Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma discussão sobre o modo como, pela memória discursiva, o sujeito-professor significa as concepções de leitura e de leitor em tempos de tecnologias digitais. Com base em pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, procuramos investigar o funcionamento da memória discursiva na relação entre as formações imaginárias e as discursividades sobre leitura e leitor. Para tanto, analisamos os dizeres de sujeitos-professores, a partir do material produzido em uma das atividades da “Oficina de leitura: formação de professores em HTPC”, realizada em um colégio particular de São José do Rio Preto-SP. Por meio da análise do material selecionado, buscamos interpretar as relações de filiação à memória discursiva e a emergência das formações imaginárias. |
id |
UFGD-4_23df35e5d62266f595d24b1e6e6ae4d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4661 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursivaLeitura. Leitor. Memória discursiva. Formações imaginárias.Este artigo apresenta uma discussão sobre o modo como, pela memória discursiva, o sujeito-professor significa as concepções de leitura e de leitor em tempos de tecnologias digitais. Com base em pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, procuramos investigar o funcionamento da memória discursiva na relação entre as formações imaginárias e as discursividades sobre leitura e leitor. Para tanto, analisamos os dizeres de sujeitos-professores, a partir do material produzido em uma das atividades da “Oficina de leitura: formação de professores em HTPC”, realizada em um colégio particular de São José do Rio Preto-SP. Por meio da análise do material selecionado, buscamos interpretar as relações de filiação à memória discursiva e a emergência das formações imaginárias.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661Raído; v. 9 n. 19 (2015); 115-1271984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661/2436Galli, Fernanda Correa SilveiraGarcia, Dantielli Assumpçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T10:34:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4661Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T10:34:16Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva |
title |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva |
spellingShingle |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva Galli, Fernanda Correa Silveira Leitura. Leitor. Memória discursiva. Formações imaginárias. |
title_short |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva |
title_full |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva |
title_fullStr |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva |
title_full_unstemmed |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva |
title_sort |
Prática leitora e suas discursividades: formações imaginárias e memória discursiva |
author |
Galli, Fernanda Correa Silveira |
author_facet |
Galli, Fernanda Correa Silveira Garcia, Dantielli Assumpção |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Dantielli Assumpção |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galli, Fernanda Correa Silveira Garcia, Dantielli Assumpção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Leitor. Memória discursiva. Formações imaginárias. |
topic |
Leitura. Leitor. Memória discursiva. Formações imaginárias. |
description |
Este artigo apresenta uma discussão sobre o modo como, pela memória discursiva, o sujeito-professor significa as concepções de leitura e de leitor em tempos de tecnologias digitais. Com base em pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa, procuramos investigar o funcionamento da memória discursiva na relação entre as formações imaginárias e as discursividades sobre leitura e leitor. Para tanto, analisamos os dizeres de sujeitos-professores, a partir do material produzido em uma das atividades da “Oficina de leitura: formação de professores em HTPC”, realizada em um colégio particular de São José do Rio Preto-SP. Por meio da análise do material selecionado, buscamos interpretar as relações de filiação à memória discursiva e a emergência das formações imaginárias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/4661/2436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 9 n. 19 (2015); 115-127 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389465849856 |