A formação de leitores literários: o espaço como mediador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3553 |
Resumo: | A biblioteca é uma organização social que prevalece a passagem dos séculos. Em cada momento histórico ela ocupou uma função diferente, mas sempre com o intuito de preservar os saberes e a cultura produzida pela humanidade. Com os últimos avanços nos estudos sobre a formação do leitor literário, vem se desvelando uma nova faceta do espaço da biblioteca, a de mediadora na formação do leitor. Espaços bem organizados e pensados para recepcionar de forma aconchegante os educandos tornam-se fundamentais para atrair os indivíduos para o universo da leitura. Desse modo, este artigo tem como objetivo geral estudar o papel dos locais destinados à leitura (salas de leitura e bibliotecas) como mediadores na formação do leitor literário na sociedade atual, de forma a permitir reflexões e adequações a estes espaços. Para tanto, apresenta-se o espaço do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ) que há vinte anos vem desenvolvendo projetos no campo da formação de leitores em Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo, e toda a região. |
id |
UFGD-4_4fa465573ec092748a8bfce0532c3836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3553 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de leitores literários: o espaço como mediadorBiblioteca. Leitor literário. Mediação de leitura.A biblioteca é uma organização social que prevalece a passagem dos séculos. Em cada momento histórico ela ocupou uma função diferente, mas sempre com o intuito de preservar os saberes e a cultura produzida pela humanidade. Com os últimos avanços nos estudos sobre a formação do leitor literário, vem se desvelando uma nova faceta do espaço da biblioteca, a de mediadora na formação do leitor. Espaços bem organizados e pensados para recepcionar de forma aconchegante os educandos tornam-se fundamentais para atrair os indivíduos para o universo da leitura. Desse modo, este artigo tem como objetivo geral estudar o papel dos locais destinados à leitura (salas de leitura e bibliotecas) como mediadores na formação do leitor literário na sociedade atual, de forma a permitir reflexões e adequações a estes espaços. Para tanto, apresenta-se o espaço do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ) que há vinte anos vem desenvolvendo projetos no campo da formação de leitores em Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo, e toda a região.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3553Raído; v. 8 n. 17 (2014); 155-1691984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3553/2036Souza, Renata Junqueira deMotoyama, Juliane Francischeti Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-31T09:16:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3553Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-31T09:16:15Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de leitores literários: o espaço como mediador |
title |
A formação de leitores literários: o espaço como mediador |
spellingShingle |
A formação de leitores literários: o espaço como mediador Souza, Renata Junqueira de Biblioteca. Leitor literário. Mediação de leitura. |
title_short |
A formação de leitores literários: o espaço como mediador |
title_full |
A formação de leitores literários: o espaço como mediador |
title_fullStr |
A formação de leitores literários: o espaço como mediador |
title_full_unstemmed |
A formação de leitores literários: o espaço como mediador |
title_sort |
A formação de leitores literários: o espaço como mediador |
author |
Souza, Renata Junqueira de |
author_facet |
Souza, Renata Junqueira de Motoyama, Juliane Francischeti Martins |
author_role |
author |
author2 |
Motoyama, Juliane Francischeti Martins |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de Motoyama, Juliane Francischeti Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca. Leitor literário. Mediação de leitura. |
topic |
Biblioteca. Leitor literário. Mediação de leitura. |
description |
A biblioteca é uma organização social que prevalece a passagem dos séculos. Em cada momento histórico ela ocupou uma função diferente, mas sempre com o intuito de preservar os saberes e a cultura produzida pela humanidade. Com os últimos avanços nos estudos sobre a formação do leitor literário, vem se desvelando uma nova faceta do espaço da biblioteca, a de mediadora na formação do leitor. Espaços bem organizados e pensados para recepcionar de forma aconchegante os educandos tornam-se fundamentais para atrair os indivíduos para o universo da leitura. Desse modo, este artigo tem como objetivo geral estudar o papel dos locais destinados à leitura (salas de leitura e bibliotecas) como mediadores na formação do leitor literário na sociedade atual, de forma a permitir reflexões e adequações a estes espaços. Para tanto, apresenta-se o espaço do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil “Maria Betty Coelho Silva” (CELLIJ) que há vinte anos vem desenvolvendo projetos no campo da formação de leitores em Presidente Prudente, no interior do estado de São Paulo, e toda a região. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3553 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3553/2036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 8 n. 17 (2014); 155-169 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389400838144 |