Uma história de contribuições na formação de professores de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Denardi, Didiê Ana Ceni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17069
Resumo: Este texto objetiva apresentar um levantamento de dissertações (co)orientados pela professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão no período de 2004 a abril de 2023, com um recorte a aquelas que discorrem sobre a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais. Especificamente, pretende-se identificar e discutir as concepções de formação de professores que emergem dos estudos investigados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos procedimentos metodológicos de captação e análise de dados pautaram-se na busca das referências dos estudos disponíveis na aba “Orientações” do currículo da referida professora na plataforma Lattes; acesso às dissertações por meio da Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina e do Google Acadêmico; leitura e análise interpretativa das dissertações bem como cruzamento de dados. Os resultados do levantamento revelam que as concepções de formação inicial e continuada de professores de línguas focam o movimento de formação reflexiva e crítica. As pesquisas contribuem para o aperfeiçoamento do Interacionismo Sociodiscursivo consolidando seus princípios teórico-metodológicos, bem como alinhando-se a outros princípios teóricos com o objetivo de avançar nas questões de desenvolvimento docente e/ou provocar a conscientização da necessidade de implementar novas e mais eficientes políticas educacionais, linguísticas e de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais no Brasil.
id UFGD-4_1132aa1d48999c2a4940f0766396d0d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17069
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Uma história de contribuições na formação de professores de línguasFormação de professores; Línguas estrangeiras/adicionais, Grupo de Estudos Linguagem e Educação.Este texto objetiva apresentar um levantamento de dissertações (co)orientados pela professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão no período de 2004 a abril de 2023, com um recorte a aquelas que discorrem sobre a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais. Especificamente, pretende-se identificar e discutir as concepções de formação de professores que emergem dos estudos investigados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos procedimentos metodológicos de captação e análise de dados pautaram-se na busca das referências dos estudos disponíveis na aba “Orientações” do currículo da referida professora na plataforma Lattes; acesso às dissertações por meio da Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina e do Google Acadêmico; leitura e análise interpretativa das dissertações bem como cruzamento de dados. Os resultados do levantamento revelam que as concepções de formação inicial e continuada de professores de línguas focam o movimento de formação reflexiva e crítica. As pesquisas contribuem para o aperfeiçoamento do Interacionismo Sociodiscursivo consolidando seus princípios teórico-metodológicos, bem como alinhando-se a outros princípios teóricos com o objetivo de avançar nas questões de desenvolvimento docente e/ou provocar a conscientização da necessidade de implementar novas e mais eficientes políticas educacionais, linguísticas e de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais no Brasil.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2023-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartículo revisado por parespeer-reviewed articleartigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1706910.30612/raido.v17i44.17069Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 166-1891984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17069/9854 Corrêa, Francini Percinoto PoliseliDenardi, Didiê Ana Ceniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T19:05:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17069Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2023-12-14T19:05:47Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
title Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
spellingShingle Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
Formação de professores; Línguas estrangeiras/adicionais, Grupo de Estudos Linguagem e Educação.
title_short Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
title_full Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
title_fullStr Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
title_full_unstemmed Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
title_sort Uma história de contribuições na formação de professores de línguas
author Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
author_facet Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
Denardi, Didiê Ana Ceni
author_role author
author2 Denardi, Didiê Ana Ceni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Francini Percinoto Poliseli
Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores; Línguas estrangeiras/adicionais, Grupo de Estudos Linguagem e Educação.
topic Formação de professores; Línguas estrangeiras/adicionais, Grupo de Estudos Linguagem e Educação.
description Este texto objetiva apresentar um levantamento de dissertações (co)orientados pela professora doutora Vera Lúcia Lopes Cristovão no período de 2004 a abril de 2023, com um recorte a aquelas que discorrem sobre a formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais. Especificamente, pretende-se identificar e discutir as concepções de formação de professores que emergem dos estudos investigados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos procedimentos metodológicos de captação e análise de dados pautaram-se na busca das referências dos estudos disponíveis na aba “Orientações” do currículo da referida professora na plataforma Lattes; acesso às dissertações por meio da Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina e do Google Acadêmico; leitura e análise interpretativa das dissertações bem como cruzamento de dados. Os resultados do levantamento revelam que as concepções de formação inicial e continuada de professores de línguas focam o movimento de formação reflexiva e crítica. As pesquisas contribuem para o aperfeiçoamento do Interacionismo Sociodiscursivo consolidando seus princípios teórico-metodológicos, bem como alinhando-se a outros princípios teóricos com o objetivo de avançar nas questões de desenvolvimento docente e/ou provocar a conscientização da necessidade de implementar novas e mais eficientes políticas educacionais, linguísticas e de formação de professores de línguas estrangeiras/adicionais no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artículo revisado por pares
peer-reviewed article
artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17069
10.30612/raido.v17i44.17069
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17069
identifier_str_mv 10.30612/raido.v17i44.17069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/17069/9854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 17 n. 44 (2023): Linguagem e Educação: 21 anos de Estudos da Linguagem; 166-189
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316388286201856