Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galli, Fernanda Correa Silveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Garcia, Dantielli Assumpção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre o modo como, pela memória discursiva, o sujeito-professor significa as concepções de leitura e de leitor em tempos de tecnologias digitais. Com base em pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, procuramos investigar o funcionamento da memória discursiva na relação entre as formações imaginárias e as discursividades sobre leitura e leitor. Para tanto, analisamos os dizeres de sujeitos-professores, a partir do material produzido em uma das atividades da “Oficina de leitura: formação de professores em HTPC”, realizada em um colégio particular de São José do Rio Preto-SP. Por meio da análise do material selecionado, buscamos interpretar as relações de filiação à memória discursiva e a emergência das formações imaginárias.
id UFGD-4_23df35e5d62266f595d24b1e6e6ae4d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4661
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursivaLeitura. Leitor. Memória discursiva. Formações imaginárias.Este artigo apresenta uma discussão sobre o modo como, pela memória discursiva, o sujeito-professor significa as concepções de leitura e de leitor em tempos de tecnologias digitais. Com base em pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, procuramos investigar o funcionamento da memória discursiva na relação entre as formações imaginárias e as discursividades sobre leitura e leitor. Para tanto, analisamos os dizeres de sujeitos-professores, a partir do material produzido em uma das atividades da “Oficina de leitura: formação de professores em HTPC”, realizada em um colégio particular de São José do Rio Preto-SP. Por meio da análise do material selecionado, buscamos interpretar as relações de filiação à memória discursiva e a emergência das formações imaginárias.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661Raído; v. 9 n. 19 (2015); 115-1271984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661/2436Galli, Fernanda Correa SilveiraGarcia, Dantielli Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T10:34:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4661Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T10:34:16Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
title Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
spellingShingle Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
Galli, Fernanda Correa Silveira
Leitura. Leitor. Memória discursiva. Formações imaginárias.
title_short Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
title_full Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
title_fullStr Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
title_full_unstemmed Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
title_sort Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
author Galli, Fernanda Correa Silveira
author_facet Galli, Fernanda Correa Silveira
Garcia, Dantielli Assumpção
author_role author
author2 Garcia, Dantielli Assumpção
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galli, Fernanda Correa Silveira
Garcia, Dantielli Assumpção
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Leitor. Memória discursiva. Formações imaginárias.
topic Leitura. Leitor. Memória discursiva. Formações imaginárias.
description Este artigo apresenta uma discussão sobre o modo como, pela memória discursiva, o sujeito-professor significa as concepções de leitura e de leitor em tempos de tecnologias digitais. Com base em pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, procuramos investigar o funcionamento da memória discursiva na relação entre as formações imaginárias e as discursividades sobre leitura e leitor. Para tanto, analisamos os dizeres de sujeitos-professores, a partir do material produzido em uma das atividades da “Oficina de leitura: formação de professores em HTPC”, realizada em um colégio particular de São José do Rio Preto-SP. Por meio da análise do material selecionado, buscamos interpretar as relações de filiação à memória discursiva e a emergência das formações imaginárias.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661/2436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 9 n. 19 (2015); 115-127
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389465849856