As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39988 |
Resumo: | A Educação a distância (EaD) está cada vez mais presente na sociedade moderna, apresentando-se como uma forma de aquisição de saberes que contempla uma maior heterogeneidade de público, por flexibilizar o tempo e o espaço, proporcionando a esse sujeito, inúmeras possibilidades de organizar seus estudos, trabalhar para seu sustento, tendo em suas mãos inúmeras informações que poderão ser transformadas em conhecimento, estando diante de portas abertas para um mundo de informações que a partir de seus estudos poderá transformar em aprendizado e ações, isso tendo diante de si a tela do computador e seu desejo de aprender. A partir das noções de formações imaginárias e antecipação, este artigo apresenta uma reflexão sobre as formações imaginárias do perfil do estudante graduado em cursos de educação a distância na perspectiva teórica da análise de discurso. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o modo como a imagem que o recrutador atribui a si e aos estudantes produzindo efeitos de sentido nos procedimentos de contratação desse profissional pelo mercado de trabalho. Para cumprir tal objetivo, recorremos a alguns conceitos-chave oferecidos por Michel Pêcheux. Na metodologia, realiza-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa a partir de sequências discursivas recortadas de entrevistas de recrutadores de recursos humanos - RH vinculadas na internet. Revelamos que o conteúdo ideológico predominante nos discursos desses sujeitos é determinado pelas formulações imaginárias do recrutador, pela antecipação do efeito de sentido e pela homogeneização dos estudantes EaD. Por fim, pode-se afirmar que o lugar do recrutador e de estudante EaD são representações socialmente incorporadas que impactam no mercado de trabalho. |
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As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajoAnálise do discursoFormações imagináriasPerfil do aluno EaD.A Educação a distância (EaD) está cada vez mais presente na sociedade moderna, apresentando-se como uma forma de aquisição de saberes que contempla uma maior heterogeneidade de público, por flexibilizar o tempo e o espaço, proporcionando a esse sujeito, inúmeras possibilidades de organizar seus estudos, trabalhar para seu sustento, tendo em suas mãos inúmeras informações que poderão ser transformadas em conhecimento, estando diante de portas abertas para um mundo de informações que a partir de seus estudos poderá transformar em aprendizado e ações, isso tendo diante de si a tela do computador e seu desejo de aprender. A partir das noções de formações imaginárias e antecipação, este artigo apresenta uma reflexão sobre as formações imaginárias do perfil do estudante graduado em cursos de educação a distância na perspectiva teórica da análise de discurso. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o modo como a imagem que o recrutador atribui a si e aos estudantes produzindo efeitos de sentido nos procedimentos de contratação desse profissional pelo mercado de trabalho. Para cumprir tal objetivo, recorremos a alguns conceitos-chave oferecidos por Michel Pêcheux. Na metodologia, realiza-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa a partir de sequências discursivas recortadas de entrevistas de recrutadores de recursos humanos - RH vinculadas na internet. Revelamos que o conteúdo ideológico predominante nos discursos desses sujeitos é determinado pelas formulações imaginárias do recrutador, pela antecipação do efeito de sentido e pela homogeneização dos estudantes EaD. Por fim, pode-se afirmar que o lugar do recrutador e de estudante EaD são representações socialmente incorporadas que impactam no mercado de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3998810.34117/bjdv7n11-377Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 107107-107123Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 107107-107123Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 107107-1071232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39988/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Débora Gonçalves DiasMolin, Beatriz Helena Dal2021-12-01T11:17:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39988Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:51.765656Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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