Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Viviane Pires Viana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Wilker Ramos, Sabota, Barbra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11715
Resumo: Este trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica qualitativo-interpretativista realizada a partir do levantamento de estudos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Coleção de Periódicos da biblioteca eletrônica SciELO e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a fim de entender se e como pesquisas relacionadas ao corpo gordo como uma questão social compõem os trabalhos da Linguística Aplicada no Brasil. Para tanto, discutimos alguns fenômenos históricos e sociais na construção da imagem estigmatizada do corpo gordo, por meio de um breve apanhado de conceitos ligados à gordofobia, e traçamos como percurso metodológico a busca nas plataformas selecionadas por 10 palavras-temas que abrangem o ativismo gordo. Após o refinamento do levantamento feito nas três bases bibliográficas, considerando a grande área “Linguística, Letras e Artes”, as 10 palavras-temas escolhidas e sua relação com a Linguística Aplicada, foram encontrados quatro trabalhos. A análise desses trabalhos aponta para uma lacuna de estudos sobre corpos gordos no escopo da Linguística Aplicada brasileira que tenha um olhar mais plural para as dimensões de nosso país, o que indica a necessidade de que a temática gordoativista seja incorporada aos estudos da Linguística Aplicada, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade menos gordofóbica.
id UFGD-4_245fdbeb0261ec806125e57dead99138
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11715
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística AplicadaLinguística Aplicada. Corpo Gordo. Gordofobia. Gordativismo.Este trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica qualitativo-interpretativista realizada a partir do levantamento de estudos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Coleção de Periódicos da biblioteca eletrônica SciELO e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a fim de entender se e como pesquisas relacionadas ao corpo gordo como uma questão social compõem os trabalhos da Linguística Aplicada no Brasil. Para tanto, discutimos alguns fenômenos históricos e sociais na construção da imagem estigmatizada do corpo gordo, por meio de um breve apanhado de conceitos ligados à gordofobia, e traçamos como percurso metodológico a busca nas plataformas selecionadas por 10 palavras-temas que abrangem o ativismo gordo. Após o refinamento do levantamento feito nas três bases bibliográficas, considerando a grande área “Linguística, Letras e Artes”, as 10 palavras-temas escolhidas e sua relação com a Linguística Aplicada, foram encontrados quatro trabalhos. A análise desses trabalhos aponta para uma lacuna de estudos sobre corpos gordos no escopo da Linguística Aplicada brasileira que tenha um olhar mais plural para as dimensões de nosso país, o que indica a necessidade de que a temática gordoativista seja incorporada aos estudos da Linguística Aplicada, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade menos gordofóbica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1171510.30612/raido.v14i36.11715Raído; v. 14 n. 36 (2020); 444-4641984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11715/6724Copyright (c) 2020 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilvestre, Viviane Pires VianaSoares, Wilker RamosSabota, Barbra2021-01-12T09:45:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11715Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2021-01-12T09:45:48Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
title Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
spellingShingle Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
Silvestre, Viviane Pires Viana
Linguística Aplicada. Corpo Gordo. Gordofobia. Gordativismo.
title_short Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
title_full Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
title_fullStr Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
title_full_unstemmed Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
title_sort Corpos gordos (In)visibilizados na Linguística Aplicada
author Silvestre, Viviane Pires Viana
author_facet Silvestre, Viviane Pires Viana
Soares, Wilker Ramos
Sabota, Barbra
author_role author
author2 Soares, Wilker Ramos
Sabota, Barbra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Viviane Pires Viana
Soares, Wilker Ramos
Sabota, Barbra
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada. Corpo Gordo. Gordofobia. Gordativismo.
topic Linguística Aplicada. Corpo Gordo. Gordofobia. Gordativismo.
description Este trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica qualitativo-interpretativista realizada a partir do levantamento de estudos no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Coleção de Periódicos da biblioteca eletrônica SciELO e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a fim de entender se e como pesquisas relacionadas ao corpo gordo como uma questão social compõem os trabalhos da Linguística Aplicada no Brasil. Para tanto, discutimos alguns fenômenos históricos e sociais na construção da imagem estigmatizada do corpo gordo, por meio de um breve apanhado de conceitos ligados à gordofobia, e traçamos como percurso metodológico a busca nas plataformas selecionadas por 10 palavras-temas que abrangem o ativismo gordo. Após o refinamento do levantamento feito nas três bases bibliográficas, considerando a grande área “Linguística, Letras e Artes”, as 10 palavras-temas escolhidas e sua relação com a Linguística Aplicada, foram encontrados quatro trabalhos. A análise desses trabalhos aponta para uma lacuna de estudos sobre corpos gordos no escopo da Linguística Aplicada brasileira que tenha um olhar mais plural para as dimensões de nosso país, o que indica a necessidade de que a temática gordoativista seja incorporada aos estudos da Linguística Aplicada, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade menos gordofóbica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11715
10.30612/raido.v14i36.11715
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11715
identifier_str_mv 10.30612/raido.v14i36.11715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/11715/6724
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Raído
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 14 n. 36 (2020); 444-464
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390431588352