As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Débora Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Molin, Beatriz Helena Dal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39988
Resumo: A Educação a distância (EaD) está cada vez mais presente na sociedade moderna, apresentando-se como uma forma de aquisição de saberes que contempla uma maior heterogeneidade de público, por flexibilizar o tempo e o espaço, proporcionando a esse sujeito, inúmeras possibilidades de organizar seus estudos, trabalhar para seu sustento, tendo em suas mãos inúmeras informações que poderão ser transformadas em conhecimento, estando diante de portas abertas para um mundo de informações que a partir de seus estudos poderá transformar em aprendizado e ações, isso tendo diante de si a tela do computador e seu desejo de aprender. A partir das noções de formações imaginárias e antecipação, este artigo apresenta uma reflexão sobre as formações imaginárias do perfil do estudante graduado em cursos de educação a distância na perspectiva teórica da análise de discurso. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o modo como a imagem que o recrutador atribui a si e aos estudantes produzindo efeitos de sentido nos procedimentos de contratação desse profissional pelo mercado de trabalho. Para cumprir tal objetivo, recorremos a alguns conceitos-chave oferecidos por Michel Pêcheux. Na metodologia, realiza-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa a partir de sequências discursivas recortadas de entrevistas de recrutadores de recursos humanos - RH vinculadas na internet. Revelamos que o conteúdo ideológico predominante nos discursos desses sujeitos é determinado pelas formulações imaginárias do recrutador, pela antecipação do efeito de sentido e pela homogeneização dos estudantes EaD. Por fim, pode-se afirmar que o lugar do recrutador e de estudante EaD são representações socialmente incorporadas que impactam no mercado de trabalho.
id VERACRUZ-0_32473918b9593e6e2d5abe1b854bb146
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39988
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajoAnálise do discursoFormações imagináriasPerfil do aluno EaD.A Educação a distância (EaD) está cada vez mais presente na sociedade moderna, apresentando-se como uma forma de aquisição de saberes que contempla uma maior heterogeneidade de público, por flexibilizar o tempo e o espaço, proporcionando a esse sujeito, inúmeras possibilidades de organizar seus estudos, trabalhar para seu sustento, tendo em suas mãos inúmeras informações que poderão ser transformadas em conhecimento, estando diante de portas abertas para um mundo de informações que a partir de seus estudos poderá transformar em aprendizado e ações, isso tendo diante de si a tela do computador e seu desejo de aprender. A partir das noções de formações imaginárias e antecipação, este artigo apresenta uma reflexão sobre as formações imaginárias do perfil do estudante graduado em cursos de educação a distância na perspectiva teórica da análise de discurso. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o modo como a imagem que o recrutador atribui a si e aos estudantes produzindo efeitos de sentido nos procedimentos de contratação desse profissional pelo mercado de trabalho. Para cumprir tal objetivo, recorremos a alguns conceitos-chave oferecidos por Michel Pêcheux. Na metodologia, realiza-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa a partir de sequências discursivas recortadas de entrevistas de recrutadores de recursos humanos - RH vinculadas na internet. Revelamos que o conteúdo ideológico predominante nos discursos desses sujeitos é determinado pelas formulações imaginárias do recrutador, pela antecipação do efeito de sentido e pela homogeneização dos estudantes EaD. Por fim, pode-se afirmar que o lugar do recrutador e de estudante EaD são representações socialmente incorporadas que impactam no mercado de trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3998810.34117/bjdv7n11-377Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 107107-107123Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 107107-107123Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 107107-1071232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39988/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier, Débora Gonçalves DiasMolin, Beatriz Helena Dal2021-12-01T11:17:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39988Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:51.765656Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
title As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
spellingShingle As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
Xavier, Débora Gonçalves Dias
Análise do discurso
Formações imaginárias
Perfil do aluno EaD.
title_short As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
title_full As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
title_fullStr As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
title_full_unstemmed As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
title_sort As formações imaginárias do perfil do estudante EAD e seus efeitos de sentido no mercado de trabalho / Las formaciones imaginarias del perfil del estudiante EAD y sus efectos de sentido en el mercado de trabajo
author Xavier, Débora Gonçalves Dias
author_facet Xavier, Débora Gonçalves Dias
Molin, Beatriz Helena Dal
author_role author
author2 Molin, Beatriz Helena Dal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Débora Gonçalves Dias
Molin, Beatriz Helena Dal
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Formações imaginárias
Perfil do aluno EaD.
topic Análise do discurso
Formações imaginárias
Perfil do aluno EaD.
description A Educação a distância (EaD) está cada vez mais presente na sociedade moderna, apresentando-se como uma forma de aquisição de saberes que contempla uma maior heterogeneidade de público, por flexibilizar o tempo e o espaço, proporcionando a esse sujeito, inúmeras possibilidades de organizar seus estudos, trabalhar para seu sustento, tendo em suas mãos inúmeras informações que poderão ser transformadas em conhecimento, estando diante de portas abertas para um mundo de informações que a partir de seus estudos poderá transformar em aprendizado e ações, isso tendo diante de si a tela do computador e seu desejo de aprender. A partir das noções de formações imaginárias e antecipação, este artigo apresenta uma reflexão sobre as formações imaginárias do perfil do estudante graduado em cursos de educação a distância na perspectiva teórica da análise de discurso. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o modo como a imagem que o recrutador atribui a si e aos estudantes produzindo efeitos de sentido nos procedimentos de contratação desse profissional pelo mercado de trabalho. Para cumprir tal objetivo, recorremos a alguns conceitos-chave oferecidos por Michel Pêcheux. Na metodologia, realiza-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa a partir de sequências discursivas recortadas de entrevistas de recrutadores de recursos humanos - RH vinculadas na internet. Revelamos que o conteúdo ideológico predominante nos discursos desses sujeitos é determinado pelas formulações imaginárias do recrutador, pela antecipação do efeito de sentido e pela homogeneização dos estudantes EaD. Por fim, pode-se afirmar que o lugar do recrutador e de estudante EaD são representações socialmente incorporadas que impactam no mercado de trabalho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39988
10.34117/bjdv7n11-377
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39988
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39988/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 107107-107123
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 107107-107123
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 107107-107123
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645567417384960