “personas éticas”. En una segunda incursión, reportamos las críticas a Kittay, en el ámbito de la ética del cuidado y la interdependencia, y de Nussbaum, en el contexto del enfoque de capacidades. Nuestra metodología es hipotético-deductiva, con un enfoque cualitativo-descriptivo y basada en una revisión bibliográfica.People considered as non-cooperative, with abnormal functioning, that stand below a line of basic capacities have traditionally been excluded from the mantle of justice. Concerning this problem, our objective is to analyze Rawls' concept of justice with regard to the inclusion of people with disabilities, both when composing justice, in the hypothetical consensus of the original position, and when applying the rules of architected justice. We identified four cleavages in the Rawlsian theory of justice that prevent the reception of disability: the veil of ignorance combined with hypothetical equality; the normal range of capacity’s variation; the natural inequalities considered in the difference principle; and the concept of “ethical people”. In a second foray, we report the criticisms of Kittay, in the scope of the ethics of care and interdependence, and of Nussbaum, in the context of the capabilities approach. Our methodology is hypothetical-deductive, with a qualitative-descriptive approach and it is based on a bibliographic review.EDITORA - UFGD2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1331010.30612/videre.v12i25.13310Revista Videre; v. 12 n. 25 (2020): Revista Videre; 62-852177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/13310/6759Copyright (c) 2020 Revista Videreinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Luana Adriano2021-02-03T14:23:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13310Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2021-02-03T14:23:31Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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