O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Ozelame da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borba, Carolina dos Anjos de, Foppa, Carina Catiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Videre (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/12939
Resumo: Este ensaio tem como objetivo, a partir da perspectiva do grupo modernidade/colonialidade, analisar a estrutura e o funcionamento do sistema/mundo colonial/moderno e sua repercussão na natureza, expressos na ideia de colonialidade da natureza. A justificativa é baseada na urgência de visibilizar, valorizar e (re)construir relações entre seres humanos e natureza que vá além da lógica da dominação/exploração. Para isso, foram elaborados mapas mentais e quadros sínteses para explicar as ideias-forças de sete conceitos-chaves: sistema/mundo colonial/moderno; colonialismo; colonialidade; resistências; decolonialidade; colonialidade da natureza; e decolonialidade da natureza. Como reflexões preliminares, destaca-se a identificação de dois paradigmas contraditórios do sistema/mundo: o primeiro, pautado no colonialismo e na colonialidade, conduz um projeto de morte para a América Latina, enquanto o segundo, alicerçado nas resistências latino-americanas e na decolonialidade, visa construir projetos que promovam vida para a região.
id UFGD-3_860729b1c5e17f29f9aab5cf9415b177
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12939
network_acronym_str UFGD-3
network_name_str Revista Videre (Online)
repository_id_str
spelling O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminaresDecolonialidade da natureza. Colonialidade da natureza. Resistências. América Latina. Grupo modernidade/colonialidade. Mapa mental.Este ensaio tem como objetivo, a partir da perspectiva do grupo modernidade/colonialidade, analisar a estrutura e o funcionamento do sistema/mundo colonial/moderno e sua repercussão na natureza, expressos na ideia de colonialidade da natureza. A justificativa é baseada na urgência de visibilizar, valorizar e (re)construir relações entre seres humanos e natureza que vá além da lógica da dominação/exploração. Para isso, foram elaborados mapas mentais e quadros sínteses para explicar as ideias-forças de sete conceitos-chaves: sistema/mundo colonial/moderno; colonialismo; colonialidade; resistências; decolonialidade; colonialidade da natureza; e decolonialidade da natureza. Como reflexões preliminares, destaca-se a identificação de dois paradigmas contraditórios do sistema/mundo: o primeiro, pautado no colonialismo e na colonialidade, conduz um projeto de morte para a América Latina, enquanto o segundo, alicerçado nas resistências latino-americanas e na decolonialidade, visa construir projetos que promovam vida para a região.EDITORA - UFGD2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1293910.30612/videre.v13i26.12939Revista Videre; v. 13 n. 26 (2021): Revista Videre; 138 - 1692177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/12939/8219Copyright (c) 2021 Revista Videreinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rodrigo Ozelame daBorba, Carolina dos Anjos deFoppa, Carina Catiana2021-11-11T07:54:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12939Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2021-11-11T07:54:38Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares
title O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares
spellingShingle O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares
Silva, Rodrigo Ozelame da
Decolonialidade da natureza. Colonialidade da natureza. Resistências. América Latina. Grupo modernidade/colonialidade. Mapa mental.
title_short O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares
title_full O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares
title_fullStr O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares
title_full_unstemmed O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares
title_sort O sistema/mundo colonial/moderno e a natureza: reflexões preliminares
author Silva, Rodrigo Ozelame da
author_facet Silva, Rodrigo Ozelame da
Borba, Carolina dos Anjos de
Foppa, Carina Catiana
author_role author
author2 Borba, Carolina dos Anjos de
Foppa, Carina Catiana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Ozelame da
Borba, Carolina dos Anjos de
Foppa, Carina Catiana
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonialidade da natureza. Colonialidade da natureza. Resistências. América Latina. Grupo modernidade/colonialidade. Mapa mental.
topic Decolonialidade da natureza. Colonialidade da natureza. Resistências. América Latina. Grupo modernidade/colonialidade. Mapa mental.
description Este ensaio tem como objetivo, a partir da perspectiva do grupo modernidade/colonialidade, analisar a estrutura e o funcionamento do sistema/mundo colonial/moderno e sua repercussão na natureza, expressos na ideia de colonialidade da natureza. A justificativa é baseada na urgência de visibilizar, valorizar e (re)construir relações entre seres humanos e natureza que vá além da lógica da dominação/exploração. Para isso, foram elaborados mapas mentais e quadros sínteses para explicar as ideias-forças de sete conceitos-chaves: sistema/mundo colonial/moderno; colonialismo; colonialidade; resistências; decolonialidade; colonialidade da natureza; e decolonialidade da natureza. Como reflexões preliminares, destaca-se a identificação de dois paradigmas contraditórios do sistema/mundo: o primeiro, pautado no colonialismo e na colonialidade, conduz um projeto de morte para a América Latina, enquanto o segundo, alicerçado nas resistências latino-americanas e na decolonialidade, visa construir projetos que promovam vida para a região.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/12939
10.30612/videre.v13i26.12939
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/12939
identifier_str_mv 10.30612/videre.v13i26.12939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/12939/8219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Videre
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Videre
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Revista Videre; v. 13 n. 26 (2021): Revista Videre; 138 - 169
2177-7837
reponame:Revista Videre (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Revista Videre (Online)
collection Revista Videre (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai
_version_ 1798325355549818880