O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Junior, Oséias Freitas de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dalmau, Marcos Baptista Lopez, Nepomuceno de Souza, Danielle Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Videre (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/16122
Resumo: The present research aims to verify if the training courses offered by UFMS are developing the necessary skills for the full exercise of the functions of administrative technicians of the Faculty of Human Sciences (FACH) of the Federal University of Mato Grosso do Sul - UFMS. Based on bibliometric research, the themes addressed and the methodological procedures of the selected researches. The methodology applied is a case study, for which document analyzes were carried out and questionnaires were applied to the servers. Subsequently, the mapping of competencies was carried out and the gaps were verified, which were confronted with the courses offered. The results show that the courses meet the technical skills satisfactorily, however, the behavioral skills are only superficially met
id UFGD-3_e88cc16ff2fc5c28e64dc174660c9881
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16122
network_acronym_str UFGD-3
network_name_str Revista Videre (Online)
repository_id_str
spelling O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamentoCompetênciaMapeamentoTreinamentoTécnicos AdministrativosThe present research aims to verify if the training courses offered by UFMS are developing the necessary skills for the full exercise of the functions of administrative technicians of the Faculty of Human Sciences (FACH) of the Federal University of Mato Grosso do Sul - UFMS. Based on bibliometric research, the themes addressed and the methodological procedures of the selected researches. The methodology applied is a case study, for which document analyzes were carried out and questionnaires were applied to the servers. Subsequently, the mapping of competencies was carried out and the gaps were verified, which were confronted with the courses offered. The results show that the courses meet the technical skills satisfactorily, however, the behavioral skills are only superficially metA presente pesquisa objetiva verificar se os cursos de capacitação ofertados pela UFMS estão desenvolvendo as competências necessárias para o pleno exercício das funções dos técnicos administrativos da Faculdade de Ciências Humanas (FACH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. A partir de uma pesquisa bibliométrica, temáticas abordadas e dos procedimentos metodológicos das pesquisas selecionadas. A metodologia aplicada é estudo de caso, para tanto foram feitas análises documentais e aplicação de questionários nos servidores. Posteriormente foi realizado o mapeamento das competências e verificado os gaps, que foram confrontados com os cursos ofertados. Os resultados mostram que os cursos atendem as competências técnicas de maneira satisfatória, no entanto, as competências comportamentais são apenas superficialmente atendidas.EDITORA - UFGD2023-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/1612210.30612/videre.v14i30.16122Revista Videre; v. 14 n. 30 (2022): Revista Videre; 399-4192177-7837reponame:Revista Videre (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/16122/9363https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Junior, Oséias Freitas deDalmau, Marcos Baptista LopezNepomuceno de Souza, Danielle Santiago2023-05-22T12:28:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16122Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/viderePUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oaihttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai2177-78372177-2150opendoar:2023-05-22T12:28:17Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento
title O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento
spellingShingle O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento
Oliveira Junior, Oséias Freitas de
Competência
Mapeamento
Treinamento
Técnicos Administrativos
title_short O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento
title_full O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento
title_fullStr O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento
title_full_unstemmed O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento
title_sort O mapeamento das competências dos técnicos administrativos em educação da FACH/UFMD e a necessidade de treinamento
author Oliveira Junior, Oséias Freitas de
author_facet Oliveira Junior, Oséias Freitas de
Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Nepomuceno de Souza, Danielle Santiago
author_role author
author2 Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Nepomuceno de Souza, Danielle Santiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Junior, Oséias Freitas de
Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Nepomuceno de Souza, Danielle Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv Competência
Mapeamento
Treinamento
Técnicos Administrativos
topic Competência
Mapeamento
Treinamento
Técnicos Administrativos
description The present research aims to verify if the training courses offered by UFMS are developing the necessary skills for the full exercise of the functions of administrative technicians of the Faculty of Human Sciences (FACH) of the Federal University of Mato Grosso do Sul - UFMS. Based on bibliometric research, the themes addressed and the methodological procedures of the selected researches. The methodology applied is a case study, for which document analyzes were carried out and questionnaires were applied to the servers. Subsequently, the mapping of competencies was carried out and the gaps were verified, which were confronted with the courses offered. The results show that the courses meet the technical skills satisfactorily, however, the behavioral skills are only superficially met
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/16122
10.30612/videre.v14i30.16122
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/16122
identifier_str_mv 10.30612/videre.v14i30.16122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/16122/9363
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
publisher.none.fl_str_mv EDITORA - UFGD
dc.source.none.fl_str_mv Revista Videre; v. 14 n. 30 (2022): Revista Videre; 399-419
2177-7837
reponame:Revista Videre (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Revista Videre (Online)
collection Revista Videre (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Videre (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/oai
_version_ 1798325353661333504