Modernistas e modernismo sob as lentes do diálogo: o trabalho (tele)dramatúrgico de Maria Adelaide Amaral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Diogenes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Danielle Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1352
Resumo: Toma-se a peça Tarsila (2003) como um texto em que a impossibilidade de formalização do assunto, na forma tradicional do drama, é solucionada pelo recurso ao épico-narrativo, marcando a tensão interna entre o eixo da representação/mimesis e o da narração/diegesis. Tal contradição, todavia, não pode ser constatada na minissérie Um só coração (2004) devido às especificidades do universo da TV, no qual “narrar” é suporte para “mostrar”. Assim, a análise empreendida procura possibilidades interpretativas mediante o estudo das dinâmicas entre tais eixos, considerando-se, principalmente, a perspectiva narrativa sobre o Modernismo e os modernistas.
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